PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dia Nacional das Comunicações 5 de maio

Comunicação é o ato de transmitir ou receber mensagens através de um tipo de linguagem: linguagem falada, linguagem musical, linguagem gestual, e outras. Os seres humanos se comunicam principalmente por meio da linguagem falada.

Nos tempos atuais, podemos nos comunicar instantaneamente com qualquer parte do mundo. Para isso dispomos de vários meios de comunicação. Os principais são:

O telefone: inventado por Alexander Graham Bell, permite a conversação à distância. Seu aperfeiçoamento possibilita chamadas locais, interurbanas e in­ternacionais. O telefax, ou fax simplesmente, permite a reprodução, por telefone, de um texto qualquer. Usando telefones equipados com televisão, as pessoas podem se ver enquanto conversam.

O telégrafo: é um aparelho que transmite mensagens a grandes distâncias. Foi o primeiro método usado para enviar mensagens usando a eletricidade. Em 1837, Samuel Morse enviou sinais à distância de 518 metros, sem utilizar fios; era o telégrafo experimental. Ele criou ainda o Código Morse, um conjunto de sinais que representa as letras do alfabeto, usado para transmitir mensagens telegráficas.

O correio: repartição que recebe e envia correspondência, cargas e valores. Na Antigüidade, as notícias eram levadas por corredores ou mensageiros a cavalo. Em 1840, a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal, em que figurava a Rainha Vitória. O primeiro país da América a emitir selos foi o Brasil (1843). Hoje o correio é imprescindível à sociedade.

A radiodifusão: permite o envio de sons - mensagens faladas, músicas e sinais de comunicação -, através de ondas de rádio que se propagam no ar, para o mundo inteiro. Os primeiros sinais radiofônicos foram transmitidos por, Guglielmo Marconi, físico italiano, em 1896. No Brasil, a primeira transmissão aconteceu em 1922, mas o rádio só foi ao ar comercialmente em 1923, com a emissora Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Roquete Pinto e Moritzi.

A televisão: transmite imagens e sons. É um dos meios de comunicação mais importantes da atualidade pelo grande número de pessoas que atinge. Por meio de circuitos fechados, escolas, empresas e outras instituições usam a tevê com objetivos específicos. No Brasil, a televisão teve início em 1950 com a TV Tupi, canal 3, de São Paulo, emissora pertencente aos Diários Associados.

A imprensa: teve muita importância para o desenvolvimento cultural da humanidade. A imprensa surgiu na Alemanha, com Johannes Gutenberg, a quem se deve a invenção da tipografia. Gutenberg começou a imprimir livros por, volta de 1450. Os livros, que antes eram escritos à mão, passaram a ser feitos em série. Até 1890, o processo era manual. Hoje em dia, máquinas modernas imprimem rapidamente milhões de livros, jornais e revistas, e a imprensa transformou-se em importante veículo de informação e educação.

Além do rádio, da televisão e da imprensa, também o cinema integra os chamados meios de comunicação de massa, responsáveis por uma verdadeira revolução nas comunicações no início do século XX, que tornou possível a transmissão rápida de notícias e informações a uma quantidade muito grande de pessoas.

fonte http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/comunicacoes.htm

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK