PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A ARTE DE TATUAR                                         

 A ARTE DE TATUAR
                                          Por: Daniela Vasconcellos


Alguns povos não se tatuavam por vaidade, e sim por acreditar que as tatuagens lhe conferiam força e poder além de ficarem impressas na alma para serem reconhecidos por seus antepassados após a morte, esses povos conforme as escrituras de Heródoto eram os Pictus. Haviam os Maori que se destacavam por seus desenhos elaborados no Moko( rosto), entre outros vários povos. A técnica não variava muito, apenas os temas e motivos das tatuagens eram mto singulares.
No Taiti, a tradição conta que a tatuagem foi inventada no intuito de seduzir e tirar a virgindade de uma linda mulher,que enacantada com a arte consegue se desvenciliar da vigilância da mãe e finalmente é “tatuada”.Toda vez que é feita uma tatuagem nessa região do mundo são evocados esses antepassados, que participaram dessa história,e que são cultuados como deuses, afim de que a tatuagem cicatrize rapidamente, seja perfeita e agradável a vista.
Os Samoanos  marcavam a passagem da infância para a maioridade através da tatuagem, assim como a ascessão social, qto mais tatuagens, maior era o status dentro da tribo.
Os primeiros cristãos também se tatuavam na clandestinidade, mas na Idade média a tatuagem foi banida em toda Europa com o argumento de que isso era “coisa do diabo”.
No Japão feudal ser tatuado era pior que a morte, pois era uma forma de punição,na Era Tokugawa ser criminoso era sinônimo de resistência o que popularizou a tatuagem, logo surgiu a Yakuza, máfia japonesa que é contra o regime , onde todos os membros tem o corpo todo pintado simbolizando a lealdade e sacrifício à organização.
Já os chineses acreditavam q a tatuagem desviava o mal de quem a possuía.
Na América, tantos as tribos indígenas dos Estados Unidos, qto os  Maias e astecas praticavam a tatuagem, com intuito religioso e mágico. Os Maias desenhavam as imagens de seus Deuses na própria pele, o q ajudou aos seus conquistadores vindos da Europa (que nunca haviam visto antes uma tatuagem) os qualificarem em “adoradores do diabo”.
No Ocidente a tatuagem chegou no séc XXVIII, através de navios com a exploração européia.
No séc XIX a realeza européia aceitou a tatuagem transformando-a em moda, e ela foi difundida na Inglaterra. No entanto em muitos desses navios q ajudaram a divulgar a arte, traziam consigo “exilados” de outros países, que por sua vez tb eram tatuados, e o governo da Inglaterra em 1879 adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos, a partir disso mtas pessoas associaram o ato de tatuar como uma propenssão à marginalidade e criminalidade, e até mesmo interpretavam a penetração da carne como tendência a homossexualidade.
O pai da palavra “tattoo” ( de origem inglesa) foi o capitão James Cook também descobridor do surfe. Tattoo simboliza o barulho feito durante o processo da tatuagem com um martelinho de madeira que batia em ossos finos como agulha para introduzir tinta na pele( ta-ta-too...ta-too..).
Em 1891, Samuel O’Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagem,baseado em outro aparelho extremamente parecido que havia sido criado e patenteado pelo próprio Thomas Edson para marcar couros.
No Brasil a tatuagem elétrica chegou em junho de 1959, na cidade portuária de Santos-SP através do dinamarquês "Knud Harld Likke Gregersen", que ficou conhecido como "Lucky Tattoo".Sua loja era nas proximidades do Cais que na época era Zona de Bohemia e prostituição da cidade de Santos. Isso contribuiu bastante para discriminação da arte. Lucky dizia que suas tatuagens davam sorte e demorou menos de seis meses para ele ser notícia na televisão, tatuou o famoso “menino do Rio” da música de Caetano Veloso.
Atualmente a arte de tatuar é difundida com ênfase em diversas culturas mundiais, sendo artigo de luxo e estética, no entanto é necessário lembrar que tatuagem não é só sinônimo de estética como também de saúde, portanto procure sempre um bom lugar para ser tatuado e um bom profissional com competência comprovada, que vá prezar por sua saúde e a dele próprio evitando contaminação, também exija ver o álbum do artista com fotos de trabalhos executados pelo mesmo e defina o estilo da tatuagem antes de ir se tatuar, lembre-se que essa é uma marca que irá te acompanhar pelo resto da vida  e deve ser decidida com consciência e calma para que não haja arrependimento!! BOA SORTE!!

fonte: http://www.danitattoo.com.br/novo/#histtatuagem

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK