PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 13 de novembro de 2011

Alegria sem fim começa já hoje!

Alegria sem fim começa já hoje!
Aproximamo-nos do fim do atual ano litúrgico. Após a festa de Cristo Rei, no próximo domingo, inicia-se novo ano com o Advento. Nestes domingos meditamos nos acontecimentos últimos da história da humanidade. Jesus conta-nos, no evangelho, a parábola dos talentos. Um certo senhor, antes de partir para uma longa viagem, entrega a cada um dos seus três criados uma soma de dinheiro. A ideia é que estes senhores façam render o dinheiro do patrão para, quando ele voltar, lhe entreguem o capital e os juros, e possam assim receber a mercê do seu patrão. O significado da parábola é claro: a todos é entregue por Deus uma quantidade de talentos, de qualidades, de dons que nos ajudam a viver acertadamente a nossa vida. Qualidades materiais, psicológicas, espirituais. Para nosso bem e para bem da comunidade humana. Muitas ou poucas qualidades, não é isso que é mais importante. O principal é que cada um de nós faça frutificar os dons que tem. Como um dos três empregados da parábola que recebeu cinco talentos e que, na ausência do seu patrão, conseguiu ganhar outros cinco talentos.
Nem todos conseguem, durante a sua vida na terra, reconhecer todos os seus talentos. Aquele que vive uma vida de contato com o Espírito Santo tem uma maior probabilidade de descobrir as suas qualidades, pois o Espírito Santo de Deus em nós é quem melhor nos faz ver os dons que Deus nos deu ao criar-nos, e as qualidades que recebemos de nossos pais. Há gente com dotes abundantes que, por falta de atenção e de vida interior, nunca conseguem descobrir estas suas qualidades. Uma conclusão triste para estas pessoas é viverem por vezes num complexo de inferioridade que muito limita a sua capacidade de realização. Na parábola, este ensinamento é claro: o que recebeu cinco talentos, arranjou outros cinco, o que recebeu dois conseguiu outros dois. Mas o que recebeu um talento, fechou-se em si próprio e não se esforçou por fazer render o que recebera. Ficou paralisado no seu negativismo: nenhuma gratificação recebeu do seu patrão. Os que procuram viver em intimidade com o Espírito do Senhor e fazem frutificar as suas qualidades, esses ouvirão a palavra que o Mestre lhes dirá: "Muito bem, excelente e fiel servidor! Vem tomar parte na alegria do teu Senhor!" (Evangelho de hoje). Alegria que começa aqui na terra e continuará por toda a eternidade na Casa do Pai no Céu.
Fonte: Fátima Missionária
 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK