PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EVANGELHO DE SEXTA FEIRA, 26DE NOVEMBRO DE 2011‏

O evangelho de hoje nos apresenta as recomendações finais do Discurso Apocalíptico. Jesus insiste sobre dois pontos: (a) sobre a atenção que é preciso prestar aos sinais dos tempos (Lc 21,29-31) e (b) sobre a esperança, alicerçada sobre a rocha que é a Palavra de Deus, que afasta o medo e o desespero (Lc 21,32-33). 

Lc 21,29-33
E Jesus contou-lhes uma parábola: "Olhai a figueira e todas as árvores. Quando começam a brotar, basta olhá-las para saber que o verão está perto. Vós, do mesmo modo, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. Em verdade vos digo: esta geração não passará antes que tudo aconteça. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.
REFLEXÃO
                      Lucas 21,29-31: Olhai a figueira e todas as plantas. Jesus manda olhar a natureza: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Também vós, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o reino de Deus está perto”. Jesus pede para contemplar os fenômenos da natureza para aprender como ler e interpretar as coisas que estão acontecendo no mundo. Os brotos na figueira são um sinal claro que o verão já está às portas. Assim quando aparecerem os sete sinais são uma prova que o “Reino de Deus está perto!”. Realizar este discernimento não é fácil. Uma pessoa sozinha não se dá conta disso. Refletindo juntos em comunidade aparece a luz. E a luz é esta: experimentar em tudo o que acontece o chamado a não se fechar no presente, mas manter aberto o horizonte e perceber em tudo o que acontece um indicador que aponta para o futuro.
Mas a hora exata da vinda do Reino, ninguém a conhece. No evangelho de Marcos, Jesus chega a dizer: “Em relação àquele dia ou àquela hora, ninguém os conhece, nem os anjos no céu, e nem o Filho, mas só o Pai!” (Mc 13,32). • Lucas 21,32-33: “Em verdade eu vos digo, tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. Esta palavra de Jesus lembra a profecia de Isaías que diz: “A erva seca, murcha a flor, basta soprar sobre elas o vento do Senhor. A erva seca, murcha a flor, mas a Palavra do nosso Deus fica de pé para sempre” (Is 40,7-8). A palavra de Jesus é fonte da nossa esperança. O que afirma acontecerá! • A vinda do Messias .
Hoje, muitas pessoas vivem preocupadas com o fim do mundo. Alguns se baseando numa leitura equivocada e fundamentalista do Apocalipse de João, chegam mesmo a calcular a data exata do fim do mundo. No passado, a partir dos “mil anos” citados no Apocalipse (Ap 20,7), costumava-se repetir: “O ano mil passou, mas o dois mil não passará!” Por isso à medida que o ano 2000 se aproximava, muitos estavam preocupados. Havia pessoas que angustiadas com a chegada do fim do mundo, acabaram com a própria vida. Mas o 2000 passou e não aconteceu nada. Não se deu o fim do mundo! Nas comunidades dos primeiros séculos houve a mesma problemática. Viviam na expectativa da vinda iminente de Jesus. Jesus vinha para realizar o Juizo Final para acabar com a história injusta do mundo aqui sobre a terra e inaugurar uma nova fase da história, a fase definitiva do Novo Céu e da Nova Terra. Pensavam que isto aconteceria entre uma ou duas gerações.
Muitos estariam ainda vivos quando Jesus teria aparecido glorioso no céu (1Ts 4,16-17; Mc 9,1). Havia até quem não trabalhava, porque pensava que a vinda era coisa de poucos dias ou semanas (2Tes 2,1-3; 3,11). Pensavam assim. Mas até hoje, a vinda de Jesus ainda não aconteceu! Como interpretar este atraso? Nas ruas das cidades aparece de vez em quando frases escritas nos muros que falam da volta de Jesus. Vem ou não vem? E como será sua vinda? Muitas vezes a frase “Jesus voltará” é usada para amedrontar as pessoas e obrigá-las a frequentar determinada igreja.
 No Novo Testamento a volta de Jesus é sempre motivo de alegria e de paz! Para aqueles que são oprimidos e escravizados, a vinda de Jesus é uma Boa Nova! Quando se dará esta vinda? Entre os judeus, as opiniões eram bem variadas. Os saduceus e os herodianos diziam: “Os tempos messiânicos já começaram!” Pensavam que o bem-estar deles durante o governo de Herodes fosse expressão do Reino de Deus. Por isso, não aceitavam mudanças e eram contra a pregação de Jesus que convidava o povo a mudar e a se converter. Os fariseus diziam: “A vinda do Reino vai depender do nosso esforço em observar a lei!” Os essênios diziam: “O Reino prometido chegará só quando tivermos purificado a terra de todas as suas impurezas”. Entre os cristãos havia a mesma variedade de opiniões. Alguns na comunidade de Tessalônica na Grécia, citando a pregação de Paulo, diziam: “Jesus voltará!” (1 Tes 4,13-18; 2 Tes 2,2). Paulo responde que não era tão simples como eles imaginavam. E àqueles que tinham largado o trabalho, afirma categoricamente: “Quem não trabalha não tem o direito de comer!” (2Tes 3,10). Provavelmente, tratava-se de pessoas que na hora das refeições iam de casa em casa mendigando. Outros cristãos pensavam que Jesus teria voltado só depois que o evangelho tivesse sido anunciado ao mundo todo (At 1,6-11). E pensavam que, quanto maior fosse o esforço para evangelizar, tanto mais rapidamente teria chegado o fim do mundo. Outros cansados de esperar, diziam: “Não vai voltar mais!” (2 Pt 3,4). Outros, apoiando-se nas palavras de Jesus diziam com razão: “Já está no nosso meio!” (Mt 25,40). Hoje acontece a mesma coisa. Tem pessoas que afirmam: “Visto como estão as coisas na Igreja e na sociedade, parece tudo muito bom”. Não querem mudanças. Outros esperam a vinda imediata de Jesus. Outros pensam que Jesus voltará só graças ao nosso trabalho e anúncio.
 Para nós, Jesus já está em nosso meio (Mt 28,20). Já está ao nosso lado na luta pela justiça, pela paz e pela vida. Mas a plenitude ainda não chegou. Por isso, esperamos com perseverança a libertação da humanidade e da natureza (Rom 8,22-25). Para uma avaliação pessoal • Jesus pede para olhar a figueira para contemplar os fenômenos da natureza. Na minha vida já aprendi alguma coisa contemplando a natureza? • Jesus disse: “O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras não desaparecerão”. Como encaro na minha vida estas palavras de Jesus?  
                                                                                                                      ORAÇÃO
Pai Amado! Proclamar Jesus Senhor e Rei é fácil. Basta falar alto e em bom tom. O problema maior é assumi-lo como Senhor e Rei. Proclamar Jesus Rei significa dizer que Jesus é mais importante que qualquer outro rei que já tenha existido sobre a face da Terra. Hoje, fazer isto é relativamente fácil. Ninguém morre, se proclamar Jesus Rei de sua vida. Ninguém é acusado de subversivo se o fizer. No entanto, na época em que o Apocalipse foi escrito ou mesmo o Livro de Daniel, isto era muito perigoso fazer. Corria-se o risco de perder a vida. No mínimo, o sujeito era torturado publicamente e passava dias e mais dias na cadeia.
Por outro lado, é um desafio proclamar Jesus o Rei e Senhor de nossas vidas. Ainda mais nos dias de hoje, em que a televisão e o cinema apresentam os seus deuses. O mundo também quer nos servir com os seus mais variados deuses: cocaína, craque, maconha, álcool, violência, ódio, agressão, vingança, sexo, fama, status, dinheiro...
Há muitos substitutos de Jesus, que tentam ser o Senhor e Rei da vida dos jovens, das donas de casa, dos pais de família, dos estudantes, dos trabalhadores...
Cabe a nós corrermos atrás do Espírito Santo de Deus, para que possamos ter discernimento e consigamos ler os sinais dos tempos, angariando forças para nos mantermos fiéis a Jesus e na luta por construir um mundo melhor, mais humano, com menos violência e menos fome. Ajuda-nos, Pai! Amém 
                           
                                          OREMOS UNS PELOS OUTROS
Pai Santo, Deus de amor e de misericórdia, somos gratos a Ti pelo dia que se inicia, pela oportunidade que nos dás, para crescermos mais no conhecimento da Graça e do nosso Salvador Jesus Cristo, onde aprendemos a aplicar o amor, que provem de ti,... e te louvando... e te agradecendo, pois sabemos que Tu estás no controle de todas as coisas e que tudo concorre para o bem daqueles que te amam e  também daqueles que te servem.  Assim, Papai amado , Deus todo poderoso, pedimos por todas as pessoas que estão passando neste momento por enfermidades, por problemas que não sabemos , mas que Tu, amado Papai Santo, sabes e   desde já ,  tudo está  previsto para que a tua Glória seja manifestada através da vida de cada um. Assim te Pedimos, Pai,  cura a todos, em nome do Teu Filho amado Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, amém.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK