PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Importância da Missa

A Importância da Missa

Fonte: www.catequistabrunovelasco.com

 A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual dispõe o católico.
Entretanto, se não conhecemos o seu valor e significado e repetimos as orações de maneira mecânica, não usufruiremos os imensos benefícios que a missa traz.
Reflitamos um pouco mais sobre a forma de como cada um participa da Missa lendo a seguinte história:
Numa certa cidade, uma bela catedral estava sendo construída. Ela era inteiramente feita de pedras, e centenas de operários moviam-se por todos os lados para levantá-la. Um dia, um visitante ilustre passou para visitar a grande construção. O visitante observou como aqueles trabalhadores passavam, um após o outro, carregando pesadas pedras, e resolveu entrevistar três deles. A pergunta foi a mesma para todos.  - O que você está fazendo? Responderam:
-  Carregando pedras, disse o primeiro.
-  Defendendo meu pão, respondeu o segundo.
Mas o terceiro respondeu:
- Estou construindo uma catedral, onde muitos louvarão a Deus, e onde meus filhos aprenderão o caminho do céu.
Essa história relata que apesar de todos estarem realizando a mesma tarefa, porém a maneira de cada um realizar é diferente. Assim igualmente acontece com a Missa. Ela é a mesma para todos, contudo a maneira de participar é diferente, dependendo da fé e do interesse de cada um:
4 Existem os que vão para cumprir um preceito;
4 Há os que vão à Missa para fazer seus pedidos e orações;
4 E há aqueles que vão à Missa para louvar a Deus em comunhão com seus irmãos.
Compreendamos melhor agora cada parte da Missa:
Na entrada, ato Penitencial, Glória, Oração, nós falamos com Deus.
Na Liturgia da Palavra que compreende as 2 leituras, o Evangelho, a Homilia (Sermão), Deus fala conosco. Por isso o padre ou o diácono, às vezes o Bispo, explica melhor o que Cristo quis dizer, nos dizer.
A Liturgia Eucarística (3 partes): Ofertório, Oração Eucarística e a Comunhão é o Coração, o Centro da Missa. Afinal, Cristo é quem se oferece como o Pão da Vida.
No ofertório nós apresentamos nossas oferendas, o nosso amor, nosso trabalho, o nosso ser representados pelo pão e vinho.
Na oração Eucarística, Jesus consagra nossas oferendas e nos leva consigo até Deus.
Na comunhão, Deus nos devolve esse Dom. Afinal, comungar é estar em comunhão com o Corpo e Sangue de Cristo.  Ao nos unirmos à Cristo unimo-nos também a todos que estão “em Cristo”, aos outros membros da Igreja.
Devemos medir a eficácia das nossas comunhões pela melhora no nosso modo de ser e agir. (Mt 26, 26 - 28   –  Mc 14, 22-24  –  Lc 22, 19 - 20  –  I Cor 11, 23 - 29).
-------------------------------------------------------------------------------------------------- 
 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK