PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 5 de novembro de 2011

Iogurte probiótico pode ajudar na digestão de carboidratos

Iogurte probiótico pode ajudar na digestão de carboidratos


Novo estudo sugere que a ingestão de iogurte pode mudar a maneira como as bactérias presentes em seu intestino digerem o carboidrato que você come.

Nosso intestino apresenta grande quantidade de bactérias, que formam um microbioma, mais conhecido como flora intestinal. Estas comunidades ajudam de várias maneiras, como: captação de energia a partir no alimento consumido, impede o crescimento de bactérias nocivas, produção de nutrientes como vitaminas K e H.
Produtos com probióticos – alimentos que possuem bactérias vivas resistentes ao processo de digestão chegando intactas ao intestino– podem estimular o melhor funcionamento do nosso aparelho digestivo. Mas, a pesquisa divulgada na revista Science Translational Medicine, demonstra que podem existir ainda mais benefícios.

Os testes foram realizados primeiramente em ratos e em 14 mulheres voluntárias. Os experimentos demonstraram que as bactérias vivas presentes no iogurte permitiram que o rato quebrasse certas classes de carboidratos de maneira mais eficiente. Muitas destas mudanças também puderam ser observadas na espécie humana. Na parte do estudo realizado com humanos, os pesquisadores recrutaram gêmeas, que receberam duas doses diárias de iogurte, pelo período de 7 semanas.

Os pesquisadores analisaram amostras de fezes das mulheres ao longo do estudo, e descobriram que o iogurte não alterou a espécie ou gene das comunidades de bactérias do intestino das participantes. Em outras palavras, as bactérias presentes no iogurte não colonizaram o intestino das cobaias. Na verdade, duas semanas depois que as mulheres pararam de consumir iogurte, os pesquisadores já não puderam mais detectar qualquer bactéria proveniente do iogurte nas amostras de fezes.

Apesar dos benefícios trazidos pelos probióticos, ainda não é totalmente claro como eles afetam o microbioma natural de nosso intestino e como influenciam nossa saúde em geral. Além disso, ainda são necessários mais estudos para comprovar que os probióticos também auxiliam humanos na quebra eficiente de carboidratos. 

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK