Na 'estreia' em TV's abertas, Cigano e Velasquez fazem 'luta mais importante da história'
Cain Velasquez e Júnior Cigano fazem a luta principal da noite histórica para o UFC
O sábado será histórico para o MMA: o UFC, principal evento do esporte, continua provando o seu crescimento e estreia na FOX, um dos principais canais abertos de televisão nos Estados Unidos. E não poderia faltar um brasileiro na luta principal de uma noite com tamanha importância. Na birga pelo cinturão dos pesos pesados, Júnior dos Santos, o Cigano, vai enfrentar o norte-americano Cain Velasquez.

O próprio presidente do UFC, Dana White, já admitiu a importância da noite e elogiou os lutadores envolvidos, que escreverão seus nomes na histórias. "Esta é sem duvida a maior luta da história do UFC. Nós quebramos recordes de audiência e de lotação em arenas, mas neste sábado à noite, milhões de pessoas que nunca assistiram ao UFC vão assistir pela primeira vez. Se você quer colocar uma luta do UFC pela primeira vez na TV aberta, esses são os dois caras que você quer ver lutando", disse em entrevista coletiva.

Apesar do entusiasmo, o UFC já teve outras edições em TV aberta nos Estados Unidos. O Ultimate, porém, passava na Spike TV e até chegou a ter uma disputa de cinturão, entre os pesos galo Dominick Cruz e Demetrius Johnson. O canal, porém, tem uma audiência bem menor que a FOX.

Por coincidência, o UFC também vai estrear em uma das principais televisões abertas do Brasil. A TV Globo mostra o combate entre Cigano e Velasquez a partir das 0h25 deste domingo. O canal, porém, não mostrará as outras lutas da noite. Também no caso brasileiro, o Ultimate já teve eventos em outos canais. O próprio UFC Rio foi transmitido pela RedeTV!.

Cigano e Velasquez chegam à luta deste sábado com números excelentes. O atual campeão dos pesos pesados nunca foi derrotado em sua carreira de nove lutas. Para melhor ainda mais as estatísticas, o norte-americano venceu oito delas por nocaute. Apenas contra Cheick Kongo conseguiu chegar até o final.

Cain, porém, não luta desde 23 de outubro do ano passado. Na ocasião, Velasquez nocauteou Brock Lesnar no final do primeiro round e conquistou o cinturão dos pesos pesados, mas machucou o ombro direito e teve até de passar por cirurgia. O norte-americano, especialista em wrestling, pode perder força por conta disso.

Já o brasileiro tem uma derrota em sua carreira de 14 lutas, mas não perde desde novembro de 2007, quando acabou finalizado por Joaquim Ferreira. No UFC, Cigano nunca foi derrotado e venceu quatro de suas sete lutas por nocaute.

A última aparição de Cigano foi em junho deste ano. O brasileiro enfrentaria Brock Lesnar, mas o rival acabou passando por problema de saúde e foi substituído por Shane Carwin. No octógono, Cigano não deu chances, castigo Carwin e acabou vencendo na decisão unânime dos jurados.
No co-evento principal da noite, Clay Guida e Ben Henderson decidem quem será o próximo a disputar o cinturão dos pesos leves, atualmente em mãos de Frankie Edgar. Segundo informações do site MMAWeekly, o vencedor deste sábado terá a chance de um combate pelo título já no final de fevereiro, no retorno do UFC ao Japão.

Ex-campeão do Stirkeforce, Guida vem de uma vitória surpreendente sobre Anthony Pettis. Se vencer, será o quinto triunfo consecutivo de um cartel de 29 vitórias e 11 derrotas. Ben Henderson tem número ainda melhores. Ex-campeão do WEC, ele só perdeu duas vezes em sua carreira de 16 lutas.


Clay Guida e Ben Henderson lutam por uma chance de disputar o cinturão dos leves
Clay Guida e Ben Henderson lutam por uma chance de disputar o cinturão dos leves
Veja o card completo do UFC on FOX
Aaron Rosa (EUA) vs Matt Lucas (EUA) ­ meio-pesados
Mike Pierce (EUA) vs Paul Bradley (EUA) ­ meio-médios
Alex Caceres (EUA) vs Cole Escovedo (EUA) ­ pesos galo
Mackens Semerzier (EUA) vs Robert Peralta (MEX) ­ pesos pena
Norifumi Yamamoto (JAP) vs Darren Uyenoyama (EUA) ­ pesos galo
DaMarques Johnson (EUA) vs Clay Harvison (EUA) ­ meio-médios
Cub Swanson (EUA) vs Ricardo Lamas (EUA) ­ pesos pena
Dustin Poirier (EUA) vs Pablo Garza (EUA) ­ pesos pena
Ben Henderson (EUA) vs Clay Guida (EUA) ­ pesos leve

Cain Velasquez (EUA) vs Júnior Cigano (BRA) ­ valendo o cinturão dos pesos pesados