PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 4 de dezembro de 2011

Frutas cítricas emagrecem


Todas as frutas cítricas possuem vitamina C?

Sim, a vitamina C é abundante em todos os cítricos, mas também está presente em diversas hortaliças, folhas e frutas, tais como acerola, caju, melão, morango, kiwi, tomate, brócolis, pimentão, broto de alfafa, pepino, etc.

A vitamina C pode auxiliar indiretamente na perda de peso?

Diversos estudos correlacionaram um nível baixo de vitamina C circulando no sangue com o aumento de gordura corporal e da medida da circunferência abdominal. Uma pesquisa realizada em 2006 na Universidade do Arizona verificou que a vitamina C circulante está diretamente ligada à oxidação das gorduras, que é a habilidade do corpo de usar a gordura como combustível durante a prática de atividades físicas e no repouso, ou seja, com níveis adequados de vitamina C o corpo queima mais eficientemente a gordura estocada.

O que são flavonóides?

Flavonóides são um grande grupo de compostos químicos presentes em todas as frutas e vegetais, e por isso conhecidos como fitoquímicos. Os diversos bioflavonóides possuem intensa atividade antioxidante, ação anticancerígena, e podem auxiliar em vários setores da saúde humana, tais como a manutenção do sistema circulatório, funcionamento de diversos órgãos, normalização de funções metabólicas, e mais uma infinidade de ações, inclusive no emagrecimento.

Como os flavonóides ajudam no emagrecimento?

A naringenina, um flavonóide encontrado principalmente em frutas cítricas (limão, laranja, tangerina e grapefruit) apresentou grande potencial para prevenção da obesidade e síndrome metabólica (onde o acúmulo de gordura visceral evolui para diabetes tipo 2 e favorece doenças do aparelho cardiovascular) em recente estudo realizado por pesquisadores canadenses e publicado na revista Diabetes, da American Diabetes Association.
O estudo feito com camundongos mostrou que os animais que tiveram a alimentação enriquecida com naringenina apresentaram melhora dos níveis de colesterol e triglicerídios, assim como uma redução da resistência à insulina e o metabolismo da glicose normalizado, um dos fatores que influencia diretamente o emagrecimento. Não houve restrição calórica e nem de gordura administrada às cobaias. Dois grupos de camundongos foram alimentados da mesma maneira, mas somente um deles teve o flavonóide adicionado à alimentação e este grupo não desenvolveu obesidade e outras disfunções metabólicas.
É interessante notar que a naringenina também está presente em quantidade considerável na casca do tomate, que deve ser cozida para melhor absorção do flavonóide – então molho de tomate e refogados com tomate são mais uma opção para quem quer incrementar a dieta com este fitoquímico poderoso.

Quais as melhores frutas cítricas para a dieta?

Em relação à naringenina, as campeãs são o grapefruit e a laranja. No entanto, todos os cítricos são altamente benéficos, porque são fonte de vitamina C, de outros flavonóides (hesperidina, polifenóis, ácido elágico), de outras vitaminas importantes no metabolismo da glicose e na oxidação das gorduras, e de fibras como a pectina. Quanto mais variada a alimentação, melhor o desempenho do metabolismo corporal.
As frutas cítricas são as que contem ácido cítrico, e compreendem as diversas laranjas (lima, pêra, baia, seleta, rubi, natal, etc.), tangerinas ou mexericas (cravo, poncan, murcote), limões (galego, taiti, siciliano, cravo), lima da pérsia, cidra (usa-se a casca em compotas), e o grapefruit (toranja ou pomelo).

Limão, lima e laranja têm pectina? Como  aproveitar essa fibra e o que ela faz pelo emagrecimento?

Além da pectina, que é uma fibra solúvel, os cítricos também contem celulose, uma fibra insolúvel. Considerada atualmente como um alimento funcional (definido como aquele que pode ajudar a melhorar as funções vitais e a prevenir ou tratar doenças), a importância das fibras solúveis e insolúveis reside na prevenção de diversas doenças como prisão de ventre, hemorróidas, doenças coronarianas, diabetes, colesterol alto, obesidade, diverticulite, câncer de cólon e outros.
Fibras regulam o trânsito intestinal (funcionando como uma esponja, que absorve água e gordura, aumentando o tamanho do bolo fecal, deixando-o mais macio e solto) e estimulam os movimentos peristálticos do intestino, ajudando no processo de evacuação. As fibras também diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos, o que reduz os níveis glicêmicos no sangue, prevenindo o diabetes e a resistência insulínica. Além disso, a alimentação rica em fibras como a pectina contribui para a perda de peso, pois elas ajudam a promover uma sensação de saciedade, o que auxilia no combate à obesidade.

Receita de um shake emagrecedor cítrico

1 copo de suco de laranja
suco de ½ limão
1 folha de couve
1 colher de sopa de aveia
Bata no liquidificador e tome imediatamente.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK