PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

EVANGELHO DE SEXTA FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2012

Mc 2,1-12

Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
- Meu filho, os seus pecados estão perdoados.
Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar: "O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!"
No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse:
- Por que vocês estão pensando essas coisas? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se, pegue a sua cama e ande"? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.
Então disse ao paralítico:
- Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo:
- Nunca vimos uma coisa assim!

REFLEXÃO
Jesus nos deu um grande mandamento amar a Deus = adoração e amar ao próximo = serviço, mas também nos deu uma grande missão :ir = evangelização, batizar = comunhão, ensinar = discipulado. Todos nós recebemos Dele um “chamado para a evangelização” que é pessoal, relacional e ministerial. Dizendo sim a esta convocação, cabe a nós uma consciência clara da mensagem a ser repartida.

Vamos descobrí-la acompanhando Jesus em Cafarnaum, cidade onde tinha seu “quartel-general” a partir de uma casa onde atendia muitas pessoas .A MENSAGEM DA EVANGELIZAÇÃO É O ANÚNCIO DA PALAVRA . “Palavra” é a expressão que reúne a essência da comunicação divina com o homem em Cristo Jesus: o “evangelho  de Deus” – a boa nova de um Deus que sai de Si para encontrar o pecador perdido; o “Reino de Deus” (Mc 1:15) – a dimensão espiritual onde predomina a vontade soberana de Deus; o “arrependimento” e a “fé”– respostas imprescindíveis para todo aquele que deseja caminhar com Deus.
 Esta é a única e relevante mensagem que precisa ser entregue hoje na tarefa evangelizadora. Infelizmente, porém, pessoas chamadas por Jesus no passado, movidas por motivações escusas, anunciam a si mesmas, autopromovendo-se às custas da ocultação da genuína palavra; outros anunciam a sua igreja e não o Senhor da Igreja, mais preocupadas em engordar a conta bancária da instituição do que levar ao pecador as riquezas eternas do Reino.
Quatro homens tiveram para com um paralítico um genuíno amor expresso em: responsabilidade – consideraram o drama pessoal dele como se fosse deles mesmos; centralidade – levaram-no a quem de fato poderia por fim ao seu sofrimento (v. 3); tenacidade – diante do obstáculo da multidão não retrocederam (v. 4); criatividade – buscaram sabiamente uma alternativa imediata para colocá-lo ao alcance do toque miraculoso de Jesus (v. 4). A missão evangelizadora se faz solidariamente pela união daqueles que compreendem que a responsabilidade de levar pecadores à presença de Jesus é intransferível!

Os quatro homens buscaram para o paralítico a cura física, mas Jesus sabiamente inverteu a prioridade e ministrou-lhe a cura interior evidenciando que A MENSAGEM DA EVANGELIZAÇÃO É O ANÚNCIO DO PERDÃO .O perdão não é uma recompensa dada aos que se destacaram na vivência das virtudes, mas um presente oferecido por quem recebeu autoridade exclusiva para concedê-lo; sua garantia é a palavra de Jesus irrefutável e absoluta .Engajados na missão de anunciar a Palavra que temos ouvido, devemos cumprí-la com a consciência de que a primeira necessidade de um homem é o perdão de Jesus, pois somente ele viabiliza a mais séria de todas as definições da existência: o destino eterno.
ORAÇÃO
JESUS AMADO! O milagre não foi simplesmente um caminho de bem estar físico para o paralítico, mas um sinal vivo da  Tua autoridade divina para promover o bem estar espiritual proporcionado pelo perdão . A concretização do milagre veio pela palavra ,instantaneamente, irrefutavelmente . Aprendemos, assim, que a Tua comunidade, necessariamente, ao priorizar como Tu a Palavra e o perdão, deve igualmente estar aberta às Tuas ações miraculosas .
Concluímos, assim, que a mensagem da evangelização tem três dimensões:
Palavra, perdão e milagre, ambos originados na Tua autoridade, a qual evidencia cabalmente a tua divindade. Sendo  Deus, nós precisamos hoje de ouvir-te, ou seja, obedecer-te; precisamos ser perdoados recebendo pela fé a Tua salvação eterna e precisamos da Tua cura. Que  Partilhemos com aqueles que  colocaste em nossos relacionamentos uma mensagem que reconheça esta dimensão plena e integral do Evangelho. Este é o nosso grande desafio!Ajuda-nos! Amém]]]]
OREMOS UNS PELOS OUTROS
Pai Santo, Deus de amor e de misericórdia, somos gratos a Ti pelo dia que se inicia, pela oportunidade que nos dás, para crescermos mais no conhecimento da Graça e do nosso Salvador Jesus Cristo, onde aprendemos a aplicar o amor, que provem de ti,... e te louvando... e te agradecendo, pois sabemos que Tu estás no controle de todas as coisas e que tudo concorre para o bem daqueles que te amam e  também daqueles que te servem.  Assim, Papai amado , Deus todo poderoso, pedimos por todas as pessoas que estão passando neste momento por enfermidades, por problemas que não sabemos , mas que Tu, amado Papai Santo, sabes e   desde já ,  tudo está  previsto para que a tua Glória seja manifestada através da vida de cada um. Assim te Pedimos, Pai,  cura a todos, em nome do Teu Filho amado Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, amém.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK