PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS - PROGRAMA DO ROCHINHA

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Itapiúna realiza Primeira Conferência sobre Transparência e Controle Social

Na última quinta-feira, dia 12 de janeiro, a Prefeitura de Itapiúna através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, realizou a sua I Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social-CONSOCIAL.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de mais de 50 pessoas, entre eles, o Coordenador Estadual da CONSOCIAL, Carlos Alberto Gurgel; o secretário de Assistência Social, Edinardo Bezerra; o Vice-Prefeito Atila Medeiros, o vereador Claudionor Fernandes, o presidente dos Trabalhos da Conferencia , Weyber Queiroz Lima, além de representantes das entidades e sociedade civil, como FECONACI, Sindicatos, Associações e Conselhos Municipais.

De acordo com o secretário Edinardo Bezerra, “A proposta é promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo assim, para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público”.
Durante a Conferência que teve como palestrante o senhor Rafael Barbosa - Conferencista indicado pelo Estado, foi abordado o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, trabalhado a partir dos seguintes eixos temáticos:

I. Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
II. Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública
III. A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
IV. Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção;

Na ocasião, foram debatidos os temas relacionados as políticas públicas e eleitos os representantes para participar da etapa seguinte, a I Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 2 e 3 de março de 2012, em Fortaleza.

Mais informações: Secretaria do Trabalho e Ação Social de Itapiúna

Prosseguem as festividades de São Sebastião, padroeiro de Choró

Foram iniciadas na noite da última terça-feira (10) as festividades do padroeiro da cidade de Choró, São Sebastião.

Na primeira noite de comemorações os devotos em saíram em procissão a partir da Parede Seca e percorreram as ruas da cidade até a Igreja do Santo Padroeiro, onde houve hasteamento da bandeira. Durante a solenidade de abertura das festividades, a Banda de Música do município abrilhantou o evento.

A celebração da missa ficou por conta do Padre José Adalberto de Lima que ao final da missa divulgou parte da programação de onde sairá à procissão a cada dia de programação sempre às 18 horas.

Confira toda a programação:

Dia 11 – Sai da Rua da Alegria
Dia 12 – Sai do Alto do Cruzeiro
Dia 13 – Sai da Vila de Fátima
Dia 14 – Sai da Rua do Colégio
Dia 15 – Sai bairro São Sebastião
Dia 16 – Cidade Nova
Dia 17– Centro (Pracinha do Sr. Geraldo Tomé)
Dia 18 – Rua da Ponte e Rua José Baltazar de Queiróz
Dia 19 – Rua do Progresso
Dia 20 – Encerramento às 9 horas da manhã

Fonte:
Paróquia de São Sebastião/Choró
Pe. José Adalberto de Lima e/ Carlos Coutinho
Fone: (88) 3438-1199

Projeto Correio da Amizade aproxima alunos de Itapiúna e Capistrano

Na era da tecnologia e globalização, onde tudo é feito pelo computador, à tradição de escrever e fazer amizades por meio de correspondências escritas à mão está sendo resgatada nas escolas estaduais de Itapiúna e Capistrano.

De iniciativa da estudante da Escola Franklin Távora Patrícia Silva, que sugeriu ao Prof. João Pereira a criação de um projeto para fazer interagir os alunos de sua turma com alunos de outra escola, nascia assim, o Correio da Amizade.

Então, o professor João estabeleceu contatos com a professora Elizabete Cardoso, da Escola Ubiratan Aguiar, de Capistrano, para por projeto em ação. A partir desse momento, os alunos do 2º Ano da Escola Franklin Távora passaram a escrever e trocar cartas com os estudantes do 2º Ano daquela escola.

O projeto seguiu durante meses. Os participantes foram estimulados a escrever uma carta no estilo tradicional, com boa letra e todas as formalidades que esta forma de comunicação exige, melhorando assim o domínio da norma culta da língua portuguesa.

O envolvimento entre os estudantes das duas escolas foi tão promissor que, os alunos do 2º Ano foram até Capistrano conhecer seus amigos da Escola Ubiratan Aguiar. O local do encontro foi o balneário Repouso das Águas. A troca de presentes entre os pares de amigos do Correio da Amizade ajudou ainda mais aproximar as turmas.

A intenção agora é, com o auxílio do Laboratório de Informática, tornar o Correio da Amizade um correio digital, sem abrir mão da boa caligrafia e do domínio da norma culta de língua.

Com informações e foto:escolaft.blogspot.com

Profetas anunciam previsões de inverno bom, mas com chuvas tardias

O inverno deste ano será bom, mas chuva para valer mesmo só a partir de março. É o que anunciam os “profetas da chuva”, reunidos em Quixadá, no Sertão Central, na tarde do último sábado. Há 16 anos, eles vão à Cidade falar de suas experiências de previsões da quadra chuvosa no Nordeste.

Vindos do município e de outras cidades da região, cerca de 30 profetas contam como enxergam em astros, nuvens, animais, plantas – e até em revelações místicas – recados da natureza.

Edilson Castelo Branco, 46, de Cipó dos Anjos, em Quixadá, é daqueles que ouvem estrelas. Ele observa a Dalva, o planeta Vênus, caminhar no céu. “Agora, ela já está voltando para a posição norte. A passagem dela vai ser em junho. É sinal de inverno bom, que nem 1985”, compara ele, que olha longe quando fala de cor todos os anos de seca, inverno bom e repiquetes, período de chuva pouca.

Chico dos Santos, o Chico Leiteiro, 73, diz que em janeiro começam chuvas isoladas, mas em fevereiro começa a melhorar, chovendo até junho. Ele observa canto de sapos em monturos, floração de árvores, produção de abelhas e o vento Aracati.

“Depois do inverno ele chega aqui às 8h, 8h30 da noite. Agora em dezembro já chega às 4 ou 5h da tarde. É sinal de inverno bom”, garante ele, que diz ter herdado de “rede” o dom de observar a chegada do inverno. Sobre o vento Aracati, ele conta que identificá-lo não é para todos, pois “ver é uma coisa; conhecer é outra”.

Flores, estrelas e fé

Entre os profetas da chuva, há também profetisas e aprendizes dessa arte. Meurismar Dias, 31, esconde na simplicidade o muito que já aprendeu com a avó sobre ler florações de “sombreão”, juazeiro e feijão bravo.

“O ‘sombreão’ florou mais tarde este ano. Sinal de que chove uns meses mais, outros menos”, conta Meurismar, que também sabe observar a constelação que chama de “Arca de Noé”. “Ela tem formato de concha, mas já está desemborcando. Isso é bom”, atesta ela.

As previsões da pequena Maria de Jesus Vieira, 74, de Morada Nova, vêm de um alto mais elevado. Ela se apega aos “santos do bom inverno”, que aparecem a ela, segundo conta, em revelações “muito ‘idênticas’, assim como estou vendo você”, compara.

Maria de Jesus conta que um dia acordou na rede com o braço curvado e uma fruta vermelha entre seus dedos. “Passei a mão na fruta e corria aquela água. Nossa senhora se aproximou de mim e disse: ‘Haverá um bom inverno, mas vai depender de muita oração e muita fé’”.

Funceme divulga dia 20 previsão do inverno


O Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino será realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia Hídricos (Funceme) a partir de hoje, 16 e 20 de janeiro. O evento terá como pauta de discussão ‘O Contexto Atual da Meteorologia no Brasil’.

Ao fim dos trabalhos, no dia 20, será divulgado o prognóstico oficial para a quadra chuvosa de 2012 no Ceará. Durante o Workshop, estarão reunindos pesquisadores e gestores das principais instituições do País.

O resultado do prognóstico oficial será divulgado em apresentação para a imprensa, convidados e usuários, às 9h do dia 20 de janeiro, sexta-feira, no auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota).

Servidores só devem ter aumento em 2013


A pré-anunciada greve geral do funcionalismo por reajuste salarial, que pode mobilizar até 1 milhão de trabalhadores e deve ocorrer em abril, parece não assustar o governo federal. Em entrevista-, o secretário de Recursos Humanos, do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, afirmou que a mobilização é "natural" visto que as classes sindicais unificam um grupo grande de funcionários públicos da União.

De qualquer forma, ciente da importância do nível de relacionamento e diálogo com o funcionalismo e dos prejuízos de uma greve para a população, o governo vai criar uma nova secretaria exclusivamente para intermediar os debates com as centrais sindicais.

"É o papel do sindicato mobilizar mesmo, já esperávamos que acontecesse, todo ano acontece. O que vai evitar o conflito é termos instrumentos adequados para tratar isso e o instrumento mais adequado é a negociação. Estamos preparados para negociar, para ouvir, fazendo o exercício exaustivo do diálogo, para evitar que o conflito chegue no limite, que é a greve. Temos competência política para chegar a um entendimento com as entidades sindicais dos servidores federais", ponderou.

Reajuste

No entanto, as propostas de aumento, caso sejam aceitas, só devem ser concretizadas na folha de pagamento de 2013. "Negociamos em um ano o Orçamento do ano seguinte. As negociações de 2011 foram fechadas em 31 de agosto, o que inclui gastos com pessoal para o exercício seguinte. Gastos com pessoal para 2012 já estão definidos, todas as negociações serão para o Orçamento de 2013", disse. Atualmente, o gasto com pessoal custa R$ 7 bilhões mensais das contas federais.

Começam as obras no Anel Viário de Fortaleza


Hoje, o Governo do Estado reinicia as obras de reestruturação do Anel Viário de Fortaleza. As intervenções terão início na ponte sobre o rio Siqueira e no viaduto da BR-020.

A reforma, porém, permitirá melhoria de tráfego, principalmente em Maracanaú, Maranguape e Ceasa, que, atualmente, tem sofrido com os constantes congestionamentos. A duplicação faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém.

No dia 19 de dezembro, o governador Cid Gomes e o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Jorge Fraxe, assinaram convênio para a conclusão dos trabalhos de duplicação e melhoramentos do Anel Viário. O Estado, porém, assumiu o compromisso de execução das obras e receberá os recursos do Dnit. O convênio envolve recursos de R$ 200.465.573,22. As obras estão previstas para terminar em 2015.

Atualmente, a pista possui 11 metros de largura. Ao final, as medidas serão triplicadas, incluindo canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos e nova sinalização. Participarão da solenidade, o secretário da Seinfra, Adail Fontenele e o superintendente do Der, Sérgio Azevedo.

Apostador de SC leva R$ 2,8 milhões na Mega-Sena


Uma aposta feita em Indaial (SC) acertou as seis dezenas do concurso 1.354 da Mega-Sena, na noite de sábado, e vai levar R$ 2.815.977,40. Os números sorteados em Paraíba do Sul (RJ) foram: 02 - 08 - 38 - 42 - 48 - 49.

Ferroviário vence time de Ipu

O Ferroviário concluiu com vitória a série de quatro jogos pelo interior em preparação para o Cearense. A equipe de Júlio Araújo derrotou ontem o time de Ipu por 2 a 1. Antes, havia perdido para o Crateús por 2 a 0, empatado em 0 a 0 com o Nova Russas e vencido São Benedito por 1 a 0. A estreia no estadual é quarta-feira contra o Horizonte.


Fortaleza goleia no último teste antes da estreia no Campeonato Cearense


O Fortaleza encerrou a pré-temporada em Beberibe com vitória por goleada sobre a seleção local por 6x0, na tarde de sábado (14), no estádio Olavo Facó.

Destaque do jogo-treino foi o atacante Cléo, que entrou no decorrer do jogo e marcou dois gols nos últimos 11 minutos de partida.

Dimas perto de chegar aos 500 jogos pelo Ceará


Alvinegros, marquem o dia 1º de fevereiro na agenda. Nesta data, se nada mudar daqui para lá, Dimas Filgueiras vai atingir a incrível marca de 500 jogos como técnico do Ceará. Um feito dividido em 40 parcelas, muitas crises e uma infinidade de emoções em três décadas.

A partida histórica será contra o Tiradentes, no estádio Presidente Vargas, pela 5ª rodada do Cearense. Atualmente, o técnico tem no currículo 495 duelos à frente do Vovô. A contagem é fruto de um trabalho conjunto de dois pesquisadores: Eugênio Fernandes Fonseca e Emmanuel Richardson. Juntos, ambos têm em arquivo todas as fichas técnicas de confrontos envolvendo o clube.

A marca coloca Dimas Filgueiras, com sobras, como o técnico que mais vezes comandou o Ceará - é fato que ele conta com 40 passagens desde 1982, quando herdou o time pela primeira vez, mas o número impressiona.

Quando assumiu o Ceará em outubro do ano passado, após a demissão de Estevam Soares, o treinador sabia que era a chance de fazer (ainda mais) história no clube. “Quero esse recorde (500 jogos). Fica pra história!”, vibrou.

Cinco mortes nas CEs no final de semana

Pelo menos cinco pessoas morreram em acidentes de trânsito nas rodovias estaduais do Ceará, entre a madrugada de sábado e a noite de domingo. Ao todo, foram 21 acidentes, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Quatorze pessoas ficaram feridas.

Nas estradas federais do Estado aconteceu somente um acidente na noite de ontem, 15, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na tarde de sábado, dois ciclistas morreram após colidirem com um carro, na CE-040, em Beberibe. Francisco Menezes dos Santos, de 37 anos, e Lucas Abreu de Sousa, de 15 anos, estavam atravessando a rodovia, em suas bicicletas, quando foram atingidos pelo veículo.

Também no sábado, o motociclista Francisco Wellton Sousa Oliveira, de 19 anos, morreu após colidir com um carro, no quilômetro 12 da CE-455. No acidente, três pessoas ficaram feridas.

Os outros acidentes com vítimas fatais foram na CE-282, no município de Icó (queda de moto) e na CE-060, na cidade de Quixeramobim (capotamento de um automóvel).

As vítimas foram identificadas como Severino Catarina Alves, 51 anos, e Raimundo Valdemar Rodrigues da Silva, 33 anos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, no domingo, somente um acidente na BR-116, quilômetro 45, na cidade de Pacajus. Um homem não identificado sofreu queda de moto. Até as 21 horas, não havia mais informações sobre o acidente. A principal causa dos acidentes é a imprudência, segundo a PRE.

Chico Anysio é operado e retira parte do intestino delgado

Chico Anysio passou por uma cirurgia na tarde desse sábado (14) no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. O humorista – que deu entrada no hospital no dia 22 de dezembro com hemorragia digestiva e pneumonia – tem estado clínico grave e inspira cuidados.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Chico Anysio passou por uma cirurgia na qual retirou parte do intestino delgado, com a finalidade de esclarecer diagnóstico. No último dia 7, Chico submeteu-se a uma traqueostomia e respondeu bem ao procedimento, passando a respirar sem a ajuda de aparelhos.

No entanto, seu estado de saúde agravou e ele voltou a ser conectado ao respirador. Chico permanece internado na CTI e não tem previsão de alta.

Por meio de seu Facebook, Malga Di Paula, mulher de Chico Anysio, comemorou o sucesso da nova cirurgia. "Chico continua conosco. Outra vez saiu vitorioso na grande batalha a favor da vida", escreveu. Um novo boletim médico divulgado na manhã deste domingo mostra que o estado de saúde do humorista é grave.

17 cearenses que estavam em cruzeiro chegam hoje a Fortaleza

Um grupo formado por 17 cearenses que estavam no navio Costa Concordia chega na manhã de hoje a Fortaleza. Após serem resgatados da embarcação, que naufragou, na última sexta-feira, na região da Toscana, na Itália, eles conseguiram novos documentos no consulado brasileiro em Milão e viajaram ontem a Recife, onde aguardam novo voo para Fortaleza. Além dos 17 cearenses - dos quais 15 são da mesma família -, pelo menos 40 outros brasileiros estavam no navio.

Ontem, 11 sobreviventes de uma mesma família de Porto Alegre retornaram ao Rio Grande do Sul. Outra família, composta por um casal e os dois filhos, chegou ontem à Brasília.

Na noite de ontem, o Itamaraty revisou de 53 para 57 o número de brasileiros que estavam a bordo do navio do Costa Concordia. Dos brasileiros a bordo, 47 eram passageiros e seis pertenciam à tripulação.

Vítimas

Também ontem, dois corpos foram encontrados no interior do navio, aumentando para cinco o número de mortos. As duas vítimas, um italiano e um espanhol, foram encontradas por mergulhadores da Guarda Litorânea, na parte traseira do navio, que encalhou nas águas do mar Mediterrâneo. Os outros mortos são um tripulante peruano e dois turistas franceses.

Sem calcinha, Miss Bumbum lança ensaio nu e mostra demais


Apesar de ter sido fotografada de lingerie quando se produzia para a festa, parece que a Miss Bumbum esqueceu de usá-la depois. Rosana Ferreira lançou seu ensio nu para a revista "Sexy", no sábado, 14, em São Paulo, mas acabou mostrando demais ao cruzar as pernas.

Mulher é demitida por ir trabalhar com pênis de borracha na calça

Uma mulher da Pensilvânia (EUA) está processando uma fábrica de alimentos que a demitiu por ela ter ido trabalhar com um pênis de borracha na calça.

Pauline Davis, de 45 anos, usou a prótese na instalação da J&J Snack Foods em Lackawanna, como parte do processo de mudança de sexo, segundo consta do processo judicial. Ela era inspetora de empacotamento, noticiou o site "Philly.com".

A queixosa reclama de preconceito e cita o caso de um colega de trabalho que se veste de mulher e não foi demitido por isso.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK