PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

EVANGELHO DE QUARTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2012‏

Um jejum que pode ajudar neste tempo é o jejum do olhar para fora. Abandonar o hábito de ser turistas do alheio para ser exploradores do próprio coração. Jejum também das palavras que podem ser evitadas, para que o silêncio seja algo familiar ao ouvido e à mente. Estas atitudes podem ajudar a recolher esse eu profundo e pessoal que necessita de momentos de intimidade e secretos com Deus para escutar e falar-lhe tantas e tantas coisas...



Jejum e oração sem hipocrisia

Mt 6,1-6.16-18


- Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu. 
- Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. 
- Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. 6Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. 
- Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
                                                                                                                       REFLEXÃO


                                            O evangelho desta quarta-feira das Cinzas é tirado do Discurso da Montanha e quer nos oferecer uma ajuda para fazer-nos entender como praticar as três obras de piedade: oração, esmola e jejum e como viver bem o tempo da quaresma. A maneira de praticar estas três obras de piedade mudou com o passar dos séculos, de acordo com a cultura e os costumes dos povos e a saúde das pessoas. Hoje as pessoas de idade lembram o jejum severo e obrigatório de quarenta dias durante toda a quaresma. Apesar das mudanças na maneira de praticar as obras de piedade, continua a obrigação humana e cristã (a) de partilhar os nossos bens com os pobres (esmola), (b) de viver em contato com o Criador (oração) e (c) saber controlar o nosso ímpeto e os nossos desejos (jejum). As palavras de Jesus que meditamos, podem despertar em nós a criatividade necessária para encontrar novas formas para viver estas três práticas tão importantes da vida cristã. Complementando esta prática de espiritualidade cristã, as Igrejas cristãs no Brasil nos oferecem este ano a Campanha da Fraternidade ecumênica, que visa despertar em nós a sensibilidade para cuidar, defender e valorizar a beleza, a riqueza e a importância da Criação, dom de Deus para toda a humanidade.
                                                                                                                              ORAÇÃO
Senhor Jesus, te agradecemos pela tua Palavra que nos fez ver melhor a vontade do Pai. Faze que o teu Espírito ilumine as nossas ações e nos comunique a força para realizar o que Tua Palavra nos fez ver. Faze que nós, como Maria, tua Mãe, possamos não só ouvir, mas praticar a tua Palavra. Tu que vives e reinas com o Pai na unidade do Espírito Santo, nos séculos dos séculos. Amém.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK