PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 7 de março de 2012

PROGRAMA DO ROCHINHA

QUARTA-FEIRA, 7 DE MARÇO DE 2012

Dia Internacional da Mulher será comemorado com festa em Ocara

Uma grande festa promete comemorar mais um Dia Internacional da Mulher em Ocara. O evento, organizado pela Prefeitura através das Secretarias Municipais, será realizado nesta quinta-feira (8 de março), no horário de 08 às 11h30min, no Sunshine Clube de Ocara, localizado na sede deste município. O Café da Manhã marcará o início das festividades.

A exemplo das edições anteriores, a organização do evento promete um festa de muita descontração e lazer, com direito a palestra, programação cultural com apresentação teatral e dança, serviço social,momento de Beleza, jogos, música ao vivo, além da distribuição e sorteio de brindes.

“Através dessa ação da administração Gestão Ocara Nova, que visa comemorar com estilo essa data tão importante, temos o intuito de reconhecer o papel da mulher na sociedade”, afirma o prefeito Leonildo Peixoto Farias.
Para realização deste mega evento, a Prefeitura Municipal de Ocara conta com o apoio de grandes parceiros, tais como o MAFO, Conselho Tutelar, Conselho da Mulher, Secretarias: do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, da Educação, da Saúde e da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Colégio Municipal Luis Cândido de Oliveira, CRAS, CREAS, CAPS e NASF.

Mais informações: Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS (85)3322-1029

Projeto capacita mulheres em Pacatuba, Ocara e Quixadá

Grupos produtivos e associações de mulheres de três municípios do Ceará vão passar por capacitação para ampliar e fortalecer negócios. O projeto “A Força da Mulher” vai beneficiar 900 mulheres de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, Ocara, no Maciço de Baturité, e Quixadá, no Sertão Central.

A realização é das ONGs Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos (Cearah Periferia) e Centro de Pesquisa e Assessoria (Esplar), com financiamento da União Europeia e contrapartida das prefeituras. O investimento total é de 840 mil euros.

Marta Sileda, coordenadora de projetos da Cearah Periferia, explica que as capacitações vão envolver oficinas sobre cooperativismo, elaboração de projetos e de planos de negócios, políticas públicas, agroecologia, entre outros temas. O projeto também prevê a realização de feiras, para promover o intercâmbio entre os grupos e dar visibilidade ao que é produzido pelos grupos de mulheres.

De acordo com Marta, o projeto vai preparar os grupos para acessar financiamentos. “Isso vai mudar a situação de pobreza e exploração em que ainda vivem muitas mulheres, que veem a desvalorização do seu trabalho” , avalia. Segundo ela, outro foco das atividades será a formação política, com o objetivo ampliar a participação das mulheres nesse campo.

Congresso aprova multa a empresa que pagar salário menor a mulher

O Senado aprovou nessa terça-feira, (06/03), projeto que multa as empresas que pagarem às mulheres salários inferiores aos dos homens quando ambos ocuparem as mesmas funções. A multa estipulada pelo projeto é de cinco vezes a diferença entre os salários durante todo o período de contratação da funcionária. Como a proposta foi aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos no Senado, e já foi aprovada na Câmara, segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff se não houver pedido para que seja votada no plenário da Casa.

Comissão da Câmara aprova Lei da Copa e libera bebida


A comissão especial que discute a Lei Geral da Copa aprovou, por 15 votos a 9, a liberação da venda de bebidas alcoólicas na Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. A decisão foi tomada na votação de um destaque ao relatório do deputado Vicente Cândido (PT-SP). A votação foi concluída nesta tarde e o projeto segue para o plenário da Câmara. A proposta terá ainda de ser analisada pelo Senado.

Homem se passa por irmão do Padre Marcelo Rossi e aplica golpe no Cedro

Um estelionatário está sendo procurado pela Polícia por aplicar um golpe, se passando por irmão do Padre Marcelo Rossi, nesta segunda-feira,5. De acordo com informações da Delegacia Regional de Icó, a vítima é uma mulher de 55 anos , que teve dinheiro e celular roubados após receber o homem, que aparentava ter 60 anos, para realizar orações em sua casa, no sítio Angico II, no município de Cedro, localizado a 408,1 quilômetros de Fortaleza .

O estelionatário chegou à casa da mulher acompanhado de outro homem, em um veículo Corcel, de cor vermelha e placa não anotada, perguntando se ela teria mel de abelha para vender.

Ainda de acordo com a Polícia, o suposto religioso teria questionado se a vítima tinha dinheiro guardado em casa. Ela então entregou a quantia de R$ 380,00.

Os homens realizaram uma oração e afirmaram que as cédulas estariam enroladas em uma camisa, que deveria permanecer no guarda-roupa até 17h, para que a suposta reza fizesse efeito.

Um dos suspeitos, antes de fugir, também disse que precisaria levar o aparelho celular da vítima, mas que voltariam ao sítio para devolvê-lo. No horário informado, a mulher desenrolou a camisa “rezada” e percebeu que havia sido enganada pelos homens.

A Polícia realiza diligência para identificar, localizar e prender os autores do crimes.

Ceará e Fortaleza viajam com times definidos para a estreia na Copa do Brasil

Após um treino leve pela manhã, Ceará e Fortaleza seguiram no início da tarde de ontem, terça-feira (6) para os destinos de suas estreias na Copa do Brasil, nesta quarta-feira. A rota tricolor é em direção à capital piauiense, Teresina, onde o clube enfrenta o Comercial de Campo Maior-PI, às 22h, no estádio Albertão.

Já a viagem alvinegra é um pouco mais distante. A delegação seguiu para a capital federal. Em Gama, cidade-satélite de Brasília, enfrenta, às 19h30min, o time de mesmo nome.

Dessa vez, os técnicos de Ceará e Fortaleza não fizeram mistério e, antes do embarque, fizeram questão de divulgar a escalação de suas equipes.

NO CEARÁ

O técnico Lula Pereira promove como grande novidade a volta de Erivélton ao time titular. Com isso, a dupla de zaga do time volta a ser formada por dois zagueiros de origem. Então titular da posição, Heleno atuará como volante ao lado de Everton e Bruno, que herda a vaga de Juca. Na meia, Rogerinho segue como titular, enquanto Reina volta a ser opção no banco.

O time titular começa com: Fernando Henrique; Apodi, Erivelton, Daniel Marques e Paulo Sérgio; Heleno, Everton, Bruno e Rogerinho; Felipe Azevedo e Mota

Ficam como opções no banco o goleiro Adílson, o zagueiro Dener, os meias Leandro Chaves, Geovane e Reina, além dos atacantes Misael e Romário.

NO FORTALEZA

Para a partida contra o Comercial, o Fortaleza terá a volta dos atacantes Cléo e Rômulo, este recuperado de lesão. Já o volante Careca, que ficará longe dos gramados por um mês, dará lugar ao meia Esley.

Com o time no 4-4-2, o técnico Nedo Xavier escalou a equipe titular com Lopes; Rafinha, Ciro Sena, Cléber Carioca e Guto; Lucas, Leandro e Esley e Geraldo; Cléo e Rômulo.

Já o banco de reservas será formado pelo goleiro Fábio Lima, o lateral Raul, o zagueiro Gilmak, e os volantes Marielson e Jefferson.

Soltos adolescentes acusados de matar professor

Já estão novamente nas ruas de Fortaleza - representando real perigo para os cidadãos - os dois adolescentes acusados de participação direta na morte do pesquisador e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Vicente de Paulo Miranda Leitão, 46, morto durante um assalto no começo da tarde do dia 21 de setembro último, em plena Praça da Gentilândia, no Benfica.

Os adolescentes passaram apenas 135 dias recolhidos em um Centro de Ressocialização do Estado, cumprindo 45 dias de internação provisória e outros 90 por quebra da medida de liberdade assistida, esta última somente aplicada porque ambos já eram reincidentes (haviam cometido outros assaltos nos últimos dois anos).

Os acusados estão em liberdade desde janeiro último, mas a informação somente ´vazou´, ontem e foi confirmada, com exclusividade para o Diário do Nordeste, pelo juiz titular da Quinta Vara da Infância e da Adolescência de Fortaleza, Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves.

Documentos inéditos do Ceará colonial são publicados em livro

Uma parte ainda inédita da história colonial do Ceará passa a integrar os autos de nossa literatura, retirada de documentos oficiais manuscritos dos acervos do extinto Conselho Ultramarino português, órgão responsável pela administração das colônias, e de nosso Arquivo Público. Eles estão reunidos no livro "Documentos para a História Colonial, especialmente a indígena no Ceará (1690-1825)", do historiador e atual secretário da Cultura do Estado Francisco Pinheiro. O livro será lançado, às 19 horas, nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Homem morre ao tentar quebrar recorde de tempo enterrado vivo

Um homem morreu no Sri Lanka ao tentar quebrar o recorde mundial de o maior tempo enterrado vivo, informa nesta terça-feira o jornal britânico The Sun citando fontes policiais locais.
Janaka Basnayake, 24 anos, morador da cidade de Kantale, contou com a ajuda de seus familiares para ser enterrado em uma cova de 3 m de profundidade, que foi fechada com uma tampa de madeira, às 9h30. A polícia informou que ele estava inconsciente quando foi retirado às 16h. Basnayake foi dado como morto ao chegar no hospital.
Segundo o The Sun, os médicos ainda não precisaram as causas da morte. Também não há informações se há de fato um recorde mundial para o maior tempo que uma pessoa passou enterrada viva.

Casal teve 38 filhos e batizou 19 deles no mesmo dia, em Ubajara (CE)


Aos 66 anos, o mestre de obras aposentado Francisco Ricardo de Souza teve 38 filhos com a companheira com quem vive há mais de três décadas, Raimunda de Assis Coelho. Moradores de Ubajara, a 312 km de Fortaleza, o casal conta que realizou a cerimônia de batismo de todos os filhos e netos no mesmo dia na igreja católica da cidade, em dezembro de 2009, com direito a festa em família.

A diferença de idade entre a filha mais velha do casal, Alessandra, 32, e o mais novo, Mateus Ricardo, é de 24 anos. Raimunda teve o último filho aos 55 anos e afirma ter feito o parto de todas as crianças sozinha, em casa.

Aposentado por motivos de saúde há quatro anos, o mestre de obras afirma que sustenta a casa com os R$ 2 mil que recebe. Para alimentar a parte da família que ainda vive com ele, são feitos cerca de 4 kg de arroz por dia, tudo preparado no fogão a lenha.
Sentindo-se com 17 anos e afirmando que a companheira parece ter 14, Souza diz ainda ter muito para viver, mas não pretende mais ter filhos. “Agora não da mais não. Não tem mais condições”, diz . Atualmente, cinco netos são criados pelo casal. Os outros moram com os pais. Somente Alessandra, filha mais velha do casal, tem cinco filhos, mas deixa bem claro que "de jeito nenhum" seguirá os passos dos pais.
Começo
O pai conta que foi morar com a companheira, logo que ela engravidou do primeiro filho. “Nem lembro mais com que idade, tínhamos vinte e poucos anos. Nosso primeiro filho devia ter 38 anos, mas morreu”, lamenta. Não é fácil para Souza lembrar do nome de todos os filhos. Só lembra que dos 14 filhos homens sobreviventes, 13 também levam Ricardo no nome em homenagem ao pai. “Só não Sebastião, não sei porque ele não se chama Ricardo”, diz Souza.

Souza afirma já ter pedido esmolas para sustentar a família. “Dificuldade foi só o que teve na minha vida”, afirma Souza sem perder o ânimo, mesmo ao contar que 19 dos 38 filhos morreram ainda bebês.
Ele conta que teve de pedir esmolas porque ficou muito doente e passou por uma cirurgia quando a companheira teve o quarto filho. Mesmo com problemas para sustentar a família, Souza afirma que todos os filhos vão à escola. “Meus filhos mais velhos já terminaram o segundo grau, um orgulho”, diz o aposentado que só estudou até o quinto ano do ensino fundamental.

Para comemorar o batismo coletivo, em 2009, Souza fez festa com direito a serviço de filmagem e fotografia, mas os registros foram emprestados e nunca mais voltaram às mãos da família.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK