PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 21 de março de 2012

VI NO FACEBOOK

Joseni Josa Parceiro
20 ANOS DE UMA GRANDE LUTA DO POVO!!!

No dia 22 de março de 1992, um ano de seca das brabas, um grupo de 5.000 trabalhadores rurais, fez uma grande caminhada, saindo de sua casas de madrugada, vindos dos mais diversos recantos do município de Aracoiaba, realizaram a maior manifestação popular que Aracoiaba já viu.

Com apoio Da Paróquia, tento a frente o Padre Carlos Alberto (Pároco da Cidade) , Irmã Neuba Maciel, a Equipe da Comissão Pastoral da Terra e outras pessoas da Paróquia, houve um grande movimento na cidade, no sentido de garantir água e alimentos para as pessoas famintas (na época, não tinha nenhum dos programas sociais, hoje existentes). Foi um movimento muito bonito de ver.

Porém, o movimento não era bem visto pelas autoridades. O fato é que a polícia agrediu a quem encontrava pela frente, sem poupar nem mesmo pessoas idosas (eu pessoalmente, fui beneficiado com três borrachadas no lombo, que ainda hoje dói quando me lembro). Esse dia, ficou marcado na memória de muita gente, como o dia em que os pobres foram tratados como bandidos, pelas autoridades em Aracoiaba.
Se por um lado foi trágico, também comemoramos algumas vitórias. Pois com o movimento estampado na imprensa estadual (basta pesquisar e ver no Jornal O Povo e Diário do Nordeste de 23 de março de 1992), as autoridades estaduais foram acionadas e pela primeira vez, um Secretário de Estado do Governo do Estado do Ceará, visitava a Comunidade de Passagem Funda, onde uma grande multidão o esperava, debaixo de uma castanhola, no terreiro de Dona Terezinha Paz, uma das lideranças que apoiava o movimento. Era o Dr. José Moreia, Secretário de Agricultura do Estado do Ceará. E na ocasião, o mesmo anunciou a inclusão do Município de Aracoiaba, no Plano Estadual de Emergência.

Não poderia deixar de fazer esta memória, de um dia tão importante na nossa história. Não era nenhum doutor, nenhum político, nenhum vulto sagrado.. mas o próprio povo, fazendo sua história.

Tenho mais relatos deste episódio e poderemos postar no momento oportuno. Se este comentário gerar um debate aqui no facebook, estou aberto a, na medida do possível, debater.

Abraços,

Silvanar Soares Pereira
silvanarlutador@yahoo.com.br
85 - 99370969.

P.S.: Esta foto aqui postada, é mera ilustração, já que não disponho de nenhum registro. Se alguém por aí tiver, pode postar para contribuir com este resgate. Tinha até outro dia, um recorto do Jornal Diário do Nordeste do dia 23 de março de 1992, que aparecia ao fundo da multidão, uma imagem da Churrascaria Minha Deusa, bem nova e bonita.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK