PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 29 de abril de 2012

Homens de Deus - e da indústria

Clique para Ampliar

Aline Barros, em apresentação no programa Paz e Amor, da TV Diário: disputada pelas majors, ela se mantém na gravadora especializada MK
FOTO: RODRIGO CARVALHO
Clique para Ampliar
































Estrela do casting da Sony Music, Padre Fábio de Melo é um dos campeões de vendas de disco no País, ao lado de Padre Marcelo Rossi
FOTO: SONY MUSIC/DIVULGAÇÃO



A indústria fonográfica ergue as mãos ao céu e agradece a ajuda do público cristão para se manter lucrativa
Apesar das constantes reclamações da indústria fonográfica, o setor conseguiu elevar em 8,4% suas vendas em 2011. Considerando as vendas físicas e digitais, o faturamento anual bateu R$ 373,2 milhões, em valores do atacado ao varejo. Para chegar a essa cifra, o mercado contou com a poderosa ajuda de um segmento específico, mas que não para de crescer: o da música religiosa cristã.

Na lista dos CDs mais vendidos no País, divulgada anualmente pela ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos), chama atenção a presença de vários padres, pastores e artistas religiosos nas primeiras posições. Entre os dez álbuns que lideraram o ranking em 2011, quatro são de música católica e um de música evangélica. Ao ampliar a lista para 20 álbuns, mais dois nomes que misturam música e louvor entram no ranking.

Nem Paula Fernandes, nem Luan Santana. Eles até se saíram bem, mas o CD mais vendido no Brasil no ano passado foi "Ágape Musical", do Padre Marcelo Rossi, que superou 1,5 milhão de cópias. Junto a ele, os padres Robson, Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti, além da cantora gospel Damares, deixaram comendo poeira nomes como Marisa Monte, Caetano Veloso e Maria Gadú, além de estrelas internacionais do porte de Adele, Beyoncé, Lady Gaga e Justin Bieber.

O predomínio dos artistas católicos e evangélicos no ranking é relativamente recente. Até meados dos anos 90, as músicas religiosas ainda eram um nicho muito específico e pouco expressivo de mercado. Ainda que, na década de 60, o Padre Zezinho já fosse um dos pioneiros ao deixar os limites das paróquias e gravar em disco, não era possível imaginar a grandeza dos números que esse gênero poderiam alcançar.

Fenômeno
Lançado em 1998, "Músicas para Louvar o Senhor" ultrapassou a marca de 3 milhões de unidades comercializadas, se convertendo no álbum mais vendido do País já gravado por um brasileiro. Era o começo de um fenômeno de mídia e cultura de massas chamado Padre Marcelo Rossi, que se tornou figura cativa nos programas de auditório e nos rankings de vendas, retornando ao primeiro lugar em 2006, com o disco "Minha Bênção".

Desde então, Rossi reveza o topo do ranking com o Padre Fábio de Melo. O sacerdote chegou ao topo dos mais vendidos em 2008, com o CD "Vida". Era o décimo trabalho do padre, mas o primeiro com o apoio de uma grande gravadora. Após oito discos com as católicas Paulinas-COMEP e Canção Nova, teve seu campeão de audiência distribuído por um acordo entre a LGK e a Som Livre - braço musical da Rede Globo.

Desde esse momento, todos os seus CDs se tornaram sucesso de vendas, rendendo muitos convites para programas de auditório, entrevistas e shows Brasil afora. Seu último trabalho, "No Meu Interior Tem Deus (Ao Vivo)", lançado em dezembro, já superou as 200 mil cópias comercializadas. Com pretensões de fazer MPB de qualidade, o sacerdote chegou a fazer participações em CDs laicos, de artistas como a banda Roupa Nova e o cantor Paulinho Pedra Azul.

Evangélicos

Não são apenas os católicos que têm se esforçado para emplacar seus artistas. Em 2007, a cantora Aline Barros se tornou o maior fenômeno da música evangélica, ao vender 3 milhões de CDs e DVDs e realizar o sonho de muitos cantores: ter uma faixa na novela das 8 da Globo. A canção "Recomeçar" seria, a princípio, tema do núcleo evangélico de "Duas mas chegou a muitas rádios que nada tinham a ver com religião.

Além disso, passou a ser presença constante em programas seculares, como Xuxa, Raul Gil e Hebe. Com mais de 20 álbuns gravados, cerca de 7 milhões de CDs vendidos, uma coleção de discos de ouro, platina e diamante e quatro estatuetas do Grammy Latino em casa, ela se tornou a estrela gospel mais disputada pelas gravadoras seculares, mas se mantém na evangélica MK.

Para o diretor gospel da Sony Music Brasil, Maurício Soares, a explicação para o crescimento do mercado se deve à própria cultura religiosa do brasileiro. "O Brasil é um país religioso, é a segunda maior nação cristã do planeta. Em especial, o segmento evangélico no País vem crescendo exponencialmente nas últimas duas décadas. Então, nada mais natural que esse grupo de consumo cresça e determine uma mudança nos hábitos de consumo no País".

MAIS VENDIDOS
2001
1. Roberto Carlos (Roberto Carlos - Acústico)
2. Xuxa (Xuxa só para Baixinhos 2)
3. Bruno & Marrone (Acústico ao Vivo )
4. Falamansa (Deixa Entrar...)
5. Sandy & Junior (Sandy & Junior)
6. Zezé Di Camargo & Luciano (Zezé Di Camargo & Luciano )
7. Daniel (Ao Vivo)
8. Pe. Marcelo Rossi (Paz - Ao Vivo)
9. Adriana Calcanhoto (Perfil)
10. Leonardo (Todas as coisas do mundo)

2011
1. Padre Marcelo Rossi (Ágape Musical)
2. Paula Fernandes (Ao Vivo)
3. Paula Fernandes (Pássaro de Fogo)
4. Luan Santana ( Ao Vivo no Rio)
5. Padre Robson (Nos Braços Do Pai)
6. Padre Fábio de Melo (No Meu Interior Tem Deus - Ao Vivo)
7. Padre Reginaldo Manzotti (Milhões de Vozes Ao Vivo)
8. Adele (21)
9. Damares (Diamante)
10. Caetano Veloso e Maria Gadú (Multishow Ao Vivo)

FIQUE POR DENTRO
Programa da TV Diário revela talentos na área
A demanda do público amante da música de louvor foi um dos fatores determinantes para a criação do programa "Paz e Amor", no ar desde 2006, na TV Diário. Apresentado por Susy Valério, a atração vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 20 horas. O programa investe numa temática cristã, que não se liga a esta ou aquela denominação religiosa.

No ar, exemplos de superação, experiências positivas e mensagens de confiança e alta autoestima. No meio disso tudo, claro, está a música, tocada por artistas e grupos católicos e gospel. As atrações musicais ganham destaque no Paz e Amor. Tanto, que o programa da TV Diário lançou um concurso para encontrar novas estrelas do segmento da música de louvor.

Em março, a jovem Jamile Avelino Gomes, de 20 anos, venceu a segunda edição do festival Novos Talentos Gospel, promovido pelo programa, em parceria com o Estúdio Ararena e a gravadora DN Music. A cantora ganhou a gravação de um CD, com tiragem de 1 mil cópias.

Milhares de artistas se inscreveram na edição 2012 do festival, mas apenas 12 candidatos foram escolhidos para participar da competição que premiou Jamile.

MÔNICA LUCASESPECIAL PARA O CADERNO 3


FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1131814

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK