PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 18 de agosto de 2012

Campanha de vacinação começa hoje

Crianças menores de cinco anos poderão se imunizar contra várias doenças, como paralisia infantil e hepatite B

Tem início, hoje, e segue até a próxima sexta-feira (24), a Campanha Nacional de Multivacinação. No Ceará, a meta é atrair 656.647 crianças de zero a quatro anos,11 meses e 29 dias aos postos de saúde, atualizando, assim, o esquema vacinal de todos os 14 milhões de meninos e meninas menores de cinco anos de idade do Estado.

O objetivo é levar 656.647 crianças aos postos de saúde do Estado e atualizar o esquema vacinal dos 14 milhões de meninos e meninas Foto: Viviane Pinheiro

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a multivacinação é uma ação estratégica do Ministério da Saúde que oferece várias vacinas ao mesmo tempo.

Para este dia D da campanha, foram destinados, além dos 2.113 postos fixos da vacinação em todo o Ceará, 497 postos volantes. O público-alvo pode se imunizar contra a paralisia infantil, hepatite B, pneumocócica 10 Valente, rotavírus, BCG, e outras do calendário de rotina dos postos de saúde. Em torno de 32 mil profissionais do Estado e municípios estão engajados na campanha, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e motoristas.

Cobertura

Foi disponibilizado, também, um posto de vacinação na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), na Avenida Almirante Barroso, 600, na Praia de Iracema, que funcionará somente hoje, das 8 às 17 horas. Além de aumentar a cobertura vacinal, a campanha visa, ainda, manter a eliminação do sarampo e da poliomielite e reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis, de acordo com o calendário básico de vacinação das crianças menores de cinco anos de idade.

O Ministério da Saúde oferece, também, megadoses de vitamina A. O objetivo é identificar as crianças de seis meses a cinco anos de idade que tenham deficiência dessa substância e distribuir o suplemento vitalício para esse grupo. A suplementação contribui para reduzir a gravidade das infecções, saúde da visão, desenvolvimento cognitivo, e diminuição da mortalidade infantil. De acordo com dados da Sesa, no Ceará, a taxa de Mortalidade Infantil está em 13,1 por mil nascidos vivos.

RENATO BEZERRA-DN
ESPECIAL PARA CIDADE

FONTE: http://potenginainternet.blogspot.com.br/2012/08/campanha-de-vacinacao-comeca-hoje.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK