PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 4 de agosto de 2012

Sete sinais revelam que o excesso de peso se tornou um problema


Perder roupas e deixar de fazer atividades que gostava são dois indicadores

É difícil encontrar alguém satisfeito com o próprio corpo. Mas você sabe quando os quilinhos a mais deixam de ser apenas um problema de vaidade e se tornam uma questão de saúde? Segundo o cardiologista Carlos Alberto Machado, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, vivemos uma epidemia de excesso de peso. A tese é comprovada pelo último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, que mostrou que quase metade da população brasileira tem o IMC(Descubra seu peso ideal) acima do considerado ideal - entre 18,6 e 24,9.

Para responder a pergunta, entretanto, nem sempre é necessária a avaliação de um médico. Nosso corpo e a maneira como nos comportamos podem muito bem dar sinais de que o número da balança se tornou um problema. Descubra quais são eles.
  • Gordura abdominal - Foto Getty Images
  • Mulher tentando fechar a calça - Foto Getty Images
  • Homem cansado sentado no chão - Foto Getty Images
  • Garota isolada - Foto Getty Images
  • Homem roncando - Foto Getty Images
  • Garoto suado - Foto Getty Images
  • Homem com dor nas costas - Foto Getty Images
 
 
DE 7
Gordura abdominal - Foto Getty Images

Gordura abdominal

De acordo com o endocrinologista Josivan Lima, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), além do histórico familiar, a circunferência abdominal do indivíduo pode favorecer ou reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como o diabetes. "Um peso bem distribuído pelo corpo é menos prejudicial do que aquele concentrado na região abdominal", explica. Portanto, nem sempre uma pessoa com IMC acima do valor ideal tem maior predisposição a desenvolver essas doenças do que uma pessoa com IMC dentro do valor considerado saudável.

A gordura visceral (na região do abdômen) aumenta a produção de substâncias que favorecem o aumento da taxa de glicose, da pressão arterial e do colesterol ruim. Já a gordura subcutânea, que fica embaixo da pele, produz substâncias que promovem exatamente o efeito oposto: controlam essas níveis. O especialista afirma que uma cintura saudável para mulheres não deve ultrapassar os 88 centímetros e, para homens, os 102 centímetros.
VER TEXTO COMPLETO



FONTE: http://yahoo.minhavida.com.br/saude/galerias/15429-sete-sinais-revelam-que-o-excesso-de-peso-se-tornou-um-problema/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK