PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Açúcar de beterraba - História

açúcar de beterraba é em geral produzido com a beterraba branca, mais doce e clara (óbvio) que a beterraba escura. Por ser branca e mais doce, o aspecto e produto final do açúcar obtido é mais agradável.


Açúcar de Beterraba - História


No século XVII o rei da Prússia, Guilherme III, interessou-se pela pesquisa do açúcar de beterraba* e financiou a primeira fábrica de açúcar de beterraba do mundo, a de Cunern, que começou a funcionar em 1802.



*Em 1747, o químico prussiano Andreas Sigismund Marggraf extraiu açúcar da beterraba. Para incentivar a produção açucareira no continente, Napoleão ofereceu recompensa a quem melhorasse as técnicas de produção de açúcar de beterraba; em consequência, já em 1850, 14% da produção mundial era de açúcar de beterraba.


Atualmente, os principais produtores de açúcar da Europa são a França, a Alemanha e a Polônia.

beterraba branca
Beterraba branca/foto

Açúcar de beterraba, extração


açúcar da beterraba, assim como o açúcar de cana passa por um processo de extração.

>>Veja também: valor nutricional da beterraba

O processo de extração do açúcar de beterraba se divide em 4 etapas. Primeiro, passa pela moagem para extração da sacarose.

Na segunda fase, o caldo da sacarose tem que ser limpo. São misturadas substâncias alcalinas (cal e de dióxido de carbono) para que as impurezas se depositem no fundo do tacho. O caldo se transforma depois em um xarope, com aquecimento a cerca de 65°C, o que faz a água se evaporar.

Então, o xarope é colocado em vasilhames a vácuo, com uma temperatura entre 55 e 60 graus C, com isso, se transforma em cristais, que ficam com a mesma aparência do açúcar de cana.

O açúcar de beterraba é mais comum na Europa, não é produzido no Brasil porque o país possui grandes plantações de cana. Na Europa o inverno é rigoroso e a cana não se desenvolve bem.

Fonte: pt.shvoong.com

Publicado por: Renata Fraia

FONTE: http://www.saudecomciencia.com/2012/09/acucar-de-beterraba-historia.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+saudecomciencia%2FSCS+%28Sa%C3%BAde+com+Ci%C3%AAncia%29

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK