PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 28 de outubro de 2012

Segundo turno: 50 cidades elegem prefeito neste domingo


Mais de 30 milhões de eleitores vão às urnas em 17 capitais e 33 outros municípios com mais de 200 mil eleitores

REDAÇÃO ÉPOCA

urna eletrônica (Foto: Divulgação)
Neste domingo (28), os eleitores de 50 municípios - 17 capitais e mais 33 cidades - vão decidir seus prefeitos para os próximos quatro anos. O segundo turno das eleições municipais de 2012 ocorre nos municípios com mais de 200 mil votantes e onde, no dia 6, nenhum candidato a prefeito obteve 50% mais um dos votos válidos.
Os resultados das urnas do pleito municipal mexem com as forças políticas não apenas locais. O desempenho dos partidos nos grandes colégios eleitorais influencia o cenário nacional, onde já começam as articulações com vistas às eleições presidenciais de 2014. Uma prévia do que emergirá das urnas após as definições municipais mostra que os grandes PT, PMDB e PSDB continuam com força, mas confirma-se a ascensão de um novo elemento na roda do poder político nacional: o PSB. O partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, teve uma significativa vitória no primeiro turno em Belo Horizonte, onde reelegeu Marcio Lacerda, e ainda briga por três capitais (Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho) e por três outras cidades.
Com menos força, está o Democratas, que aposta suas fichas na vitória de ACM Neto em Salvador, para ainda ter em mãos um colégio eleitoral grande entre as capitais (o terceiro, com 1.881.554 eleitores). O DEM ainda disputa o segundo turno em Vila Velha (ES) e Londrina (PR). E levou, no primeiro turno, entre as capitais, Aracaju, elegendo João Alves Filho.
Em Salvador, a disputa reproduz a briga nacional: ACM Netro enfrenta Nelson Pelegrino (PT), candidato do governador Jaques Wagner (PT). Além da capital baiana, o PT está no segundo turno em outras quatro capitais e 17 cidades. A principal disputa ocorre em São Paulo, no confronto entre o ex-ministro da Educação Fernando Haddad contra o ex-prefeito e ex-governador José Serra (PSDB). 
O PSDB concorre no segundo turno em seis capitais e nove outros municípios com mais de 200 mil eleitores. O PMDB disputa neste domingo três capitais e 13 cidades.
Acompanhe nesta página as principais notícias deste dia de votação. Abaixo, as informações mais recentes serão colocadas acima das anteriores, com o horário de publicação. Você também pode acompanhar a cobertura de ÉPOCA pelo Twitter @RevistaEpoca
8h19 - PT foi o partido mais votado no primeiro turno
8h - (Horário de Brasília) -  Está aberta a votação. 
7h48 - Eleitor poderá justificar ausência na votação em 15 aeroportos 
7h - Em São Paulo, as pesquisas apontam vitória de Fernando Haddad (PT) contra José Serra (PSDB). Estas eleições para a prefeitura da maior cidade do país estão sendo uma das mais acirradas da história. Relembre a disputa paulistana em frases.


fonte: http://revistaepoca.globo.com/Brasil/noticia/2012/10/segundo-turno-50-cidades-elegem-prefeito-neste-domingo.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK