PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ADEUS AO MESSENGER Já com outras soluções, usuários dispensam ´MSN´

A popular ferramenta de bate-papo está com os dias contados, dando espaço para integração com o Skype
A Microsoft oficializou, na última semana, que deve aposentar sua ferramenta de conversa instantânea Windows Live Messenger (também conhecida commo "MSN Messenger"). O popular "MSN" deixará de funcionar em todos os países em que opera, menos na China. Ele deve se juntar a ferramentas como o mIRC e o ICQ, seus antecessores que já foram populares um dia e que hoje - apesar de ainda estarem em uso em alguns países - não têm desfrutam mais de um lugar de destaque na telinha dos dispositivos dos usuários e acabaram caindo no esquecimento.

A iniciativa de acabar com o Messenger se deve à integração com o Skype, software de mensagens instantâneas e ligações telefônicas via internet, adquirido pela Microsoft em 2011. Todos os recursos do Messenger, incluindo os contatos dos usuários, serão integrados ao Skype. O serviço de voz por IP (protocolo de internet) usa o sistema do Messenger para mensagens em 80% das comunicações instantâneas. O Messenger, que foi criado em 1999, já vem perdendo espaço para ferramentas de comunicação instantânea como o Chat do Facebook, o Gtalk do Gmail (Google) e o próprio Skype.

Para a maioria dos usuários da internet, a morte do MSN não vai causar grandes estragos na web. Muito deles já recorrem a outras soluções online para manter contato com os amigos. O estudante de psicologia Dassayeve Lima, de 21 anos, é um deles. Ele parou de utilizar o MSN há cerca de três anos.

O jovem explica que, na época, considerava o MSN Messenger uma boa ferramenta para conversar em particular. "No Orkut só era possível se comunicar por scraps", lembra, citando a ferramenta que tornava a conversa pública para quem visualizasse a página de recados de seu perfil na primeira rede social do Google.

Preferência pelo Facebook
Para Dassayeve, hoje não existe ferramenta melhor que o Facebook. "Acho que o Facebook conseguiu integrar muito bem a função principal do MSN, que era a comunicação rápida. Você pode olhar fotos, curtir páginas, compartilhar coisas e, ainda assim, é fácil de conversar", explica o jovem estudante.

Apesar da maioria dos usuários terem migrado para outras ferramentas, algumas poucas pessoas ainda utilizam o MSN e ficaram surpresos com o anúncio do fim da ferramenta. É o caso do estudante Ítalo Marciel, de 22 anos. "Apesar de usar pouco e encontrar poucas pessoas por lá, eu ainda tinha o hábito de entrar para conversar com alguns. Um hábito mantido por anos", lamenta o estudante.

Ítalo acessava o MSN Messenger para conversar com amigos que fez por meio da própria internet - alguns que moram em outros estados e com quem só mantinha contato através da ferramenta. Para não perder os contatos, o universitário afirma que vai tentar convencer os amigos a usarem mais o Skype. "O diferencial do MSN, no meu caso, é o recurso de webcam. No Facebook eu acho complicado. Mas vamos ter que acostumar", ressalta o jovem.

O gestor de conteúdo digital Ismael Costa explica que o Messenger da Microsoft "morreu" por diversos motivos. "O MSN vinha sendo alvo de muitos vírus. O outro motivo foi a praticidade que o Facebook trouxe", lembra. A "morte" do Orkut também teria influenciado essa migração quase total dos usuários, segundo Ismael. "Você tinha atualizações de seus amigos e o chat à sua disposição. O chat do Orkut também tinha isso. Mas o Orkut entrou em desuso, não era mais atrativo", avalia Ismael Costa. A Microsoft percebeu que o Chat do Facebook era tão prático que se juntou à empresa de rede social, com a tecnologia do Skype, e aplicou a utilização de câmeras de internet no Chat.

Sem valor
Para o gestor de conteúdo digital Ismael Costa, o fim do Messenger não será tão ruim para a Microsoft. A empresa apenas tira uma ferramenta que não estava com tanto valor no mercado e investe em algo que já supre as necessidades dos usuários.

A Microsoft confirmou que o Live Messenger será aposentado no primeiro trimestre do ano que vem. O início da transição do Windows Live Messenger para o Skype já pode ser sentido na última versão deste software (6.0), disponível para os sistemas Mac e Windows. Após a instalação, o usuário será convidado a entrar com uma conta do Skype ou criar uma "conta Microsoft".

A primeira opção é unir os contatos do Windows Live Messenger e do Skype em apenas uma lista. Mas também há opções em que o usuário visualiza todos os contatos do Messenger, ou apenas do Skype. Se o usuário do Messenger fizerem a conexão do Skype com uma conta da Microsoft, todos os contatos do Messenger estarão lá. Para unificar as contas, na tela de entrada do Skype, basta selecionar a opção de se conectar com a conta da Microsoft.

História
O pioneiro ICQ
O primeiro entre os aplicativos de mensagens instantâneas na história da internet foi o ICQ que em 1996 revolucionou o conceito de comunicação online. O software foi criado por quatro jovens israelenses, que fundaram a empresa Mirabilis. O nome "ICQ" é um acrônimo feito com base na frase em inglês "I Seek You", que em português significa "Eu procuro você". Com o tempo, o ICQ foi desbancado pelo MSN Messenger, da Microsoft, que surgiu em 1999. O sucesso do MSN pode ser explicado por ele ser integrado ao Hotmail e incluído no Windows XP. Depois, ele foi fundido com o Windows Messenger e originou, em 2006, o Windows Live Messenger.






FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1202593


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK