PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Controle do Stress


Controle do Stress

Jogar xadrez, dama, dominó ou montar um quebra-cabeça pode ser mais que um passa tempo. Atividades de raciocínio lógico como essas podem ajudar também a aliviar o stress do dia a dia. 

Segundo a especialista em terapia comportamental e cognitiva pela USP, Maria de Lourdes, essas atividades exercem uma relevante função na neuróbica - exercícios para o cérebro. "Elas ajudam na manutenção da memória, da atenção e da concentração", diz. Além disso, a psicóloga acredita que os jogos de tabuleiro favorecem os relacionamentos interpessoais, pois exigem uma socialização com os adversários ou parceiros. 

Porém, Maria de Lourdes ressalta que participar de atividades como essas não garante a eliminação do stress. “Quando você faz algo que lhe dá prazer, você muda a produção química do cérebro. Isso vai aliviar por um tempo, porém não vai resolver o seu problema.", afirma. Isso porque, apesar do alívio momentâneo, ao chegar ao fim de uma partida, a pessoa pode retomar o estado de tensão anterior. “Os jogos ajudam, mas tiram o foco apenas temporariamente. O que ela precisa fazer é identificar as fontes estressoras para, desta forma, eliminá-las totalmente da sua vida”. 

A psicóloga explica ainda que qualquer prejuízo à saúde física ou mental, que jogos como estes podem desencadear, é causado pelo exagero. “Tudo em excesso faz mal, o risco do vício é algo relativo. Não é todo jogador que se torna dependente. Normalmente, há uma predisposição biológica associada à prática comportamental que leva o praticante de atividades ou hobbies ao vício”, finaliza. 



FONTE: http://carolinaritterribeiro.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK