PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

DOE VIDA: Em período de festas, bancos de sangue precisam de reforço de doação



DOE VIDA: Em período de festas, bancos de sangue precisam de reforço de doação


Com as festas de fim de ano e as férias, os estoques dos bancos de sangue em todo o País ficam reduzidos. Isso porque muita gente aproveita o período para viajar com a família e com os amigos e acaba não aparecendo nos bancos de sangue para fazer a doação. A situação é ainda mais preocupante porque aumenta a demanda por transfusões de sangue nos hospitais para atender vítimas de acidentes de trânsito. O consultor técnico da coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Helder Melo, destaca a importância de doar sangue nesta época do ano e dá uma dica para quem vai viajar.

"A doação de sangue objetiva a reposição dos estoques de sangue dos hemocentros para o atendimento de urgências e emergências, como também de cirurgias eletivas que estão programadas nos hospitais. Como acontece ao longo do ano, a saúde não para, então é muito importante que a gente faça a doação logo no início das férias. Aproveite, antes da viagem passe no hemocentro, faça sua doação de sangue para repor o sangue dos hemocentros para atender nos períodos críticos dessas festas de final de ano e não termos o risco de desabastecimento dos hemocentros."

Helder Melo conta ainda qual o índice de queda dos estoques de banco de sangue nessa época do ano.

"Varia de região para região, ele varia entre 20 por cento em algumas regiões cuja cultura já está mais estabelecida, mas há regiões onde a queda chega até a 40 ou 45 por cento de queda nas doações de sangue."

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos, estar bem alimentado, não ter consumido bebidas alcoólicas e nem ter ingerido comidas gordurosas doze horas antes. O doador também não pode fumar nas duas horas antes da doação e é necessário que ele pese mais de 50 quilos.

Fonte site Mais Fm


fonte: http://potenginainternet.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK