PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mais um olho para o juiz


TECNOLOGIA

Mais um olho para o juiz

06.12.2012

Mundial de Clubes tem início hoje com inovação tecnológica: dispositivo vai indicar quando a bola cruzar a linha de gol
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, exaltou nesta quarta-feira, em entrevista coletiva concedida em Tóquio, a estreia do uso da tecnologia para auxiliar a arbitragem no Mundial de Clubes, que será a primeira competição oficial a contar com a ajuda eletrônica para acabar com possíveis dúvidas em lances nos quais não fica claro se a bola atravessou ou não a linha do gol. O dirigente destacou a implementação deste recurso como uma "revolução", um dia antes do início do torneio.

O GoalRef é um dos equipamentos que passa a auxiliar o árbitro sobre a linha do gol. A tecnologia será utilizada no jogo inaugural do Mundial de Clubes da Fifa que acontece hoje, entre Sanfrecce Hiroshima e Ackland City Fotos: Reuters

"Será um grande dia. Amanhã (quinta) será a primeira vez que a tecnologia da linha do gol é oficialmente usada em um jogo. Os testes terminaram e a introdução gradual da tecnologia foi bem-sucedida", ressaltou ele.

Um dos recursos tecnológicos aprovados pela Fifa consiste no uso de um chip colocado na bola, que emitirá um aviso ao árbitro da partida quando a mesma cruzar a linha do gol. O sistema irá ajudar a arbitragem a evitar lances polêmicos como o ocorrido nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, entre Alemanha e Inglaterra, quando deixou de ser validado um gol marcado pelo meia Lampard após um chute em que a bola bateu no travessão, quicou claramente dentro da meta e depois saiu.

"É uma espécie de revolução. É a primeira vez que este tipo de tecnologia é usado no futebol. Mas se restringirá à linha do gol A IFAB (International Football Association Board, órgão que regulamenta as regras do futebol) existe para garantir que as 17 regras deste esporte sejam protegidas", ressaltou Valcke.

Duas tecnologias
A tecnologia GoalRef será utilizada no jogo de estreia deste Mundial de Clubes, entre Sanfrecce Hiroshima, do Japão, e Auckland City, da Nova Zelândia (às 7h45 de Fortaleza), hoje, no estádio de Yokohama. Dez sensores serão colocados nas traves do local e os mesmos permitirão que avisos sonoros sejam emitidos ao árbitro no caso de a bola atravessar a linha do gol.

Já o recurso chamado de Hawk-Eye será testado em Toyota, outra sede deste Mundial de Clubes, e opera nos moldes do já implementado no tênis profissional, popularmente chamado de "tira-teima". Ele funciona através do uso de câmeras de alta velocidade e sensores de monitoração da bola, sendo que o sistema percorre quadro a quadro as imagens coletadas, mapeando em três dimensões a bola e montando uma simulação em 3D para exibir para o público em caso de um lance duvidoso. 

fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1211074


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK