PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NÁUTICO VENCE POR 1 A 0 NOS AFLITOS E DECRETA QUEDA DO SPORT PARA A SÉRIE B


Timbu não toma conta do desespero do rival, chega a perder pênalti, mas Araújo sacramenta o rebaixamento do Leão à Segunda Divisão
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    16 do 2º tempo
    O goleiro Saulo defendeu pênalti e fez grandes defesas, mas saiu machucado de campo. Três minutos depois, o reserva Mateus sofreu o gol de Araújo.
  • decepção
    Kieza
    Artilheiro do Náutico, o atacante provocou o Sport pelas redes sociais antes do clássico. No jogo, sumiu em campo e ainda perdeu um pênalti no 1º tempo.
  • deu certo
    Araújo
    Destaque no início da Série A, o atacante perdeu espaço e foi para a reserva. No clássico, o vice-artilheiro timbu mostrou estrela ao fazer o gol do jogo.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
A tarde foi de festa para os torcedores do Náutico. No encerramento do Brasileirão 2012, neste domingo, os alvirrubros viram a equipe vencer o Sport por 1 a 0, nos Aflitos, e decretar a queda do arquirrival para a Série B em 2013. Araújo fez o gol único do clássico, aos 19 minutos do segundo tempo, e antes mesmo do apito final não faltaram provocações nas arquibancadas com a situação dos rubro-negros. O público da partida foi de R$ 20.100 torcedores (recorde no estádio este ano) para uma renda de R$ 534.310,00.

O Timbu só marcou depois que o goleiro Saulo deixou o campo lesionado. O camisa 87 pegou um pênalti batido pelo artilheiro Kieza e fez grandes defesas, mas sentiu cãimbras e precisou ser substituído. Aos 16 minutos da etapa final, ele deu lugar a Mateus, terceiro goleiro rubro-negro. O jovem atleta não foi páreo para o chute de Araújo, que esteve na reserva nas últimas rodadas e voltou a ser titular no clássico.

- Fizemos um grande trabalho e conseguimos os nossos objetivos - disse o autor do gol, resumindo a alegria alvirrubra.

- Foi feita a vontade de Deus - disse o lateral do Sport Cicinho, tentando palavras de consolo.

A vitória levou o Náutico a 49 pontos, e o Timbu está na faixa de classificação que permitirá ao clube escolher entre a Taça Sul-Americana e a Copa do Brasil em 2013. Já o Sport, que brigou até o último minuto contra a degola, caiu após aparecer 21 rodadas na zona de rebaixamento. O Leão terminou a competição na 17ª colocação, com 41 pontos, a quatro da Portuguesa (16º).
Curiosamente, Waldemar Lemos, técnico que levou o Náutico para a Série A em 2011 e dirigiu o Sport neste Brasileirão,acompanhou o jogo nos Aflitos na torcida do Timbu. O treinador foi bastante festejado na área das cadeiras alvirrubras.

Náutico e Sport agora só voltam a campo em janeiro. O Timbu estreará no Campeonato Pernambucano no dia 23, contra o Chã Grande, no estádio Barbosão, na cidade de Chã Grande. O Leão está fora do primeiro turno do estadual e joga no dia 20 de janeiro contra o Sousa, na Ilha do Retiro, em partida válida pela primeira rodada da Copa do Nordeste.
náutico x sport araújo tobi (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Araújo marcou e fez a festa da torcida do Náutico nos Aflitos (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Náutico na pressão

O Sport começou o jogo "rebaixado". Com 41 pontos, a equipe abria o Z-4 na 17ª colocação. Precisava vencer e também torcer por derrota de Bahia ou Potuguesa - o Tricolor baiano enfrentava o Atlético-GO, e a Lusa, a Ponte Preta. Pressionado pela tabela de classificação, os rubro-negros iniciaram a partida com três atacantes - Gilberto, Gilsinho e Felipe Azevedo -, mas o primeiro chute a gol foi dos alvirrubros. Com um minuto, o lateral Patric tentou cruzar e mandou as bolas nas mãos do goleiro Saulo.
A resposta do Sport ocorreu dois minutos depois. Em uma bela triangulação com Hugo, Gilberto recebeu a bola livre de marcação e arriscou. O chute, no entanto, passou muito longe do gol do Náutico. Aos seis, os visitantes tomaram um susto quando Cicinho recuou a bola para Saulo e o meia-atacante Rhayer quase se aproveita da jogada.

O Náutico voltou a ter outra boa chance aos nove. Após cobrança de falta de Souza, a bola sobrou na área. Kieza chutou, e Saulo deu rebote para Alemão tentar e isolar a bola no chute. O troco do Sport surgiu aos 11, com Reinaldo. Ele arriscou de fora da área para fora. Um minuto depois o Timbu revidou com Rogério, que se livrou do marcador e chutou rasteiro pela linha de fundo.
Empurrado pela torcida, o Náutico pressionou o Sport na primeira metade do primeiro tempo e deu poucos espaços para o Leão atacar. Mas em uma dessas poucas chances, Gilsinho rolou para Reinaldo chutar a gol. Não demorou e os visitantes sofreram o contra-ataque num lance no qual Rhayner quase surpreendeu o goleiro Saulo.

Sport quase marca, e Timbu perde pênalti
Aos poucos, o Sport equilibrou o jogo. Aos 26, Felipe Azevedo chutou, e Felipe deixou a bola escapar pelas mãos. Ela deslizou rasteira pela linha de fundo, para sorte do camisa 1 alvirrubro. Logo em seguida, Reinado cobrou falta com perigo e fez os torcedores do Timbu prenderem a respiração novamente. Aos 36, foi a vez de Felipe Azevedo assustar mais uma vez.

As ações ofensivas do Náutico reapareceram no fim do primeiro tempo, com Rhayner e Rogério. Aos 43, no entanto, o Sport voltou a assustar. Gilberto desviou cruzamento e só não marcou para os visitantes porque o o lateral-esquerdo Douglas Santos tirou a bola em cima da linha. Na sequência, Rogério foi para o contra-ataque e se chocou com o zagueiro Diego Ivo. O juiz marcou pênalti. Kieza chutou fraco e permitiu a defesa de Saulo, para delírio dos rubro-negros presentes nos Aflitos.

Saulo deixa o campo, e Náutico marca

O segundo tempo começou emocionante. Aos dois minutos, Saulo salvou o Sport ao defender chute de Araújo. O goleiro se esticou todo, e a bola ainda tocou na trave antes de ir para fora. A resposta do Sport veio aos oito, com Gilsinho. Ele invadiu a área e acertou um chute rente à trave do goleiro Felipe.

Aos 11, o drama do Sport começou a se desenhar. Saulo se machuco e ficou caído no gramado. Ele se levantou, tentou jogar, mas não aguentou a dor e pediu para ser substituído. Mateus, terceiro goleiro do Leão, entrou em campo aos 16 e foi castigado três minutos depois.
Em cobrança da falta, Souza mandou a bola na área do Sport. O atacante Araújo aproveitou o vacilo da defesa e abriu o placar para o Timbu. Festa dos alvirrubros nos Aflitos, com o rebaixamento batendo à porta do arquirrival. O técnico Sérgio Guedes fez logo duas substituições, colocando o Leão mais ofensivo ao sacar Cicinho e Gilsinho para as entradas de Willians e Henrique, respectivamente.

Mais ofensivo, o Sport tentou atacar, porém foi para cima de maneira desarticulada. Melhor para o Náutico, que passou a cadenciar o jogo e ditar o ritmo do clássico. Aos 36, o Timbu quase ampliou. O lateral Patric tabelou com Rogério, e o atacante perdeu uma chance e tanto. Aos 39, foi a vez de Kieza ficar cara a cara com o goleiro Mateus. Antes do arremate, ele foi desarmado pelo zagueiro Ailson.

O rebaixamento do Sport foi decretado antes mesmo de o juiz terminar o jogo. No Canindé, a Portuguesa empatou sem gols com a Ponte Preta, e no Serra Dourada o Bahia comemorava a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO. Nem mesmo a virada salvaria o Leão, e os minutos finais do clássico nos Aflitos foram de tristeza rubro-negra e alegria alvirrubra.


FONTE: http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/02-12-2012/nautico-sport.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK