PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O QUE LEVA ALGUÉM AO SUICÍDIO?

A falta de esperança faz com que pessoas acreditem que a única saída é tirar a própria vida. De acordo com dados atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3.000 pessoas por dia cometem suicídio no mundo, o que significa que a cada 30 segundos uma pessoa se mata. Estima-se que para cada pessoa que consegue se suicidar, 20 ou mais tentam sem sucesso e que a maioria dos mais de 1,1 milhão de suicídios a cada ano poderia ser prevista e evitada. 

O suicídio é atualmente uma das três principais causas de morte entre os jovens e adultos de 15 a 34 anos, embora a maioria dos casos aconteça entre pessoas de mais de 60 anos. Ainda conforme informações da OMS, a média de suicídios aumentou 60% nos últimos 50 anos, em particular nos países em desenvolvimento. Cada suicídio ou tentativa provoca uma devastação emocional entre parentes e amigos, causando um impacto que pode perdurar por muitos anos. Para alguns psicólogos, o uso da força, ali no momento da morte, teria um significado simbólico para o praticante do suicídio. 
Quem nunca se queixou em vida reiteraria esse valor no momento da morte, através de um instrumento que impede a entrada do ar, o som, a fala. E os pés encostando no chão significam que a pessoa poderia Ter revertido o seu ato, mas não quis fazê-lo. Isto é, não se acovardou no momento decisivo. Estes tipos de comportamentos podem nos ensinar uma grande lição: é claro que diante da santa e perfeita Lei de Deus, o suicídio é pecado, pois quebra o sexto mandamento- Não matarás, nem a outros, nem a si mesmo. Porém, o que leva as pessoas a cometerem pecados só pode ser julgado pela também santa, perfeita e equilibrada mente de Deus. 

Só Ele conhece os verdadeiros motivos e razões que levam as pessoas a adotarem seus estilos e filosofias de vida. Por isto, nunca deveríamos julgar alguém por estar tomando essa ou aquela atitude. É lógico que nosso dever cristão é sempre orientar e auxiliar como a Bíblia aconselha. Mas jamais condenar, amaldiçoar ou decretar a perdição de alguém baseado apenas nas ações externas de alguém. São muitos os fatores, que fazem uma pessoa ultrapassar o limite do racional e se matar. E por enquanto, não teremos a certeza dos porquês. Nem mesmo a estatística, é suficiente para esclarecer totalmente o que leva uma pessoa a cancelar sua existência.

A minha certeza, é que, nessa vida não existe a felicidade plena, não perca seu tempo em procura-lá, pois se frustará, o que realmente existe são pequenos momento de felicidades, por isso curta plenamente esses pequenos momentos, pois serão suas melhores recordações! Jamais a pessoas que está pretendendo cometer suicídio chegará a algum amigo ou familiar dizendo que deseja se matar, no entanto, a mesma vai dizendo coisas como “não consigo entender o motivo por eu estar vivo”, “a vida não tem mais sentido para mim”, “não aguento mais viver”, enfim, estes são alguns sinais. Caso você comece a perceber que alguém próximo irá se matar é preciso ter uma conversa franca e perguntar se ela tem em mente a possibilidade de um suicídio e levá-la para um psiquiatra, pois este é a única pessoa que pode ajudá-la. 

De acordo com pesquisas realizadas, o homem comete três vezes mais suicídio, no entanto, as mulheres tentam entre três a quatros vezes a mais, sendo que a diferença é que o sexo feminino ingere remédios, que são menos letais, já os homens dão um simples tiro na cabeça e dificilmente sobrevivem. As coisas nem sempre acontecem como planejamos, mas não vejo nisso um motivo para se matar. Não se resolve um problema fugindo dele. Vou mais longe ainda: se você anda cogitando ideias dessa natureza, lembre-se de que poderá acabar com a única oportunidade que tem para resolver as coisas, que é estando vivo!
  
Fontes de pesquisa:


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK