PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dieta Carnaval: dicas de alimentação saudável no carnaval

Publicado por: 

Alimentação, hidratação, disposição e energia. Como conseguir tudo isso em dias de folia? Para se manter saudável a dietacarnaval deve ser rica em alimentos energéticos (para quem vai pular todos os dias), muita água, alimentos de fácil digestão e bebidas que repõem os minerais como a água de coco.

Dieta Carnaval



Dicas de alimentação saudável no carnaval (dieta saudável)

Veja lanches saudáveis para o carnaval!

carnaval  coincide com a época mais quente do ano, o verão, por isso para aproveitar a festa e evitar desconfortos durante os desfiles e bailes de carnaval, os cuidados com a alimentação são fundamentais.

Dieta Carnaval
Dieta Carnavalsalada de frutas

A chance de ocorrer desidratação nesse período é muito maior, principalmente quando há o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que aumentam a eliminação de água pelo organismo. Os cuidados com a hidratação poupam os músculos da fadiga.“Beba bastante líquido na forma de água, suco de frutas, água de coco e chás gelados” recomenda Thais Souza nutricionista da Rede Mundo Verde.

Alimentos gordurosos além de muito calóricos, tem digestão lenta e difícil, podendo acarretar indisposição e cansaço. É recomendado evitar carnes gordas, frituras e salgadinhos. “Opte por saladas com legumes e verduras, pois ajudam na reposição de água e minerais perdidos pelo suor devido ao aumento da transpiração. As frutas in natura ou secas também são excelentes opções, são ricas em vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes que ajudam a retardar e prevenir o envelhecimento precoce da pele” recomenda a nutricionista.

Para garantir disposição para pular e brincar todos os dias de carnaval, espantando a falta de pique e driblando o cansaço, devemos optar por alimentos que fornecem substâncias responsáveis por gerar energia.

Confira dicas do que não pode faltar na alimentação de carnaval:

- Cereais integrais: altamente energéticos por serem fontes de carboidratos, fornecem o combustível para fornecimento de energia para as células, a glicose. Granola, flocos de aveia, quinuae amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas, no café da manhã. O arroz e as massas integrais podem ser utilizados nas principais refeições.

- Sementes oleaginosas: fontes de gorduras insaturadas, ajudam a fornecer energia e também protegem o coração. Castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, avelãs, pistache, podem ser utilizados para preparar um mix de sementes que pode ser consumido como um pequeno lanche. Experimente adicionar às oleaginosas frutas secas como as tâmaras, damasco e uva passa.

- Guaraná em pó: possui boa quantidade de cafeína, um potente estimulante do sistema nervoso central, que ajuda a aumentar a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas para consumir antes das festas e blocos de carnaval.

"Aqui o Saúde com Ciência recomenda nunca exagerar no consumo de bebidas com muita cafeína, nem tampouco misturá-las com bebidas alcoólicas."

- Geleia real: fonte de vitaminas do complexo B que participam de diversas reações relacionadas à produção de energia, auxiliam na regulação da transmissão de informações entre os neurônios, melhorando a disposição tanto física quanto mental. Deve ser consumida pela manhã para garantir disposição e energia ao longo do dia.

Levedo de cerveja: fonte de vitaminas do complexo B que são essenciais para o metabolismo dos carboidratos, atuando na conversão da glicose em energia. Pode ser encontrado em cápsulas e em pó.

- Mel: composto por glicose e frutose, carboidratos simples que fornecem energia rapidamente para nosso organismo. Pode ser utilizado em saladas de frutas, iogurtes e com açaí e granola. O mel em sachê é uma opção prática para repor as energias durante a folia.

- Polén: as vitaminas do complexo B presentes no pólen melhoram a utilização dos nutrientes pelo organismo. Atuam, ainda, em reações químicas que fornecem energia para o organismo. Por isso, é um alimento capaz de combater a fadiga e o cansaço físico. Pode ser consumido puro ou adicionado em sucos e vitaminas. 

- Spirulina havaiana: as vitaminas do complexo B - B1, B2 e B6, fazem parte da composição da spirulina, dessa forma ela auxilia no combate a fadiga e ao cansaço físico, pois essas vitaminas atuam em reações químicas que fornecem energia. É fonte declorofila, que auxilia na destoxificação aumentando a eliminação de toxinas de nosso organismo.

Complementação Saúde com Ciência
Na impossibilidade de fazer refeições completas, a depender de onde você irá passar o carnaval. Veja opções de lanches saudáveis para a dieta de carnaval.

As dicas foram do Saúde com Ciência e da rede Mundo Verde

FONTE: http://www.saudecomciencia.com/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK