PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

FATORES QUE LEVAM AO ENVELHECIMENTO


FATORES QUE LEVAM AO ENVELHECIMENTO

Morrer é uma das condições da vida. Assim, desde que nascemos, sabemos que o tempo que estaremos entre nossos contemporâneos será limitado e que, depois de 50 ou 70 anos de saúde, a decadência do organismo trará consigo enfermidades. Cientistas descobriram porque as células envelhecem. As células se autodestruiriam após detectar falhas em seu DNA, causadas pelo tempo. A razão para isto é evitar o desenvolvimento de DNA defeituoso, que causa câncer. Embora o grupo responsável pela descoberta não acredite que isto vá levar a um “elixir da juventude”, a descoberta pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de novas drogas para doenças relacionadas ao envelhecimento, como diabetes e doenças do coração. 
De acordo com os cientistas, o avanço em drogas para combater essas doenças deve ser feito com cuidado. O risco seria acabar fazendo com que as células não se autodestruam, gerando tumores. Passou um interessante documentário da BBC de Londres sobre o corpo humano na TV Cultura do Brasil. Um dos capítulos deste documentário era justamente sobre o processo de envelhecimento nos nossos corpos. Os melhores e mais proeminentes cientistas apresentaram interessantes teorias para tratar de explicar o fato, assim como as possíveis soluções para diminuir seus efeitos, ou reverte-los em forma definitiva. As explicações cientificas sobre o envelhecimento se baseiam em observações sobre objetos comuns que nos rodeiam, os quais se deterioram ao longo do tempo.
Surge assim a ideia natural de que qualquer aparelho complexo, seja uma pessoa, um automóvel ou uma ponte de concreto, tendem a 'envelhecer' e deteriorar na medida que transcorre o tempo. A primeira explicação apresentada naquele interessante programa de TV, está baseada na deterioração das copias celulares ao longo da existência. A segunda explicação, na deterioração causada pela oxidação, visto que nosso organismo absorve e utiliza este ativo elemento químico durante toda a vida. Vejamos fatores que nos tiram a longevidade :

Hábito de fumar:
Pesquisas demonstram que fumantes de 10 ou mais cigarros por dia, por um período de 10 anos, apresentam mais rugas profundas e pele com claros sinais de atrofia e perda de elasticidade do que não fumantes. O tabaco, através de vários de seus sub-produtos (entre eles, a nicotina), reduz a oxigenação da pele da face, com consequente atrofia de suas fibras colágenas e elásticas. São essas fibras que fornecem o "suporte" interno da pele, e sua atrofia favorece a perda de sustentação em algumas áreas (flacidez) e o aparecimento de "rachaduras" (sulcos) em outras.  
           
Alterações do peso corporal:
O efeito "sanfona" provocado pela alternância entre períodos significativos de ganho e perda de peso acaba reduzindo a aderência entre a pele e as camadas de tecido logo abaixo dela (subcutâneo e musculatura). Esta perda de aderência favorece o aparecimento de flacidez cutânea em várias áreas da face, especialmente nas bochechas e no pescoço.     

Estresse:
Trabalho exaustivo (sem repouso adequado), alimentação de baixa qualidade e sedentarismo provocam um desgaste paulatino e constante do organismo, aumentando a velocidade do envelhecimento.

Exposição solar:
Um relatório publicado pela academia americana de dermatologia afirmou que a maioria das características indesejáveis associadas à pele envelhecida são o resultado do dano provocado pela radiação ultravioleta emitida pelo sol. Pessoas com hábito de "tomar sol" entre as 10 horas da manhã e 15:00 horas, ao longo de muitos anos (geralmente desde a infância), tendem a envelhecer com maior rapidez. Indivíduos de pele muito clara são especialmente afetados, pois se queimam com facilidade, ao invés de se bronzear. Se o intuito é manter a pele jovem e ao mesmo tempo bronzeada, moderação é a palavra chave: bronzeamento sempre lento e progressivo, utilizando protetores solares (FPS 15 ou maior) longe do período do dia com maior incidência de radiação infravermelha (entre 10h00min e 15h00min).

Read more at http://www.variedades1.com/2013/01/fatores-que-levam-ao-envelhecimento.html#OcQLcPXGqyU0RAwZ.99 


FONTE: http://www.variedades1.com/2013/01/fatores-que-levam-ao-envelhecimento.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK