PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

GASOLINA - Alta de 5% não atende a Petrobras

Rio Um aumento no preço da gasolina em 5% nas bombas, como previu a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), seria insuficiente para atender à previsão do plano de negócios da Petrobras para 2012-2016.

A companhia pôs como premissa do plano, para conseguir financiar o aumento nos investimentos da empresa até 2016, para US$ 236,5 bilhões, 15% de reajuste para gasolina e 15% para diesel. Em 25 de junho do ano passado, a gasolina foi reajustada nas refinarias em 7,83%. Agora, faltariam cerca de 7% para que a previsão da estatal fosse atendida. O diesel recebeu dois reajustes, de 3,94%, em junho, e outro de 6%, em julho. A ata do Copom não fez menção a diesel, combustível que tem maior impacto para o caixa da empresa.

Expectativa
Nos corredores da Petrobras, havia expectativa nesta quinta-feira de que o reajuste possa sair na noite de hoje. O preço praticado ao consumidor é composto por três parcelas, realização do produtor ou importador, tributos e margens de comercialização.

O preço da gasolina ao consumidor responde à seguinte composição: 18% ficam com distribuição e revenda, 10% com custo etanol anidro, 28% com ICMS, 8% Cide e PIS/PASEP e Cofins e outros 36% de realização da Petrobras.

O ICMS não deve ser reduzido, já que isso dependeria de uma remota possibilidade de acordo entre todos os Estados.

Dilma desconversa
A presidente Dilma Rousseff não quis falar sobre o assunto aumento de gasolina ontem. Depois de deixar José Manuel Durão Barroso, presidente da Comunidade Europeia, e Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, na rampa do Palácio do Planalto, Dilma gastou toda sua simpatia para se esquivar de responder sobre os combustíveis.

"Eu só vim dizer oi", falou aos repórteres que se aglomeravam esperando para lhe fazer perguntas. Ao ouvir o apelo para que falasse sobre o reajuste, riu e respondeu: "Eu não falo sobre aumento da gasolina. Falo sobre a redução da conta de energia elétrica: 18,32%".

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1227080

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK