PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Óculos são furtados de estátua


RACHEL DE QUEIROZ

Óculos são furtados de estátua


Ícone da literatura no Brasil, a escritora Rachel de Queiroz é natural de Quixadá e deu importante visibilidade ao município cearense, constituindo um de seus maiores patrimônios imateriais. A estátua foi inaugurada em 2012 FOTO: ALEX PIMENTEL
Quixadá Os óculos da estátua que homenageia a escritora Rachel de Queiroz, na Praça da Cultura, neste município, foram furtado na madrugada de ontem. O fato causou indignação e especulação entre quem passava pelo local ao longo do dia de ontem.

Os mais atenciosos logo notavam a falta da armação de metal. O comerciante Adalberto Martins considerou o ato um absurdo, desrespeito mesmo. A dona-de-casa Julia Ferreira, acostumada a passear pela praça ao amanhecer do dia, logo associou o fato à ação de vândalos. "Como se trata de um metal valioso (bronze), roubaram", deduziu.

A notícia do furto teve grande repercussão na Internet, por meio do Facebook. Muitos internautas criticaram o ato.

O coronel Rômulo Tavares comentou ter dado três meses para acontecer situação dessa natureza. Para Elizeu Pinheiro deveriam era ler os livros que ela escreveu e não roubar seus óculos. A universitária Rute Soares acredita que foi coisa de "gente sem escrúpulos e sem a menor consciência cultural e moral". Alguns exigiram mais segurança na praça, onde, além da Fundação Cultural, funciona o Memorial em homenagem a Rachel de Queiroz, sendo ainda ponto de encontro da cidade, principalmente de universitários.

Conforme um dos coordenadores da Fundação Cultural de Quixadá, Blasco Monte, realmente houve a tentativa de furto do óculo da estátua. O episódio ocorreu na noite da última quinta-feira, 17, quando foi realizada uma sessão de cinema ao ar livre. Houve necessidade de apagar as luzes da praça. "Alguém tentou se aproveitar da escuridão para furtar a peça. Entretanto o vigia flagrou o larápio e recuperou o artefato. O delinquente conseguiu fugir, mas os óculos já estão com a equipe da Fundação. Caso haja insistência de malfeitores em bolinar a estátua, a qual recebe o nome da escritora, a Fundação poderá instalar câmaras de vigilância", acrescentou o coordenador.

Novos óculos
Segundo o cineasta e escritor Clébio Viriato Ribeiro, um dos responsáveis pelo projeto da estátua, o escultor Murilo Sá Toledo, autor da obra, enviará um especialista para fixar os óculos na escultura. Ele também confeccionou mais dois óculos e enviará a forma para a Fundação.

A estátua da célebre escritora, cearense imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) foi inaugurada em novembro de 2012, no encerramento da I Semana Rachel de Queiroz. Foi a forma encontrada pela Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá (ACVQ) e a Rede de Atenção Cego Aderaldo para exaltar e homenagear a ilustre representante da literatura brasileira.

Mais Informações
Fundação Cultural Rachel de Queiroz
Praça da Cultura - Centro
Quixadá
(88) 9939.2506

ALEX PIMENTELCOLABORADOR 


FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1226136

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK