PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 13 de abril de 2013

FRANQUEZA OU GROSSERIA?


FRANQUEZA OU GROSSERIA?

Eu ouvi.
Ninguém me contou.
Escutei com esses ouvidos "que a terra há de comer" , como se dizia lá em Minas.
Escutei a madame ao meu lado dizer para a outra: "sua roupa está muito "feinha" para vir à Missa" , e depois ainda emendou "me desculpe mas eu sou muito franca".
O comentário nem foi assim tão maldoso, afinal que diferença faz o estilo da roupa que coloco para isso ou para aquilo.
O que realmente me preocupa é essa afirmação: "é porque eu sou muito franca" .
Facilmente as pessoas confundem grosseria com franqueza e por isso maltratam os outros e as tratam como se fosse animais que devem ser açoitados, neste caso com palavras, ditas, "francas" . 

Nunca aceitei muito essa coisa de dizer tudo que me vem à cabeça, muitas pessoas acham isso uma virtude, eu acho um defeito.
Aquele que diz tudo o que pensa extrapola o limite do razoável e se coloca numa posição intolerante.
Ora, porque tenho que escutar todas as baboseiras que saem da boca daquele que se acha o máximo?
Não é porque você diz tudo que pensa que tenho que escutar coisas que poderiam ser guardadas na sua mente e não nos ofender com baixarias em nome da franqueza. 

Justificar-se dizendo que "falo o que dá vontade" é se achar melhor do que os outros submetendo todos às suas opiniões e convicções. Nem tudo que você pensa é bonito e deve ser acolhido por todos.
Nem todas as pessoas têm obrigação de ouvir aquilo que você acha que todos têm que ouvir. 

A tal franqueza é, muitas vezes, utilizada para disfarçar uma falta de educação.
Pessoas que agem grosseiramente e não querem admitir que são indelicadas justificam-se dizendo serem francas e falarem sempre a verdade. 

Há ainda aqueles que usam a pseudo-franqueza para humilhar os demais e utilizam essa desculpa para apontar um erro e menosprezar o outro em público. 

A tal franqueza é, também, utilizada para esconder uma falta de tato no relacionamento social.
Pessoas que não sabem se comportar com o outro, em sociedade, se arvoram em se dizer francas para agir da maneira que elas bem entendem. 

Não quero dizer aqui, que não devamos falar sempre a verdade ou expor as nossas opiniões, mas nem toda verdade precisa ser dita em determinadas horas, e vamos ser sinceros, há lugares e momentos certos para se falar a verdade.

Havia um ditado entre os romanos que pode muito bem nos orientar como agir: "aos amigos se chama atenção em silêncio, mas se for pra elogiar que se faça em público".
Esta é uma regra de ouro.
Se você realmente considera aquela pessoa como amiga e por ela tem apreço e carinho, corrija-a em silêncio, com respeito, caridade e ternura.
Mas se for pra elogiar, que isso seja feito aos quatro ventos e diga pra todos as qualidades desta pessoa.
Isso sim é uma atitude digna e respeitosa e não se travestir de justiceiro e usar aquela pseudo-franqueza para diminuir e humilhar quem está ao seu lado.

Na próxima vez que você precisar corrigir alguém lembre disso que acabamos de conversar, mas lembre-se também que na nossa boca sempre soa melhor um elogio do que uma crítica ácida e maldosa .

Padre Juarez de Castro



FONTE: https://groups.google.com/forum/?fromgroups=#!topic/turmadobafometro/D3Q4mTJ4h3Y

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK