PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 7 de maio de 2013

Quatro blitze volantes farão apreensão de carros multados


POR DIA

Quatro blitze volantes farão apreensão de carros multados


A operação deverá acontecer das 7h às 19h nas principais ruas e avenidas da capital cearense

A partir do dia 13 de maio, os motoristas que estacionarem seus veículos em cima de calçadas ou em locais proibidos poderão não encontrar mais o carro onde pararam. Isso porque na manhã desta segunda-feira, em reunião no Ministério Público Estadual (MPE), os órgãos municipais e estaduais de trânsito firmaram uma parceria que deve iniciar com quatro blitze volantes nas principais ruas e avenidas da Capital. As equipes estarão munidas de seis reboques que devem direcionar os veículos em posição de infração para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), no bairro Maraponga.

A expectativa do Detran, com a nova operação, é aumentar o número de apreensões em 100%. As equipes irão atuar em avenidas como Santos Dumont, Desembargador Moreira, Aguanambi, entre outras FOTO: Waleska Santiago

Os engarrafamentos gerados pela grande quantidade de veículos nas ruas de Fortaleza, aliado às diversas obras de mobilidade urbana, se agravam quando no meio do caminho os condutores se deparam com carros e motos em estacionamentos irregulares. Na tentativa de aliviar um pouco essa situação, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), em parceria com o Detran e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), decidiu unir forças para multar os motoristas infratores e rebocar esses veículos.

Segundo coronel Túlio Studart, comandante da PRE, as blitze volantes vão atuar em avenidas como Santos Dumont, Desembargador Moreira, Aguanambi, além das ruas mais movimentadas do Centro e também da Aldeota. Conforme ele, a operação deverá acontecer, diariamente, de 7h às 19h. "Nós da PRE iremos continuar atuando com dez blitze na periferia da Cidade. Além disso, vamos deslocar quatro equipes para fazer a segurança nos agentes da AMC e do Detran", explica.

Deslocamento

O chefe do Núcleo de Trânsito da AMC, Arcelino Lima, explica que esta será uma maneira de diminuir a dificuldade de deslocamento dos veículos na Capital, aumentando o fluxo dos mesmos. A expectativa, segundo ele, com essa nova operação, é que o número de apreensões aumente 100% nos primeiros meses. "Atualmente, a AMC trabalha com dois reboques, mas agora, em parceria com o Detran, vamos ter mais facilidade de fazer as apreensões. Serão seis reboques disponíveis. Quatro do Detran e dois nossos", diz.

O superintendente do Detran, Igor Ponte, ressalta que, atualmente, o órgão atua com três blitze permanentes na periferia da Cidade. Contudo, para reforçar a operação nas principais vias estas equipes serão deslocadas. "Vamos circular por bairros onde a disputa por espaço é maior, como o Centro, Aldeota, Joaquim Távora e Edson Queiroz. A prioridade será apreender veículos estacionados em locais proibidos", afirma.

Segundo dados do Detran, somente no ano passado, o órgão apreendeu, no Estado, 24.587 veículos, sendo que 90% destes foram por falta de licenciamento. De janeiro a abril, foram 7.800 entre carros e motos. Igor Ponte explica que os carros apreendidos são levados para dois pátios do órgão, um na Maraponga que abriga, hoje, 3.000 carros, e outro no município de Itapebussu, que retém cerca de 3.000 veículos também.

Leilão

Na tentativa de reduzir a quantidade de veículos nos pátios do Detran, Igor Ponte informa que, a partir de 15 de maio, estará aberto ao público um leilão virtual com cerca de mil carros, por meio do site do órgão. Ele explica que, segundo a lei, qualquer carro apreendido há mais de 90 dias poderá ser leiloado. "Basta entrar no site do Detran e ver as regras do leilão", destaca.

Para o promotor de Justiça Gilvan Melo, que coordena o Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas de Trânsito (Naetran), a medida realizada em conjunto certamente será mais eficaz e deverá aliviar o trânsito na Capital. "Basta andar pela Cidade para perceber as irregularidades. A questão é que todos acreditamos que as pessoas acham que têm o direito de parar onde querem, contanto que estejam próximas do trabalho ou do destino procurado. Mas, é preciso mostrar que não é desta maneira", ressalta.

KARLA CAMILAREPÓRTER 

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1264369

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK