PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 16 de junho de 2013

Evangelho do Dia

Evangelho segundo São Lucas 7, 36-8,3 ou 36-50


Naquele tempo: 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.


Domingo, 16 de Junho de 2013.
Santo do dia: Beata Maria Teresa Sherer, virgem
Cor litúrgica: verde
Primeira leitura: Segundo livro de Samuel 12, 7-10.13
Leitura do segundo livro de Samuel:
Naqueles dias: 17Sucedeu que o filho da dona da casa caiu doente, e o seu mal era tão grave que ele já não respirava. 18Então a mulher disse a Elias: 'O que há entre mim e ti, homem de Deus? Porventura vieste à minha casa para me lembrares os meus pecados e matares o meu filho?' 19Elias respondeu-lhe: 'Dá-me o teu filho!' Tomando o menino do seu regaço, levou-o ao aposento de cima onde ele dormia, e o pôs em cima do seu leito. 20Depois, clamou ao Senhor, dizendo: 'Senhor, meu Deus, até a viúva, em cuja casa habito como hóspede, queres afligir, matando-lhe seu filho?' 21Depois, por três vezes, ele estendeu-se sobre o menino e suplicou ao Senhor: 'Senhor, meu Deus, faze, te rogo, que a alma deste menino volte às suas entranhas'. 22O Senhor ouviu a voz de Elias: a alma do menino voltou a ele e ele recuperou a vida. 23Elias tomou o menino, desceu com ele do aposento superior para o interior da casa, e entregou-o à sua móe, dizendo: 'Eis aqui o teu filho vivo'. 24A mulher exclamou: 'Agora vejo que és um homem de Deus, e que a palavra do Senhor é verdadeira em tua boca'.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo 32
Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!
R: Eu confessei, afinal, meu pecado e perdoastes, Senhor, minha falta.
Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!' E perdoastes, Senhor, minha falta.
R: Eu confessei, afinal, meu pecado e perdoastes, Senhor, minha falta.
Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo. Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! Corações retos, cantai jubilosos!
R: Eu confessei, afinal, meu pecado e perdoastes, Senhor, minha falta.

Segunda leitura: Gálatas 2, 16.19-21
Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas:
Irmãos: 16Sabendo que ninguém é justificado por observar a Lei de
Moisés, mas por crer em Jesus Cristo, nós também abraçamos a fé em Jesus Cristo. Assim fomos justificados pela fé em Cristo e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado. 19Aliás, foi em virtude da Lei que eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Com Cristo, eu fui pregado na cruz. 20Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou. 21Eu não desprezo a graça de Deus. Ora, se a justiça vem pela Lei, então Cristo morreu inutilmente.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7, 36-8,3 ou 36-50
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Tanto amor Deus nos mostrou, que seu Filho entregou como vítima expiatória pelas nossas transgressões (1Jo 4, 10)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: 'Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora.' 40Jesus disse então ao fariseu: 'Simão, tenho uma coisa para te dizer.' Simão respondeu: 'Fala, mestre!' 41'Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinqüenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?' 43Simão respondeu: 'Acho que é aquele ao qual perdoou mais.' Jesus lhe disse: 'Tu julgaste corretamente.' 44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: 'Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor.' 48E Jesus disse à mulher: 'Teus pecados estão perdoados.' 49Então, os convidados começaram a pensar: 'Quem é este que até perdoa pecados?' 50Mas Jesus disse à mulher: 'Tua fé te salvou. Vai em paz!' 8,1Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor
 
Comentário do dia Santo Ambrósio (c. 340-397)
Bispo de Milão, Doutor da Igreja
A Penitência, II, 8; SC 179

«A tua fé te salvou. Vai em paz»
«Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes» (Mt 9,12). Mostra pois ao médico a tua ferida, para poderes ser curado. Mesmo que lha não mostres, ele conhece-a, mas exige que tu lhe faças ouvir a tua voz. Lava as tuas feridas com as tuas lágrimas. Foi assim que esta mulher de que nos fala o Evangelho se livrou do seu pecado e do mau odor do seu desvario; foi assim que ela se purificou das suas faltas: lavando os pés de Jesus com as suas lágrimas.
Reserva-me também, Jesus, o cuidado de Te lavar os pés, que sujaste ao caminhar em mim! [...] Mas onde poderei encontrar água viva para Te lavar os pés? Se não tenho água, tenho as minhas lágrimas. Faz com que, ao lavar-te os pés com elas, eu próprio fique purificado! E que hei-de fazer para que digas de mim: «São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou»? Confesso que a minha dívida é considerável e que me foi «dado mais», a mim que fui arrancado ao barulho das querelas da praça pública e das responsabilidades do governo para ser chamado ao sacerdócio. Temo, por conseguinte, ser considerado um ingrato se amar menos, quando me foi dado mais.
Não posso comparar a qualquer pessoa essa mulher que com justiça foi preferida ao fariseu Simeão, que recebia o Senhor para jantar. Mas a todos aqueles que querem merecer o perdão, ela dá um ensinamento beijando os pés de Cristo, lavando-os com as suas lágrimas, enxugando-os com os seus cabelos, ungindo-os com perfume. [...] Se não conseguirmos ser iguais a ela, o Senhor Jesus saberá vir ao encontro dos fracos. Quando não há ninguém que saiba preparar uma refeição, trazer perfume, trazer consigo uma fonte de água viva (cf Jo 4,10), é Ele próprio que vem.

TwitterFacebookOrkut
Arautos do Evangelho
Copyright© Arautos do Evangelho 2011 Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK