PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 25 de junho de 2013

Na contramão do momento do país, FCF “vira a mesa” na Taça Fares Lopes

Na contramão do momento do país, FCF “vira a mesa” na Taça Fares Lopes

Publicado em 24/06/2013 - 20:58 por  | 

imagem
Em meio a manifestações e atos contra corrupção no país, a Federação Cearense de Futebol divulga uma portaria anistiando clubes suspensos, permitindo que as equipes possam disputar a Taça Fares Lopes. Como se não bastasse a “virada de mesa”, a entidade também propõe uma mudança na fórmula de disputa da competição, que passaria a ser no estilo mata-mata, favorecendo apenas as equipes em atividade nas competições nacionais.
Na lista de anistiados estão Juazeiro, Barbalha e Fortaleza, suspensos ano passado por se inscreverem na Fares Lopes e desistirem após a divulgação da tabela e regulamento. A pena, de acordo com portaria divulgada antes do início da competição, previa a exclusão do torneio em 2013. No entanto, sem nenhum argumento convincente, a FCF resolveu deixar de lado punições que foram cumpridas em anos anteriores por outros filiados, como o Itapipoca, que desistiu do torneio em 2011.
O diretor de competições da FCF explicou que a entidade havia feito um “acordo” com o Tricolor de Aço para que o clube desistisse de disputar a Fares Lopes do ano passado para “não atrapalhar a competição, pois se o Fortaleza fosse campeão não poderia ter a vaga pelo ranking da CBF”. É bom lembrar que por conta de “acordos” entre clube e entidade, a Série C se transformou numa grande batalha jurídica.
A explicação não convence. Com ou sem acordo, o Fortaleza deveria cumprir a pena. Pelo bem da ética e da seriedade do futebol cearense. A anistia, aliás, nos dá margem a pensar que exista interesse no caso. Pela nova metodologia do ranking da CBF, a vaga tricolor na Copa do Brasil do ano que vem parece ameaçada. Disputar a Fares Lopes seria a única forma de manter as chances de ter o clube na competição nacional.
Mas a inclusão do Fortaleza não é a única decisão equivocada da FCF. Mudar o regulamento de um torneio, criado para dar calendário aos clubes que não disputam competições nacionais, e adotar uma fórmula mata-mata é bem estranho. Ora, se a Fares Lopes existe para tirar do ostracismo as equipes que não têm Campeonato Brasileiro no segundo semestre, que atrativo oferece quando passa a ser disputada no sistema eliminatório? Como um clube pode formar um elenco, assinar contrato com jogadores de no mínimo três meses (como exige a lei) e correr o risco de ser eliminado após disputar apenas dois jogos?
Enquanto nas ruas, os protestos avisam que o “gigante acordou”, as atitudes dos dirigentes que cuidam do futebol cearense nos remete aos tempos em que o esporte não tinha a menor credibilidade. Se o critério técnico é o único capaz de garantir um clube em quaisquer competições, a anistia anunciada pela FCF escancara a certeza que ainda existe muito a se fazer. Que o exemplo das ruas, da consciência política e da luta por melhores dias se estabeleça também no nosso futebol cearense.
FONTE:
http://blogs.diariodonordeste.com.br/fabianorodrigues/taca-fares-lopes/na-contramao-do-momento-do-pais-fcf-vira-a-mesa-na-taca-fares-lopes/

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK