PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 14 de julho de 2013

Laranja que pesa 2 kg é destaque em Festa da Colheita no interior de SP

Fruta demorou um ano para ser colhida, diz produtor rural de Guatapará.
Evento comemora 51 anos de fundação da colônia japonesa Mombuca.

Do G1 Ribeirão e Franca
Uma laranja que chega a pesar cerca de dois quilos, segundo produtores rurais, é um dos destaques da Festa da Colheita, evento realizado neste fim de semana pela colônia japonesa de Mombuca, emGuatapará (SP). A fruta cítrica é um dos 400 itens – entre legumes, verduras, flores e artesanato - em exposição na feira que se encerra neste domingo (14) e que promove também danças e comidas típicas da comunidade em comemoração aos seus 51 anos de imigração.
De acordo com o produtor rural Koji Nitta, de 60 anos, um dos organizadores da festa, as cinco laranjas à mostra, no tamanho semelhantes a melões, são resultado de um processo cuidadoso de plantio que não se utilizou de agrotóxicos e cuja colheita foi realizada após um ano. Além do tamanho, Nitta garante que a fruta é saborosa e ideal para fazer doces. “A mão japonesa é boa, mas é uma combinação. Também tem que ter terra boa”, disse, elogiando a qualidade do solo brasileiro.
Para o aposentado Valdomiro Chiba, morador da colônia, o segredo para a produtividade acima da média é a dedicação. “Esse pessoal é todo dedicado a isso. O pessoal faz muito pela exposição, quer apresentar as melhores coisas”, diz.
A laranja, no entanto, é um dos produtos agrícolas que chamam a atenção dos frequentadores da Festa da Colheita. Para o comerciante Sérgio Carlos Tavares, que saiu de Santa Catarina para visitar a feira, o resultado final do repolho é de encher os olhos. “Quis bater uma foto para mostrar para o pessoal de lá. Impressiona bastante”, afirma.
  •  
Fruta foi colhida em Guatapará após um ano no campo (Foto: Claudio Oliveira/EPTV)Fruta foi colhida em Guatapará após um ano no campo (Foto: Claudio Oliveira/EPTV)
Imigração japonesa
A colônia rural de Mombuca formou-se pela imigração de famílias japonesas para a região em 1962. Desde então, a comunidade mantém tradições culturais como o ensino de língua japonesa e celebrações, como a homenagem anual na abertura da Festa da Colheita aos antepassados que ajudaram a fundar a fazenda há 51 anos. “Eles deixaram para nós tudo isso. Precisamos respeitar essa herança”, afirma o comerciante Sonei Omogui.
Laranja de 2 kg é destaque em Festa da Colheita de Mombuca (Foto: Claudio Oliveira/EPTV)Laranja de 2 kg é destaque em Festa da Colheita de Mombuca (Foto: Claudio Oliveira/EPTV)


FONTE:
http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/07/laranja-que-pesa-2-kg-e-destaque-em-festa-da-colheita-no-interior-de-sp.html

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK