PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 7 de julho de 2013

T.J. Clark pede para que brasileiros neguem a realização da Copa


Vladimir Safatle critica quem considera luta contra corrupção conservadora.
Movimento Passe Livre também foi discutido por Tales Ab'Saber.

Letícia MendesDo G1, em Paraty
O historiador britânico T.J. Clark durante mesa sobre protestos, que aconteceu neste sábado (6), na Flip (Foto: Flavio Moraes/G1)O historiador britânico T.J. Clark durante mesa sobre protestos, que aconteceu neste sábado (6), na Flip (Foto: Flavio Moraes/G1)
Ocupando o lugar que deveria ser do escritor Michel Houellebecq, que cancelou por "problemas pessoais", a mesa "Da arquibancada à passeata, espetáculo e utopia" foi encaixada na programação da 11ª Flip em função dos protestos que acontecem no Brasil e no mundo.
Com mediação do jornalista Mario Sergio Conti, T.J. Clark, Tales Ab'Saber e Vladimir Safatle desenvolveram seus pensamentos sobre as manifestações que também questionam os gastos e acertos políticos envolvidos na realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas – eventos marcados para 2014 e 2016, respectivamente, no país.
G1 transmitirá ao vivo todas as mesas da Flip 2013, tanto com áudio traduzido (se a palestra não for em português) quanto com áudio original.
O crítico e historiador britânico T.J. Clark fez uma crítica ao espetáculo criado em torno de um esporte. "Não é o culto ao futebol que está sendo contestado, mas sua Igreja que está, as catedrais do futebol estão cada vez maiores. Algo está acontecendo que nem o Pelé conseguirá espantar essa raiva. Um lugar onde se tem prazer será cercado pela vigilância. A Copa do Mundo será totalmente securizada", afirmou. Clark também sugeriu que os brasileiros façam "uma demanda simples" e neguem a realização da Copa. "Quem se importa com isso? O Estado se importa", disse, brincando que ainda está se recuperando das Olimpíadas em Londres e do bebê da família real.
O filósofo Vladimir Safatle afirmou ser incorreto que algumas pessoas digam que "não há pauta" nas manifestações. "Tenho vários amigos esquerdistas que temeram quando o problema da corrupção apareceu, dizendo que essa é uma pauta conservadora. De onde veio essa ideia de que a luta contra a corrupção é uma pauta conservadora? Acho muito estranho". Safatle disse que os últimos 20 anos foram um hiato na história brasileira. "Estamos vivendo a volta da política às ruas. Temos que retirar a política dos bastidores e recolocá-la a partir de um conjunto de demandas populares. Havia um descontentamento social. Entramos em crise de representação e isso foi bem colocado pelas manifestações", afirmou.
O Movimento Passe Livre, que defende a adoção da tarifa zero para o transporte público, também foi lembrado pelo psicanalista Tales Ab'Saber, que disse ter reparado desde 2005, em avenidas de São Paulo, cerca de 15 meninos saírem nas ruas sempre que havia aumento de tarifa. "O movimento é organizado por 40 pessoas. Qual é a força política delas? O que mobilizou milhões de pessoas? Eles fizeram um diagnóstico aprofundado de onde a máquina falsificada da democracia falhava", afirmou.
"Demanda cidadã"
Ab'Saber falou que o Movimento Passe Livre é uma "ação crítica sobre o presente" e abriu os olhos para a possibilidade do transporte público ser de fato público, que é uma demanda cidadã que discute o modelo de desenvolvimento de desenho da cidade. O psicanalista também comentou a vitória do Passe Livre sobre a Polícia Militar. "Eles venceram o longo déficit brasileiro de crítica aos militares no nosso país. Esse elemento deu legitimidade muito grande para o movimento. A Polícia Militar de SP tem que começar a agir dentro da lei, o que ela não faz desde 1974".
Clark também comentou sobre o Movimento Passe Livre, dizendo que ele "é exatamente o tipo de movimento de esquerda que parece ter esperança no momento atual". "É uma demanda modesta, que o Estado enxerga como desafio real e que será resistida pelo estado capitalista e seus poderes. A polícia vai ser convocada para reprimi-la. A resistência produz revolta e mobilização política", completou.


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK