PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Docas negocia com nova companhia de cruzeiros

PARA A COPA DO MUNDO

Docas negocia com nova companhia de cruzeiros

23.08.2013
O contato, agora, é com a Royal Caribbean International, segunda maior empresa deste segmento no mundo
A Companhia Docas do Ceará (CDC) está em negociações com a companhia de cruzeiros Royal Caribbean International com o objetivo de trazer ao Porto do Mucuripe uma nova linha de cruzeiros para o período da Copa do Mundo de 2014. O presidente da CDC, Paulo André Holanda, reuniu-se, na semana passada, com representantes da empresa, que é a segunda maior do mundo no segmento, e afirma que há grande interesse dos empresários em confirmar a vinda de um navio, que atracaria no novo Terminal de Passageiros do porto.

Há grande interesse da Royal Caribbean International, que ainda não possui nenhuma linha para o Ceará, em confirmar a vinda, durante a Copa, de um navio, que atracaria no novo terminal de passageiros do Porto do Mucuripe FOTO: DIVULGAÇÃO

"Tivemos contato com o assessor direto do vice-presidente da Royal Caribbean, ele esteve conosco na semana passada, ficou encantado com a obra da estação de passageiros e, agora, vai vir o presidente pra tratar da vinda dessa nova linha ao terminal", aponta Holanda. O novo terminal já garantiu o navio MSC Divina, que é considerado o mais luxuoso cruzeiro da MSC Cruzeiros, para atracar em junho, durante a Copa. A armadora italiana virá com passageiros dos Estados Unidos.

Segundo o presidente da CDC, diferentemente da MSC, a Royal Caribbean não possui nenhuma linha no Estado, sendo esta completamente nova e que, acredita, poderá se consolidar também para a alta estação de cruzeiros, que ocorre no período de novembro a março. Ele aponta que representantes da empresa já haviam vindo a Fortaleza em 2010, mas que, agora, estariam mais confiantes em trazer um navio.

Terminal de passageiros

Planejado para garantir infraestrutura para a expansão do turismo de cruzeiros na cidade, atendendo às demandas da Copa do Mundo, o terminal de passageiros do Porto de Mucuripe se encontra com 65% de suas obras prontas e, segundo Holanda, terá sua estação entregue em abril do ano que vem, com atraso, mas ainda a tempo para a Copa do Mundo. "Vamos finalizar até o fim deste ano o cais de atracação de 350 metros, com a retroárea de 50 mil metros quadrados, 40 mil metros quadrados para a área de contêineres e carga limpa e mais dez mil metros de estacionamento, de área urbanizada. Até dezembro, vamos finalizar também a área de bagagens", disse.

De acordo com Holanda, um dos motivos do atraso foram as chamadas ondas ´swell´, que obrigou a empresa executora da obra a reduzir o ritmo das atividades. "Mas desde mês de julho que estamos acelerados, e a empresa com certeza dará tempo de entregar o terminal, a estação de passageiros, para a Copa do Mundo", compromete-se. A obra, orçada em R$ 142 milhões, estava inicialmente programada para ser entregue no fim deste ano.

Arrendamento

O presidente do CDC participou ontem do VIII Congresso Brasileiro de Regulação, no Centro de Eventos, que contou também com a presença do ministro Leônicas Cristino, que falou sobre o novo marco regulatório dos portos. O ministro reforçou que está esperando o recebimento dos estudos de viabilidade técnico-econômica e ambiental para o arrendamento de duas áreas de movimentação de grãos no Porto do Mucuripe.

De acordo com ele, até o fim do ano, o processo licitatório deverá ser lançado. As áreas fazem parte do terceiro bloco licitatório. São, ao todo, 159 áreas divididas em quatro blocos. As licitações do Mucuripe devem seguir o critério de maior movimentação de carga.

SÉRGIO DE SOUSAREPÓRTER 


FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1307829

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK