PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 11 de agosto de 2013

O ´xou´ agora é outro

ESPECIAL

O ´xou´ agora é outro

11.08.2013

Ex-paquitas de Xuxa, Ana Paula Guimarães, Tatiana Maranhão e Andrezza Cruz fizeram carreira na TV, mas por trás das câmeras
O tempo que passaram como paquitas, elas dizem, foi "tão bom, bom, bom" - quem não lembra dos versos de "Fada madrinha", grande sucesso musical do grupo, cujo primeiro disco chegou até a vender 800 mil cópias no fim dos anos 1980? Sim, era bom estar na televisão.

Ex-assistentes de palco, Tatiana Maranhão, Ana Paula Guimarães e Andrezza Cruz (sentada) contam como é trabalhar na TV, mas longe dos holofotes Foto: Leo Martins

Ana Paula Guimarães, a Catuxa, foi assistente de palco de Xuxa durante seis anos, em diferentes épocas. Já Tatiana Maranhão, conhecida como Paquitita, fez parte da trupe por outros quatro. E Andrezza Cruz, da nova geração, que já não tinha apelido, também passou seis anos com a Rainha dos Baixinhos. No entanto, apesar da desenvoltura que sempre demonstraram em frente às câmeras, as três se encontraram mesmo por trás delas. Hoje, Ana Paula, Tatiana e Andrezza continuam ligadas à TV, mas em atividades bem diferentes.

Xuxa com as paquitas da primeira geração: Louise Wischermann (no alto, à esq.), Andréa Veiga (no alto, à dir.), Andreia Sorvetão (no alto, centro), Ana Paul Guimarães e Roberta Cipriani

Ana Paula ainda tentou ser atriz. Depois de deixar o dominical "Xuxa" para dar lugar às paquitas da nova geração, atuou em novelas como "Malhação" (1996) e "Pecado capital" (1998), mas logo desistiu da carreira. Resolveu, então, fazer produção teatral. Até receber um convite de Xuxa para ser coach - uma espécie de técnica - das paquitas da turma de 2000. Não parou mais: foi produtora assistente do show "Só para baixinhos 2" e diretora assistente do "TV Xuxa" até ser chamada pelo diretor Jorge Fernando para ser assistente de direção de sua peça "Boom", do filme "Guerra dos Rocha" e - por que não? - de novelas.

Diretora de novelas
"Quando recebi o convite, fui falar com Xuxa e ela disse que, se era a minha vontade, que eu seguisse o meu caminho e fosse feliz", lembra Ana Paula, hoje com 40 anos e duas filhas, uma de 3 e outra de 7 anos. "Eu me podava muito como atriz, não curtia, me criticava quando me via. Não era saudável para mim", avalia ela, que foi paquita em duas fases: de 1987 a 1989 e de 1991 a 1995.

Desde então, Catu, como ainda é conhecida entre amigos, trabalhou do outro lado das câmeras, como assistente de direção, em "Sete pecados" (2007), "Caras & bocas" (2009), "Ti ti ti" (2010) e "O Astro" (2011). Em 2012, foi promovida a diretora com "Guerra dos sexos".

A mudança foi grande. De repente, ela tinha que comandar uma equipe de 130 pessoas e gravar, por dia, 14 cenas em 11 horas. Mas Ana Paula acha que deu conta do recado. Tanto que comemora o fato de já estar escalada para outros dois trabalhos:

"Vou dirigir um programa de humor para a família, que estreia em dezembro, aos domingos, e estou reservada para uma novela, ambos do núcleo do Jorge Fernando".

Andrezza Cruz (a morena no alto à direita): diretora do "TV Xuxa"

A trajetória de Andrezza, que, aos 33 anos, está grávida de oito meses do primeiro filho, Lucas, foi parecida. Ela ficou de 1995 a 2000 como assistente de palco e, quando saiu do "Xuxa Park" para dar vez às paquitas da geração 2000, foi chamada para fazer pesquisas para o DVD "Só para baixinhos".

Depois, seguiu como produtora do "Xuxa no mundo da imaginação", e acabou ocupando a vaga de Ana Paula como assistente de direção do "TV Xuxa" quando a ex-paquita migrou para a dramaturgia. Em 2011, virou diretora do programa.

"Sempre fui muito aparecida, mas não me sentia mais à vontade diante das câmeras. Foi uma fase muito boa da minha vida, uma baita escola e me deu vontade de aprender mais", diz Andrezza, que acredita que o trio aproveitou as boas oportunidades que surgiram: "Vestimos a camisa, somos fiéis. Plantamos para colher", declara.

Tatiana Maranhão (no alto à esquerda jornalista). A Paquitita, tem 36 anos e, há nove, trabalha como assessora de imprensa de Xuxa

Deslocada
Tatiana foi a que ficou menos tempo no posto de paquita - ficou no ar de 1987 a 1991, e saiu por vontade própria. Sabia que tinha "vida de princesa", como ela mesma diz, e que muitas meninas queriam estar em seu lugar. Mas acredita que não se encaixava no mundo artístico:

"O que mais me incomodava era as pessoas prestarem atenção em tudo, na cor da minha unha, como estava o meu cabelo... Nunca soube lidar com isso. E também não tinha o menor traquejo com as câmeras".

Mudança radical
Na época do lançamento do filme "Sonho de verão", estrelado pelas paquitas da época, Tatiana deixou o "Xou" e acabou virando recepcionista de uma agência de turismo: "Queria ter uma experiência de trabalho normal. Fiquei por um ano e fiz amizades maravilhosas".

Mas, logo em seguida, Tatiana foi convocada. Virou produtora dos shows de Xuxa e, após cursar a faculdade de jornalismo, paga pela "patroa", virou sua assistente de assessoria de imprensa. Há 10 anos, é a titular.

"Estou feliz com o que faço hoje, principalmente porque sou assessora de Xuxa, que sempre foi carinhosa comigo e com os meus filhos (um de 3 e outro mais velho, de 12 anos). Eu me sinto realizada profissionalmente e hoje não me imagino fazendo nada além disso", garante.

NATÁLIA BOEREAGÊNCIA O GLOBO 

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1302395


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK