PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Viemos de Marte?

Publicado por: 
É óbvio que, para a pergunta acima, a resposta é clara, nós não viemos de Marte! No entanto, é sim possível que um antepassado de toda a vida na Terra possa ter vindo de Marte, mas isso num passado muito longínquo, quase impensável por nós.

E então surge a segunda pergunta: Nossos antepassados podem ter vindo de Marte? Também não é bem assim. Não foi um 'ser' parente nosso, que veio de Marte.

Estudo apresentado por químico em conferência na Itália afirma que Terra não teria como suportar minerais que ajudaram na formação da vida.

Viemos de Marte

A teoria apresentada pelo químico Steven Benner, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Westheimer (EUA),na Conferência de Goldschmidt, em Florença, na Itália.

Que forma de vida ou pré-forma de vida veio de Marte?

A forma como átomos se juntaram pela primeira vez para formar os três componentes moleculares dos seres vivos - RNA, DNA e proteínas - sempre foi alvo de especulação acadêmica.

Embora não sejam as mais complexas que aparecem na natureza, ainda assim não se sabe como estas moléculas surgiram. Acredita-se que o RNA (ácido ribonucleico) foi o primeiro a surgir na Terra, há mais de três bilhões de anos.

Benner diz os que minerais necessários à formação de estruturas orgânicas que poderiam originar a vida como a conhecemos não existiam na Terra e eram abundantes em Marte. As condições climáticas do nosso planeta também eram muito desfavoráveis à vida.

O cientista acredita que, em face destes dados, a vida teria surgido primeiro em Marte, seguindo para a Terra em meteoritos.

Ele diz que os minerais de boro ajudam na criação de aros de carboidrato, gerando químicos que são posteriormente realinhados pelo molibdênio. Assim surge o RNA.

O ambiente da Terra, nos primeiros anos do planeta, seria hostil aos minerais de boro e ao molibdênio.

'É apenas quando o molibdênio se torna altamente oxidado que ele é capaz de influenciar na formação da vida', diz Benner.

'Esta forma de molibdênio não existira na Terra quando a vida surgiu, porque há três bilhões de anos a Terra tinha muito pouco oxigênio. Mas Marte tinha bastante.'

Segundo ele, isso é 'outro sinal que torna mais provável que a vida na Terra tenha chegado por um meteorito que veio de Marte, em vez de surgido no nosso planeta', completa o cientista.
Leia mais artigos da categoria Ciência.

Fonte: G1.


FONTE:
http://www.saudecomciencia.com/2013/08/viemos-de-marte.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+saudecomciencia%2FSCS+%28Sa%C3%BAde+com+Ci%C3%AAncia%29

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK