PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

41 armas são entregues em menos de um mês

CASA DA PAZ

41 armas são entregues em menos de um mês

25.09.2013

ONG trabalha em prol do desarmamento; entre o material recebido estão um fuzil e três armas de 12 calibre

Desde o início da sua atividade, há menos de um mês, a Casa da Paz, localizada na Rua General Silva Júnior, 154, Bairro de Fátima, já recebeu 41 armas de fogo. A iniciativa, da Organização Não-Governamental (ONG) Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência (MovPaz), tem como objetivo trabalhar em prol do desarmamento e, com isso, reduzir os números da violência na Capital e no Ceará. O Sistema Verdes Mares é o grande apoiador da iniciativa.

A arma é danificada na frente do entregador, ficando irrecuperável. Depois, é levada ao Exército, onde é destruída por completo FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES

Dentre o armamento recebido, estão um fuzil, três armas de 12 calibre, e diversos revolveres e pistolas automáticas e semiautomáticas. Além do material, já foram entregues, também, 348 munições. Em todo o Ceará, existem 36 postos de coleta, que receberam, em nove meses, 283 armas no total, ou seja, uma média de sete armas por posto, segundo explicou o coordenador do MovPaz, Clóvis Nunes.

A colaboração com a Casa da Paz, único posto de coleta da sociedade civil no Estado, segundo ele, é em decorrência da garantia do anonimato. "A pessoa não precisa se identificar, não há complicações e, por isso, não existe o medo quando se está com uma arma cujo a procedência não é legal", ressalta.

Conforme esclarece, para levar o material ao local, é necessário a pessoa emitir a guia de transporte pelo site www.entreguesuaarma.gov.br, garantindo, assim, que o indivíduo não seja autuado se for parado pela Polícia. "Por essa guia, ele recebe um protocolo e é indenizado entre R$ 150 a R$ 450, dependendo do calibre da arma".

Destruição
Ele explica que a arma é danificada na frente do entregador, deixando-a irrecuperável, e não permanece na Casa da Paz uma noite sequer.

"A gente marreta a arma no cano, no tambor, no gatilho e na trava. Elas são levadas pela Polícia e entregues ao exército para a destruição por completo", acrescenta ele. Ainda segundo Clóvis Nunes, de acordo com dados do Ministério da Justiça, circulam no Estado do Ceará, somente nas mãos da sociedade civil, cerca de 253 mil armas. Ele revela que a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelecem o número de seis homicídios por arma de fogo para cada grupo de 100 mil habitantes considerado tolerado, passando de dez a situação passa a ser considerada epidêmica.

"O Ceará mata 47 por 100 mil habitantes e, em Fortaleza, esse número passa de 50. Temos um longo trabalho pela frente", diz. 

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1321626

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK