PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Canindé espera receber 2,5 milhões de fiéis na romaria

SÃO FRANCISCO

Canindé espera receber 2,5 milhões de fiéis na romaria

13.09.2013

A cidade já está em contagem regressiva para a realização da maior festa franciscana das Américas

Canindé. Com o tema "Francisco, um jeito sempre jovem de evangelizar", a Paróquia de São Francisco das Chagas e a Prefeitura de Canindé fazem os últimos ajustes para a maior romaria franciscana das Américas, que acontecerá de 24 de setembro a 4 de outubro, dia em que se comemora o santo protetor da ecologia, da paz e dos animais.
A Romaria de São Francisco de Canindé atrai devotos de todo o mundo, mas tem predominância de pessoas dos Estados nordestinos. A abertura da festa está prevista para a madrugada do dia 24, com caminhada e missa FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

Neste ano, a romaria traz um novo sentido para os devotos, por se tratar da primeira vez na sua história em 255 anos, onde um papa leva o nome do padroeiro da cidade, "Francisco". A devoção ao patrono da natureza e dos pobres começou em 1758. São previstos cerca de 2,5 milhões de romeiros vindos de todo o País e até do Exterior, mas com predominância dos Estados do Nordeste brasileiro.

Os pontos religiosos passaram por melhorias para receber o grande número de fiéis. A Prefeitura colocou toda a infraestrutura administrativa a serviço da Igreja Católica.

Canindé já está em contagem regressiva para o início dos festejos. "Há exatos 8 meses nos preparamos para essa romaria e os pontos religiosos estão prontos para receber os fiéis de São Francisco", afirma o pároco e reitor do santuário, frei João Amilton dos Santos.

Segundo o coordenador de liturgia do santuário, Cirano Alison, a Igreja Católica irá trabalhar com cerca de 60 frades e padres diocesanos que virão ajudar na festa. Serão realizadas 22 procissões, 100 missas, 10 vias sacras e oito adorações ao santíssimo. A missa de encerramento dos festejos, no dia 4 de outubro, será celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, às 17h, na Quadra Coberto de Nossa Senhora de Lurdes da gruta.

Outras novidades estão nas comemorações do santuário. Este ano, os frades comemoram 88 anos de elevação do santuário de São Francisco das Chagas, à dignidade de Basílica Menor, mérito atribuído a poucas igrejas do mundo.

A Fundação da Paróquia comemora 196 anos de serviços prestados. O principal ponto de visitação turística de Canindé, a Basílica, completa 98 anos de construção. Mais um momento histórico fica por conta dos 90 anos de atuação dos franciscanos nos Sertões de Canindé. De acordo com o historiador César Magalhães, eles assumiram a Província de Santo Antonio do Brasil no dia 7 de abril de 1923, um domingo de páscoa.

O prefeito da cidade, Celso Crisóstomo, já assegurou à coordenação das festividades que todas as secretarias municipais ficarão à disposição da paróquia. O chamado corredor religioso, que compreende a Basílica, Igreja Nossa das Dores, Convento dos Franciscanos, Praça dos Romeiros até a Igreja de Cristo Rei no Monte, ficará livre para o trânsito de romeiros. Não será permitido nenhum tipo de comércio nesses espaços. Uma demarcação horizontal será feita para um melhor controle dos fiscais. "A Festa de São Francisco é da Igreja Católica, nosso papel é apenas dar o apoio que for necessário, solicitado por frei João Amilton", afirmou o prefeito. Quanto à infraestrutura, a Prefeitura já começou a melhorar a iluminação das principais vias de acesso para o santuário. Os abrigos mantidos pela Paróquia estão prontos para atender à demanda de visitantes.

Iniciativa privada

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alex Barroso, disse que o poder público e a Igreja fazem a sua parte, mas quem faz a economia se movimentar é a iniciativa privada. Para isto, é necessário que os donos de hotéis, restaurantes e pousadas mantenham seus estabelecimentos em condições de qualidade para atender o romeiro turista. "Quem vem a Canindé quer pagar, mas quer serviço de qualidade", observa o secretário. A sua pasta irá disponibilizar guias turísticos.

Quem vier para a Festa de São Francisco irá encontrar um forte esquema de segurança montado pelas polícias Rodoviária Federal, Estadual, Civil e Militar, Promotoria Pública e também a Guarda Municipal. A meta é assegurar completa segurança para os romeiros. Além do policiamento já existente na cidade, Ronda do Quarteirão, Força Tática de Apoio, Serviço de Inteligência da PM, polícias Civil e Militar e Guarda Municipal, a cidade receberá um reforço de 180 policiais durante os dias de festejos.

O promotor de Justiça, Sérgio Louchard, disse que um esquema especial está pronto para evitar a entrada de armas e drogas na cidade. O Ministério Público já requereu junto à Prefeitura o reforço na estrutura da Guarda Municipal com mais viaturas.

Na Câmara dos Dirigentes Lojistas foi apresentado o projeto de mapeamento especial de Canindé. Estão definidos cinco amplos estacionamentos para veículos de grande porte, como os ônibus e caminhões de romeiros. A meta é evitar a obstrução das estreitas ruas do Centro, onde há fluxo maior de consumidores nas lojinhas.

A Polícia Rodoviária Federal vai disponibilizar todo seu contingente de patrulheiros que irão percorrer o trecho que compreende o Piauí até Fortaleza, garantindo a segurança de quem vai utilizar a BR-020.

Quanto ao abastecimento de água, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Nelson Bandeira, assegura que não irá faltar água na cidade. As adutoras dos açudes Sousa e São Matheus funcionarão, simultaneamente, para dar conta do aumento de consumo do recurso hídrico no período que a população mais que triplica. Também haverá reforço de poços profundos que foram perfurados na sede do município. "A água desses poços, passará por um tratamento e depois será jogada na rede de abastecimento´´, garantiu Nelson Bandeira.

A abertura da romaria acontece no próximo dia 24, às 4h da manhã, com hasteamento das bandeiras e celebração eucarística presidida por frei João Amilton e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.
Mais informações

Paróquia de São Francisco Município de Canindé
Praça da Basílica
Centro - (85) 3343.0017
(85) 3343.0774
ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1317090

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK