PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 14 de setembro de 2013

Comparação entre Eusébio e Cristiano Ronaldo agita portugueses

Comparação entre Eusébio e Cristiano Ronaldo agita portugueses

Folhapress | 12h59 | 14.09.2013

Atacante do Real Madrid ultrapassou ídolo da década de 60 em número de gols pela Seleção

Eusébio ou Cristiano Ronaldo? Quem é o maior jogador de futebol português de todos os tempos? A questão virou polêmica no país, mobilizou a imprensa e envolveu outros ídolos do esporte, comoFigoNani e Pauleta

Cristiano ultrapassou Eusébio e gerou polêmica em Portugal. FOTO: AGÊNCIA REUTERS 
A pergunta surgiu após Cristiano Ronaldo ter anotado três gols na vitória do seu time por 4 a 2 sobre a Irlanda do Norte no último dia 6, pelas eliminatórias europeias.
Com os tentos, foi a 43 gols pela seleção e superou Eusébio, que tem 41 - o líder ainda é Pauleta, que tem 47.
Comparação "é um erro", diz Eusébio

Embora Cristiano tenha feito mais gols que Eusébio, sua média por partida é menor, já que fez 106 jogos pela seleção, enquanto o moçambicano Eusébio atuou em 64. 

"Cristiano Ronaldo? É um erro, não há comparação. Eu joguei 64 jogos", disse Eusébio, o moçambicano que defendeu a seleção de 1961 a 1973 e que a levou ao terceiro lugar na Copa de 1966, após eliminar oBrasil de Pelé, então bicampeão do mundo. 

Conquistas da dupla impressionam
Eusébio foi artilheiro do Mundial, com seis gols. Em toda a sua carreira, foram 638 gols em 614 jogos, a grande maioria pelo Benfica, clube que defendeu de 1960 a 1975.
Cristiano também tem o que contar com Portugal: integrou a seleção dirigida por Luiz Felipe Scolari, que foi quarto lugar na Copa de 2006 e vice da Eurocopa em 2004.
Pelos clubes, tanto Eusébio quanto Cristiano ganharam uma Copa dos Campeões da Europa, mas o moçambicano levou o Benfica a outras três finais na década de 1960.
Os dois ganharam duas vezes a Bola de Ouro (melhor jogador europeu). Cristiano ganhou também o título de melhor do mundo pela Fifa em 2008, prêmio que é concedido pela entidade desde 1991.
Para Eusébio, além de ele ter feito menos jogos do que Cristiano, o nível dos adversários também era diferente.
"Agora é mais fácil. Eu nunca joguei com Liechtenstein, com o Azerbaijão. É triste. Fico triste, porque não se pode fazer essa comparação", afirmou à rádio RTP.
Luís Figo, outro português que ganhou o prêmio de melhor do mundo da Fifa, em 2001, disse que não queria polêmica, mas apontou que, para ele, Eusébio é melhor.
"Ninguém se pode comparar a Eusébio. O Eusébio é o rei", disse, criticando comparações entre gerações distintas. "Não quero ser comparado ao Cristiano Ronaldo ou ao Eusébio. Cada um fez o seu trabalho e tentou fazer o melhor possível no seu tempo."
Pauleta fez vários elogios a Ronaldo, que deve superá-lo em breve. "Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores de todos os tempos."
Ele diz que não se sente magoado em perder o topo dos artilheiros da seleção. 
"Fico muito satisfeito, porque ele [Cristiano] merece, porque é o melhor do mundo. É uma conjugação de tudo: qualidade técnica, o físico, que é impressionante, a sua força de vontade, a humildade. Mas também o espírito de sacrifício. É um dos melhores de todos os tempos. E temos de ter a humildade de reconhecer isso", disse.
O atacante Nani, companheiro de Cristiano na seleção portuguesa, não quis apontar o melhor. "Não quero comparar Cristiano e Eusébio, não dá para fazer uma coisa dessas", disse, antes do amistoso com o Brasil em Boston, na terça-feira.
Cristiano preferiu não alimentar a polêmica. "É um orgulho ultrapassar Eusébio, um dos grandes de Portugal."



FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=366397

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK