PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 8 de setembro de 2013

Novo fascículo do Enem é lançado segunda-feira

PREPARAÇÃO

Novo fascículo do Enem é lançado segunda-feira


08.09.2013

Projeto Diário do Nordeste no Enem apresenta aos alunos a 11ª edição do material com 40 questões

"Redação e Linguagens, código e suas tecnologias" compõem o 11º fascículo do "Projeto Diário do Nordeste no Enem". A iniciativa, em parceria com o Colégio Ari de Sá e apoio da Assembleia Legislativa, somará 17 edições, publicadas toda segunda-feira, com questões sobre as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Caderno desta semana traz o tema "Redação e linguagens, código e suas tecnologias", com a prova de Redação do ano passado comentada
Os fascículos, cada um com 16 páginas, são compostos de, em média, 40 questões envolvendo as quatro áreas exigidas no Enem: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. O último suplemento será uma revisão geral.

A nova edição será publicada nesta segunda-feira e envolve análise, interpretação e aplicação de recursos expressivos das linguagens, relações entre o texto literário, seu momento de produção e seus procedimentos de construção, além de tratar do reconhecimento da presença de valores sociais e humanos no patrimônio literário nacional.

Neste fascículo, a prova de Redação do Enem 2012 será comentada, com análise de dois textos feitos a partir da proposta solicitada. O tema Imigração foi a proposta da redação do ano passado. O teste propõe, ao candidato, uma temática divulgada nos últimos anos pela mídia brasileira que traz impactos sociais, econômicos e culturais ao nosso País: o movimento imigratório.

O primeiro texto motivador do novo fascículo considera a contribuição que a imigração histórica trouxe para a cultura de nosso País, diversificando-a, e destaca a atualidade da questão dos imigrantes. Pode-se inferir disso que, a despeito das causas ou das consequências econômicas do processo de imigração, a influência cultural é ativa hoje. O candidato ao comparar e contrastar esses diversos períodos da história da imigração no Brasil, é capaz de perceber ideias úteis para a escrita do texto. "Há, hoje, aspectos culturais e econômicos diferentes daqueles que impulsionaram a imigração nos séculos XIX e XX. É importante que os conheçamos, para compreender melhor a dinâmica populacional brasileira", salienta o texto do fascículo.

Valores sociais

Já na parte de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, o 11º caderno guia o candidato a estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. Além disso, reconhece a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional e identifica os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos. 


fonte:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1315516

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK