PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cinco alimentos saudáveis para incluir na alimentação das crianças

Postado por 

Cinco alimentos saudáveis para incluir na alimentação das crianças


Como deve ser o cardápio de uma criança a partir de 2 anos de idade? Alguns ingredientes são indispensáveis ao desenvolvimento dos pequenos. Veja aqui cinco alimentos saudáveis que não podem faltar no cardápio da meninada.
1. Leite.  A criança precisa tomar no mínimo três porções de leite ou derivados todos os dias. A partir dessa fase, o leite já pode ser servido em um copinho. Fonte de proteínas e de cálcio, ele é indispensável ao crescimento e à manutenção de dentes e ossos. E mais: “As gorduras do leite são indispensáveis para a assimilação de algumas vitaminas”, explica o nutrólogo Fábio Ancona, professor da Universidade Federal de São Paulo, em entrevista à revista CLAUDIA BEBÊ.
2. Frutas e sucos cítricos. Sirva até quatro porções ao dia. Pode ser em forma de purê, picadinhas, em salada de frutas e até em um sorvete caseiro. No início, ofereça as frutas descascadas, mas, aos poucos, comece a servi-las com casca, para que todas as vitaminas sejam aproveitadas. Lave sempre as frutas em água corrente, inclusive antes de descascar. Todas elas contêm vitaminas variadas e fibras, mas cada uma possui propriedades específicas. Por isso, é preciso diversificar ao máximo. Sirva também sucos, especialmente os cítricos, que contêm vitamina C, como laranja, limão, acerola, maracujá, caju e goiaba. Um copo como sobremesa no almoço e no jantar é uma boa medida.
3. Cereais. São necessárias cinco porções de cereais ao dia. Ou seja, eles devem estar presentes em todas as refeições. No café da manhã e nos lanchinhos, opte por mingau de aveia com leite, biscoito ou pão. Para almoço e jantar, ofereça arroz, macarrão ou pratos à base de farinha, como uma torta. Nessas refeições, os cereais também podem ser substituídos por raízes, como mandioca, batata, batata-doce e cará, picadinhos ou ligeiramente amassados com o garfo.
4. Feijão.  O ideal é uma concha média, cozido até ficar bem macio, uma ou duas vezes por dia. Ele é fonte de proteínas, calorias e minerais, como o ferro e, combinado com o arroz, fornece também aminoácidos formadores de proteínas que servem de matéria-prima para músculos, ossos, pele e cabelos. Alterne feijão-rosado, preto e branco. Deixe-os de molho antes de cozinhar, para que eles liberem os fitatos – substâncias causadoras de gases.
5. Hortaliças cruas. Basta meio pires no almoço e no jantar. Os cuidados de higienização são os mesmos das demais verduras. Para servir, pique miudinho ou rale. Elas são fontes importantes de vitaminas variadas e de fibras. Bons exemplos são alface, beterraba e tomate. Selecione vegetais sem folhas queimadas, com cascas íntegras e que não estejam excessivamente maduras.
(Com reportagem de Carolina Prado para a revista CLAUDIA BEBÊ)


FONTE:
http://carolinaritterribeiro.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK