PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Marina pede em vídeo que TSE ´corrija erros´

REDE SUSTENTABILIDADE

Marina pede em vídeo que TSE ´corrija erros´

03.10.2013

Gilmar Mendes disse ontem que a Justiça deve analisar a denúncia de "abusos" por cartórios eleitorais
Brasília. Um dia antes do julgamento que decidirá seu destino político, a ex-senadora Marina Silva divulgou ontem, na internet, vídeo em que pede ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que "corrija o erro cometido pelos cartórios" e permita a criação da Rede Sustentabilidade.

Embora ressalve que aguardará o voto da relatora do caso, Laurita Vaz, Marco Aurélio Mello disse que votará para ´preservar a ordem jurídica´ FOTO: DIVULGAÇÃO

"Estamos confiantes de que a Justiça reparará esse erro cometido pelos cartórios e teremos o registro legal de um novo partido político para defender a democratização da democracia, a Rede sustentabilidade", diz Marina no vídeo de 3min29s.

O "erro" citado por Marina se refere às rejeições feitas pelos cartórios eleitorais do país às assinaturas de apoio recolhidas pela Rede, que não conseguiu a tempo o mínimo de 492 mil nomes -faltaram quase 50 mil.

Segundo a Rede, em vários casos os cartórios não apresentaram motivação para as rejeições das assinaturas ou se recusaram a validá-las usando como base um banco de dados defasado. "Muitos partidos se institucionalizam para depois ganhar representação social. Nós fizemos exatamente o contrário", disse a ex-senadora. Ela ficou em terceiro na disputa à Presidência em 2010, pretende concorrer novamente ao Planalto em 2014.

O TSE julga hoje o pedido de registro da sigla. O Ministério Público Eleitoral deu parecer pela rejeição do pedido sob o argumento de que a Rede não atendeu ao requisito da lei que prevê as 492 mil assinaturas de apoio.

Avaliação

Um dos sete integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que vão julgar hoje o processo de criação do partido, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou considerar "muito difícil" aceitar o pedido de registro da legenda.

Embora ressalve que aguardará o voto da relatora do caso, Laurita Vaz, para firmar seu posicionamento, ele disse que votará para "preservar a ordem jurídica, o direito posto", observou.

O ministro do STF, Gilmar Mendes, que substituirá Dias Toffoli no TSE na sessão de votação do registro da Rede, disse que devem ser examinados "abusos" denunciados por Marina na rejeição de assinaturas pró-Rede.

Outro dos sete ministros do TSE, João Otávio de Noronha também indicou que deve votar contra a Rede. Caso tenha o pedido rejeitado pelo TSE, resta a Marina a possibilidade de se filiar até sábado a outra legenda, opção que ela vem negando. 

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1324134

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK