PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Software gratuito cria animações para a web

GOOGLE WEB DESIGNER

Software gratuito cria animações para a web

07.10.2013

Programa foi lançado pelo Google para ajudar os usuários a criarem conteúdos interativos usando HTML5
O Google lançou na última semana a ferramenta gratuita, o Google Web Designe. O programa, oferecido em fase beta, tem o objetivo de proporcionar ao público em geral um ambiente profissional para o desenvolvimento de páginas para a web com a linguagem HTML 5 - que permite o acesso tanto em computadores convencionais quanto em dispositivos móveis de tela menor.

Ferramenta cria animações, com opção de editar o código e ver os resultados no navegador em tempo real

O software está sendo disponibilizado tanto para usuários de computadores Mac quanto de PCs com o Windows. Com este lançamento, o Google entra no campo de concorrência com a empresa Adobe, que oferece as ferramentas Muse e Edge Reflow - que não são gratuitas. A Adobe certamente vai se sentir incomodada com a concorrência. Além disso, segundo a Google, o código HTML 5 deve substituir o uso do Flash, padrão de animação pertencente à Adobe, dentro de dois anos.

O foco do Google também é nos anunciantes online, que tinham carência de uma ferramenta de criação de conteúdo para múltiplas telas. Mesmo assim, o Google Web Designer foi criado para qualquer tipo de usuário. Ele traz tanto funções mais avançadas, para usuários com maior conhecimento de programação, como também conta com a facilidades que podem atrair usuários amadores.

O software trabalha com animação de elementos específicos utilizando um sistema de camadas ("layers"). Porém, mesmo que o usuário não tenha conhecimento sobre isso, se fizer o trabalho cena por cena, o próprio Google Web Designer trata de completar as lacunas restantes (os "frames" entre as partes são animados pela ferramenta). O programa oferece ainda recursos de renderização em 3D, além de outras funções de ilustração.

Anúncios

O Google Web Designer pode se conectar às plataformas de anúncio AdMob (para dispositivos móveis) e DoubleClick Studio, caso o usuário deseje ganhar dinheiro com anúncios em seu site. O software oferece layout padrão para esses serviços de publicidade.

Nessa primeira versão disponível para testes, alguns recursos estão disponíveis apenas para anúncios, mas o Google planeja expandir as ferramentas para outros propósitos no futuro.

O programa também permite a manipulação livre do código da página (o editor funciona também com CSS e JavaScript) e gera uma pré-visualização das criações em tempo real em cada navegador instalado na máquina. O software conta ainda com ferramentas tradicionais, como a caneta para desenho livre e uma linha do tempo para criação de animações.

Lançamentos da Adobe

Enquanto o Google avança na seara da Adobe, a companhia acaba de lançar novas versões de seus programas de edição de foto e vídeo Photoshop Elements e Premiere Elements, para computadores com os sistemas Windows e Mac. Os programas trazem como destaque a integração com o serviço de armazenamento na nuvem da própria Adobe, o Revel. Com esse recurso, o usuário tem facilitada a transferência de arquivos para os dispositivos móveis. O Photoshop Elements 12 e o Premiere Elements 12 permitem que o usuário também visualize, edite e compartilhe seus trabalhos em dispositivos móveis. Diretamente do editor, o usuário pode publicar fotos e vídeos em redes sociais. Por meio de álbuns compartilhados no Revel, os usuários têm acesso a fotos e vídeos em todos os dispositivos cadastrados na plataforma.

As duas ferramentas trazem com novos tutoriais destinados aos iniciantes em edição de foto e vídeo. A mãozinha da Adobe para os iniciantes não fica por aí. O programa também tem a capacidade de preencher automaticamente o fundo de um objeto que foi movido dentro de uma foto. O Photoshop ganhou o recurso "Smart Auto Tone", que grava as preferências de edição do usuário para ajustes rápidos nas fotos. Enquanto nos softwares de edição de foto a eliminação de olhos vermelhos nas fotos já não é novidade, nesta nova edição o recurso foi estendido também para animais. Já no Premiere, as novidades de edição incluem mais de 50 novas trilhas sonoras e 250 efeitos sonoros. O programa traz quatro novos filtros ou modelos (templates) que podem ser aplicados aos vídeos.

O Photoshop Elements 12 e o Premiere Elements 12 para Mac e Windows são vendidos no site da Adobe por US$ 169 cada. Usuários da versão anterior podem fazer a atualização do software por US$ 135.

Mais informações

O Google Web Designer é gratuito e está atualmente em versão beta, que pode ser baixada emwww.google.com/webdesigner

FONTE:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1325450


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK