PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 9 de novembro de 2013

Campanha conscientiza sobre teste de prevenção

NOVEMBRO AZUL

Campanha conscientiza sobre teste de prevenção

09.11.2013
Este mês é dedicado ao combate ao câncer de próstata, que deve atingir 2.110 homens no Ceará neste ano
O Outubro Rosa já acabou, mas as campanhas para prevenção do câncer continuam. Neste mês, é a vez dos homens. O Novembro Azul é uma ação que visa conscientizar os cidadãos sobre a importância do exame de próstata como medida preventiva da doença.

De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Medicina, cerca de 67% dos homens não costumam fazer a prevenção Foto: José Leomar
No Ceará, foram registradas 599 mortes por câncer de próstata em 2012, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa do órgão para este ano é que sejam registrados 2.110 casos novos no Estado, sendo 490 só em Fortaleza. Segundo o médico urologista Rômulo Silveira, este tipo de câncer é o segundo tumor mais incidente nos homens, atrás apenas do câncer de pele.

Apesar deste tipo de doença atingir apenas os homens, as mulheres têm um papel importante na prevenção. Muitas vezes, são elas que levam seus companheiros para fazerem o exame. O comerciante Francisco Abílio Gomes Magalhães, 49, foi um dos que fizeram a prevenção motivado pela pressão da esposa e pela idade. "E também por uma pessoa próxima que foi diagnosticada muito tarde e, infelizmente, veio a óbito", afirma.

A quantidade de falecimento poderia ser bem menor se os cidadãos procurassem ajuda médica frequentemente. O urologista Rômulo Silveira afirma que a maioria da população masculina ainda não vai ao médico.

"De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Medicina, cerca de 67% dos homens não costumam fazer prevenção", aponta o médico.

Conforme Silveira, as chances de cura variam de 85% a 90%, quando a doença é diagnosticada no início. Por isso, é muito importante que homens a partir dos 45 anos comecem a realizar exames de toque anualmente.

Serviço

Para quem não tem tempo durante o dia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) implantou um serviço noturno no Centro de Saúde do Meireles, na Avenida Antônio Justa, 3113. O Centro funciona das 17h às 21h, atendendo, em média, cerca de 850 pessoas por mês.

São disponíveis serviços de urologia, cardiologia e clínica geral. Esposas ou acompanhantes também podem receber atendimentos ginecológicos, contemplando assim o casal.

Em 2012, foram realizados 9.478 consultas no Centro do Meireles. Além dos atendimentos médicos, são feitas pequenas cirurgias, como biópsias de pênis e retirada de Vírus do Papiloma Humano (HPV). 

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK