PROCURANDO POR ALGO?

domingo, 10 de novembro de 2013

Uso da casca garante aproveitamento

LARGA CADEIA PRODUTIVA

Uso da casca garante aproveitamento

10.11.2013

Entre as oportunidades após o consumo do coco, estão revestimento interno de veículos, vassouras e telhas

Movimentando uma cadeia crescente, que tem atraído investidores de outros estados e mesmo países, o coco verde, entre a produção e a comercialização, já é um dos itens mais importantes da fruticultura cearense. O momento após o consumo do produto, todavia, guarda um potencial ainda não explorado em larga escala no Ceará.

A cada dia, a Ecofor - empresa contratada pela Prefeitura de Fortaleza para realizar a limpeza urbana - coleta em torno de oito toneladas de coco verde na Praia do Futuro. Igual quantidade é recolhida na Beira Mar, enquanto outras 12 toneladas são tiradas do Centro, totalizando 28 toneladas diárias apenas nesses três pontos. Atualmente, todo o material é despejado em aterros sanitários.

Consumo de água
De acordo com estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a água de coco tem apresentado um crescimento estimado em 20%, ao ano, no mercado brasileiro. Ao mesmo tempo, entretanto, há a preocupação, sobretudo quanto às grandes cidades, quanto à geração aproximada de 6,7 milhões de toneladas de casca a cada ano em todo o País.

Impactos

Conforme a professora do curso de Administração da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) Cora Furtado, um dos impactos ligados ao despejo elevado desse material é a diminuição da vida útil dos aterros, uma vez que, além de ocupar espaço considerável, a casca do coco demora em média 12 anos para se decompor.

Além disso, a emissão de gases devido à decomposição das cascas do coco verde resulta na liberação de metano, gás que contribui para o efeito estufa.

No ano passado, a professora realizou uma pesquisa de campo na Praia do Futuro, segundo a qual a maior parte dos 13 donos de barracas entrevistados descartavam o resíduo por meio do caminhão do lixo que é destinado aos grandes lixões. A maioria também não sabia qual o destino do coco após a coleta.

De modo geral, informa, os barraqueiros se preocupam com o descarte correto do coco verde - ainda que não seja feito nenhum tipo de reciclagem -, principalmente porque o despejo incorreto do fruto poderia trazer problemas ao próprio estabelecimento, a exemplo da proliferação de animais nocivos à saúde e da poluição visual.

A professora ressalta que a reciclagem dos resíduos poderia ser incentivada pelo poder público, tanto na forma de conscientização da população como por meio de leis que exigissem uma destinação diferente do material. Entre as possibilidades de uso da casca de coco após o consumo, estão revestimento interno de veículos, vassouras, telhas, isolantes térmicos e briquetes. (JM)



FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK