PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

2014: Pontapé inicial do mundial é no Nordeste

Costa do Sauipe já respira o sorteio das chaves da Copa, que acontece na próxima sexta-feira, 6
A Copa do Mundo do Brasil já começou. Apesar de a bola só começar a rolar efetivamente no gramado da Arena Corinthians no Dia dos Namorados de 2014, já está no ar um clima de paquera com o maior torneio de seleções de futebol do planeta. Pelo menos para profissionais de imprensa, voluntários e funcionários que estão trabalhando na Costa do Sauipe (BA), onde será realizado o sorteio dos grupos na próxima sexta-feira, 6. 

Estrutura do palco onde será realizado o evento foi apresentada. FOTO: ILO SANTIAGO JR.


O dia de ontem foi voltado especialmente para os jornalistas. Centenas deles já estão hospedados nos cinco hotéis do Complexo da Costa do Sauipe e pousadas localizadas em praias vizinhas. A Fifa apresentou para os profissionais de imprensa todas a estrutura do evento. O palco do sorteio, por exemplo, tem 29 metros de frente.

Foram apresentadas as posições dos jornalistas. Somente a imprensa escrita terá 300 vagas. Estão reservadas 200 posições com mesa e outra centena de cadeiras. Fotógrafos ficarão em 59 posições distintas. Eles poderão registrar a reação do público convidado a cada bolinha revelada. Foi montada uma mini-arquibancada em frente ao palco.

Propaganda e empregos
De acordo com o secretário especial da Copa do governo da Bahia (Secopa/BA), Ney Campello, os nordestinos estão de parabéns em ter sido contemplados para sediar o evento. "O próprio presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que o sorteio é o primeiro grande jogo da Copa. Estamos fazendo na Bahia, no Nordeste, o pontapé inicial desse evento. Isso nos honra muito. Estamos levando nossa identidade cultural aos que irão assistir ao vivo ao sorteio pelo mundo".


Centro de imprensa foi aberto nesta segunda-feira para receber profissionais de mídia de todo o mundo que acompanharão o sorteio FOTO: FOLHA PRESS

Segundo ele, a visibilidade da Bahia mundialmente compensa todo investimento na estrutura montada na Costa do Sauipe, que fica a cerca de 100 km de Salvador. "A relação custo-benefício é irrefutável. Indiscutível! O evento será transmitido para 193 países. Imagine só o quanto gastaríamos em propaganda para mostrar o nosso estado, o País e todas as cidades-sedes? Sem falar nas oportunidades de negócios que estão sendo geradas com esse evento aqui. Toda estrutura foi montada por empresas locais. É muito importante para a economia regional".

Transformação
A rotina na Costa do Sauipe realmente já não é mais a mesma. O lugar vive uma espécie de "super alta estação" puxada pelos holofotes que já estão começando a ser direcionados ao sorteio.

A primeira mudança sentida pelo moradores foi na segurança. "Nunca vi tanta polícia. É Federal, Rodoviária Estadual, Militar, além dos seguranças do evento. Há mais de uma semana que já está desse jeito. O movimento nas rodovias também cresceu bastante", conta o taxista Juarez Moura. O celular de Juarez não para de tocar. São clientes (jornalistas, em sua maioria) solicitando táxi.

Pote da França é a grande dúvida
A França será a dor de cabeça para a Fifa e para o Comitê Organizador da Copa do Mundo na reunião que acontece nesta manhã. A posição dos franceses e a definição dos potes do sorteio dos grupos do Mundial estarão na mesa de discussão.

Não está descartado, inclusive, que a França fique sozinha em um pote chamado de "especial". Isso não seria inédito. Em 2006, também com nove europeus para serem distribuídos entre os potes 2 a 4, Sérvia e Montenegro ficou sozinha em um "pote especial" e pôde ser direcionada para um grupo chave que só tivesse uma equipe europeia.

Se a França aparecer solitária em um pote um juntamente com os europeus, abre a possibilidade da criação de um "supergrupo da morte", com três campeões mundiais. Esse apelido já é usado internamente pela Fifa.

Polêmica sobre racismo envolve atores
O diretor artístico do sorteio da Copa, Luiz Gleiser, classificou como "bobagem" a acusação de racismo e garantiu que não houve veto da Fifa à participação dos atores Lázaro Ramos e Camila Pitanga como apresentadores do sorteio da Copa do Mundo. O casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert foi o escolhido pela entidade mundial para apresentar o evento.

Fernanda Lima e seu marido foram escolhidos no lugar dos antes cotados Lázaro Ramos e Camila Pitanga

Depois da escolha, o assunto ganhou repercussão nas redes sociais onde a entidade chegou a ser acusada de racismo.

"A decisão foi do Comitê Organizador Local da Copa (COL). A Globo e a Geo (empresa de marketing) apresentaram uma série de nomes, como o da Fernada Torres e da Fernanda Montenegro. Nos deram também o Marcio Garcia e vários outros nomes. Mas a Fernanda e o Rodrigo foram os escolhidos. Eles já tinham feito bem eventos da Fifa", afirmou Gleiser, que é o diretor artístico do sorteio.

O casal participou do lançamento da logomarca da Copa, em 2010, na África do Sul. Fernanda ainda apresentou o sorteio preliminar do Mundial, em 2011. "Isso é uma bobagem", acrescentou, ao ser indagado se a escolha foi motivada por racismo. No último dia 29, Fernanda Lima comentou o assunto.

"Venho trabalhando com a Fifa já há alguns anos. E fui chamada para esse trabalho há mais de seis meses. Mas a gente não fala essas coisas, né?", esclareceu.

ILO SANTIAGO JR.*SUBEDITOR

*Enviado à Costa do Sauipe (BA)


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK