PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 28 de dezembro de 2013

Falta comida para médicos cubanos

NA CAPITAL

Falta comida para médicos cubanos

28.12.2013
Profissionais relatam que ficam sem almoço e, às vezes, sem o jantar, que deve ser ofertado onde estão hospedados
Médicos cubanos, participantes do programa Mais Médicos, em Fortaleza, estão enfrentando problemas diariamente para se alimentar. Os profissionais denunciam que chegam a ficar sem almoço e, dependendo do horário que saem do Centro de Saúde em que trabalham, até sem o jantar. Embora hospedados em um das áreas nobres da cidade, a Av. Beira-Mar, o local é longe de onde boa parte trabalha, e o serviço de alimentação se encerra antes que todos os cubanos cheguem das unidades.

O problema ocorre devido à logística do transporte e a moradia dos profissionais. Trabalhando em locais distantes, os médicos acabam perdendo a hora das refeições e não são compensados pelo programa FOTO: ÉRIKA FONSECA
Para ajudar os colegas, funcionários de um posto chegam a fazer "vaquinha" e comprar comida para os médicos não passarem fome. A Regional V, uma das regiões da Capital mais críticas em relação à necessidade de médicos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é um exemplo desse cenário.

A reportagem acompanhou o trabalho de profissionais naquela região. Durante uma consulta, a equipe presenciou um profissional de Cuba recebendo uma sacola com pacotes de biscoitos das mãos de um agente de saúde. O médico confirmou que o alimento seria seu almoço naquele dia e que não fosse a ajuda dos colegas, estaria passando fome. "Quando a gente chega à tarde (à hospedagem), não tem mais almoço, pois é muita gente, e a comida acaba", garantiu médico o cubano.

O problema está concentrado na logística que envolve o transporte e a moradia dos profissionais. Trabalhando em locais distantes da hospedagem, os médicos chegam a levar até cerca de 1h30min para se deslocarem do trabalho à pousada. O médico encerra o expediente, no turno da manhã, às 13h. O carro que o leva para a hospedagem passa minutos depois. No dia em que a reportagem acompanhou o trabalho do profissional, o motorista chegou às 13h14. Do posto, o carro seguiu para a pousada, onde chegou às 14h43.


Horário

A reportagem telefonou para a hospedagem e confirmou o final do horário do serviço de almoço às 14h30min. Com as atividades encerradas, o médico não tem como se alimentar. No local, os hóspedes têm disponibilizados café da manhã, almoço e jantar. A opção para os cubanos que ficam sem a segunda refeição é aguardar a última.

Os profissionais relatam que uma tentativa de minimizar a dificuldade foi realizada, sem sucesso. Uma pousada foi alugada próximo ao posto visitado mas o local, segundo os médicos, não possuía nem água encanada nem luz elétrica. Os profissionais foram obrigados a retornar ao hotel na Beira-Mar.

As dificuldades enfrentadas pelos cubanos já são de conhecimento da coordenação do programa Mais Médicos. O coordenador do programa em Fortaleza, José Carlos Souza Filho, admite ciência dos problemas com a logística envolvendo os cubanos. "A dificuldade que temos é de conseguir a moradia dos profissionais em locais mais perto das Regionais onde estão inicialmente locados. Não temos conseguido alugar moradias perto das Regionais. Por conta disso, estamos locando casas ou apartamentos mobiliados, e nem sempre é tão fácil conseguir", justifica o gestor.

O coordenador ressalta que o programa ainda busca se adaptar às condições da própria cidade para melhorar a situação. "Nesse momento inicial, nossa logística de transportes ainda está se adequando ao horário de atendimento dos postos e à logística do trânsito da cidade. À medida que o tempo vai passando, nós vamos melhorando essa condição e acredito que eles vão melhorar a pontualidade (da chegada ao hotel)", garantiu.

O coro é endossado pelo secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro. "Uma das dificuldades que estamos tendo nas capitais do Brasil é de moradia e alimentação, e a logística de transporte", disse, acrescentam do que a dificuldade não é um problema exclusivo de Fortaleza, mas ocorre em outras capitais devido à quantidade de profissionais.

O prazo para solução do problema, de acordo com José Carlos, é o mês de janeiro. "Nesta época de fim de ano, o mercado imobiliário aquece mais e fica mais complicado para alugar e disponibilizar apartamentos. Hoje, uma parte dos médicos está no hotel (na Beira-Mar) e outra em apartamentos. Mas em janeiro a tendência é que devemos colocá-los nos apartamentos", prometeu.

Avaliação

Apesar das denúncias, o coordenador do programa avalia como "positiva" a atuação dos cubanos. "A população tem elogiado bastante o trabalho deles. É o atendimento humanizado. Esses problemas acontecem por estarmos em momento de ajustes", justificou José Carlos.

Odorico também reforça a boa aceitação que os médicos tiveram pela população, especialmente, no Nordeste. "Os relatos são muito positivos. A aceitação no Nordeste é de mais de 90%. É quase unanimidade. Aqui no Ceará são 556 médicos para 1,1 milhão de cearenses tendo atendimento. Isso não tem preço", comemorou.

LEVI DE FREITASREPÓRTER 

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK