PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Governo decide hoje sobre airbag

OBRIGATORIEDADE

Governo decide hoje sobre airbag

17.12.2013
Brasília. O governo federal deve decidir hoje se os carros produzidos no Brasil serão obrigados a sair das fábricas a partir do dia 1º de janeiro de 2014 com freio ABS e airbags. Prevista há quase cinco anos, a medida do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que torna obrigatório o uso dos dois dispositivos de segurança ao condutor de veículos está ameaçada.

No Palácio do Planalto, o entendimento é que a segurança deve se sobrepor ao eventual impacto negativo nas montadoras. Pesou a favor dessa visão a pressão contrária do Ministério das Cidades, ao qual o Contran está vinculado, e de órgãos de defesa dos consumidores, que criticaram a possibilidade de uma regra prevista desde 2009 ser suspensa dias antes de entrar em vigor. Segundo técnicos, a indústria teve tempo suficiente para se preparar para as novas exigências, isto é, a prorrogação por um ou dois anos seria desnecessária.

Veículos "extintos"
Veículos populares, como a Kombi, o Celta e o Gol G4, por exemplo, serão "extintos", caso a medida de segurança entre em vigor - por questões industriais, esses modelos são incapazes de incluir os itens. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na semana passada estar preocupado com o "risco" de demissões no setor e de elevação nos preços dos automóveis. Na tarde de terça o ministro vai receber empresários do setor para tomar uma decisão.

Inicialmente, era o próprio Planalto que buscava uma forma de prorrogar o início da medida - Dilma foi procurada pessoalmente por dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, reduto petista, que pediram a postergação.


Medida provisória
Na semana passada, os sindicalistas chegaram a dizer que o governo prepara uma medida provisória que prorrogava a exigência de airbag e freio ABS até 2016. Foi justamente essa data citada por Mantega na última quarta-feira, quando o ministro disse estar estudando o assunto

De acordo com estudos do Ministério da Fazenda, as exigências poderiam elevar em até 10% os preços dos veículos novos populares. Hoje, cerca de 60% dos carros novos saem de fábrica com os dois dispositivos. Nos planos de Mantega, esse porcentual poderia ser elevado para 70% em 2014 e 85% em 2015, somente chegando a 100% a partir de janeiro de 2016.

O que vale hoje, porém, é que o salto a 100% seja feito dentro de duas semanas. Nos Estados Unidos, o airbag e o freio ABS são obrigatórios para 100% dos veículos desde 1998, e desde 2007 na União Europeia.


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK