PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 7 de dezembro de 2013

Momento delicado

ENTREVISTA

Momento delicado


Em sua melhor fase como a vilã de ´Amor à vida´, Vanessa Giácomo revela que o trabalho a ajuda a superar a recente morte da mãe
A entrevista com Vanessa Giácomo já está quase no fim quando a atriz, no ar como a vingativa Aline, de "Amor à vida" - sua personagem de maior repercussão em nove anos de carreira na TV -, revela a importância deste papel para ela. "Se eu não estivesse trabalhando agora, seria pior. Faço a Aline para a minha mãe também. Tem tantos momentos desta novela em que eu queria ligar e dizer: ´Mãe, está dando certo´ ", diz, com a voz embargada, antes de chorar.

Vanessa Giácomo namora o empresário Giuseppe Gioguardi e diz que gostaria de ter um terceiro filho

Vanessa perdeu a mãe, Ivonete, vítima de um câncer, há 10 meses. Mas já vivenciava o drama da doença no ano passado, na época em que fazia "Gabriela". A novela foi considerada pela atriz como uma superação. "Achei que não ia conseguir passar por isso. Mas alguma coisa te dá força e você vai em frente. Foi uma forma de não me entregar a essa tristeza", acredita.

No momento, o trabalho toma quase todo o tempo da atriz. Depois de um começo morno, a periguete interpretada por ela vem dominando a trama das 21h. As cenas importantes da vilã, que se apodera de todo o dinheiro do marido César (Antonio Fagundes) depois de deixá-lo cego, vêm exigindo uma concentração maior da atriz, que passou a ser odiada pelo público.

"Sempre achei que a vingança dela ia se tornar quase uma psicopatia, obsessão. Uma pessoa que chega ao ponto de se deitar com um homem que odeia e ter um filho dele, não pensa só em se vingar, vai além. Ela tem uma frieza, uma coisa mais forte que nem a tia consegue controlar. Até agora ninguém deu na minha cara, mas estou começando a ficar com medo", declara.

Pesado
As maldades da novela mexem com a atriz. Ela confessa que, embora não goste de levar o personagem para casa, às vezes é inevitável. Vanessa costuma sair exausta das gravações. "Às vezes falo: ´Ai, meu Deus, preciso tomar um banho de sal grosso´ ".

Aline conseguiu do marido César (Antônio Fagundes) uma procuração lhe dando plenos poderes

Para ela, Aline revela seu pior lado nas cenas em que maltrata seu filho na trama. Mãe de Raul, de 5 anos, e Moisés, de 3, frutos de seu relacionamento com o ator Daniel de Oliveira, a atriz revela que precisa desfocar o olhar para conseguir falar o texto diante do bebê.

"A personagem é muito fria. Dói fazer as cenas com a criança, ter que falar com o bebê, que eu amo tanto fora de cena, daquele jeito. Ele fica olhando para a minha cara. É o bebê mais bonzinho do planeta e eu tenho que falar: ´Para de chorar!´. E ele não chora nunca (risos), nem quando sai do colo da mãe".

Cenas quentes
Vanessa tampouco se sente confortável quando precisa gravar as cenas mais quentes da personagem. Aline tem uma sensualidade aflorada e agora vem protagonizando sequências de sexo com Ninho (Juliano Cazarré). Sempre com decote e minissaia na novela, a atriz não se considera sensual fora de cena.

"Qualquer cena que envolve contato físico é mais complicada. Principalmente quando você tem intimidade zero com a pessoa. Com o Cazarré estou começando a contracenar agora. Mas a direção ajuda muito nessas horas. Sou uma atriz muito intuitiva, vejo na hora como vai ser a cena, a locação, como eles vão posicionar a câmera, isso tudo ajuda para dar um clima", revela.

Vanessa diz ser calma por natureza, mas roda a baiana quando vê injustiças


Vingativa
A sensualidade da personagem surge naturalmente. "Mas nestes momentos, não acho que o mais importante seja a sensualidade, por mais que ela tenha cenas de sexo. Aline não precisa mais seduzir ninguém. O foco dela agora é trazer o Ninho para a vingança", garante.

Para Antonio Fagundes, que divide com ela a maioria das cenas, Vanessa é só elogios. Assim como fez com Tony Ramos, com quem contracenou em "Cabocla" (2004), a atriz procura transformar a experiência em aprendizado. Ela reforça a fama de que o veterano não erra jamais o texto e é sempre pontual com os horários.

"É uma parceria. E isso você vai afinando. Fagundes é aberto, embora às vezes você possa olhar a figura dele e ter uma impressão contrária. Ele é um grande ator, profissional, sério. Se tiver que ficar até de madrugada, vai ficar. E tem uma coisa com o texto, não erra", conta.

Sem glamour
Apesar de estar no ar numa novela do horário nobre, Vanessa garante que foge das capas de revista e que prefere ficar longe dos holofotes em seus momentos de folga. Nascida em Volta Redonda, no estado do Rio, ela preserva os hábitos simples. Diz, por exemplo, que sua felicidade está em receber os amigos em casa. A atriz se define ainda como reservada e luta para que sua vida não se torne mais interessante do que a sua carreira.

"Desde que comecei na TV nunca tive o desejo de ser celebridade. Felicidade para mim não é quando estou numa festa com um vestido maravilhoso de grife. Esses momentos são trabalho. Claro que tem os colegas, pessoas com quem você confraterniza, mas sempre será trabalho porque tem milhares de câmeras viradas para mim. Você não relaxa quando tem que sair bem para foto. Saio cansada desses eventos", confessa.

Tranquila
O fato de ser reservada não a afasta do público e dos fãs, acredita Vanessa. Ariana e calma por natureza, ela revela que também tem seus momentos de rodar a baiana. "Não gosto de ver injustiças com pessoas mais simples. Isso me tira do sério".

A atriz garante que adora ter contato com todo tipo de gente e que nunca se colocou num pedestal por estar na TV. "Gosto de todo mundo, de sair na rua, fazer as minhas compras no mercado. Converso com gente diferente, apesar de ser mais reservada. Se eu viajo para o Nordeste, curto conviver com as pessoas de lá. Isso também me ajuda muito a construir personagens".

Terceiro filho?
Namorada do empresário esportivo Giuseppe Dioguardi, de 37 anos, Vanessa conta que ele tem sido um grande companheiro. Ela revela sua vontade de ser mãe novamente. "Sempre pensei em ter três filhos. Antes de ser mãe, você não tem tato com criança. Mas hoje em dia sei brincar com eles. Antes, dizia ´oi´ e a criança não sorria. Eu ficava toda sem graça", conta.

Para a atriz, nada melhor do que ver a casa cheia. "Gosto muito de ser mãe de dois meninos. Sou a rainha de casa. Porque menino é fogo. Eles sempre dizem ´Mãe você está linda´. Eles adoram me elogiar e fazer carinho. Mas uma menina também deve ser sensacional", acredita.

Aos 30 anos, Vanessa demonstra ser bem resolvida com a idade e diz que nunca teve tempo para crise. "Aos 30 anos você ainda está nova. Vejo mulheres de 40 tão lindas, exuberantes, no auge. Não sou uma pessoa que toma remédio para dormir, para depressão. Tem atrizes amigas minhas que estranham: ´Como assim você não toma remédio?´. Nunca fui ao analista ou psicólogo. Eu é que sou a errada?".

A atriz não é uma pessoa vaidosa que troca de bolsa e brincos todos os dias. Só não abre mão da maquiagem. Com bom humor, ela justifica. "Não quero ir à padaria e deixar que digam: ´Ela é tão bonita na TV e ao vivo é isso aí´ ", brinca.

Ela conta que sua personalidade mais tranquila foi motivo de dúvidas da direção da novela na hora da escalação para o papel da vilã. O diretor-geral Mauro Mendonça Filho, que a dirigiu em "Gabriela", apostou que ela tiraria de letra o lado sedutor de Aline. Mas temeu que a atriz não conseguisse se transformar numa pessoa pesada. Vanessa embarcou em pesquisas e buscou inspiração no cinema. E optou por um estilo minimalista. Não queria cair no clichê com a secretária que dá em cima do patrão.

Referências do cinema

"Assisti muitos filmes clássicos com a Barbara Stanwyck. Ela tinha uma linha muito sutil na maldade e acho que os clássicos têm isso, que não é tão exagerado. Achava interessante ter isso no início da trajetória da personagem. Ter uma doçura, mas por dentro sempre uma situação de mal estar. Fui pensando nos olhares e não quis fazer careta. Quando ela abraçava o César, só muito de vez em quando eu fazia um olhar. Quando você entrega tudo de um personagem, depois não tem para onde ir. Tenho cuidado".

NILTON CARAUTA
AGÊNCIA O GLOBO
 





FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK